Buscar

Prévia do material em texto

Metodologia Científica
Aula 1
Cientificidade do Conhecimento:
Conhecer os diferentes tipos de conhecimento desenvolvidos historicamente pelo ser humano para explicar os fenômenos. Interagir com as especificidades do conhecimento científico e sua aplicação na prática profissional.
Gustavo mora em Molhados, cidade que enfrenta racionamentos semanais (1 vez por semana) de água e tal fato gerou revolta e protesto popular.
Exemplo:
 Gustavo pretende escrever um projeto para informar e conscientizar a população sobre a falta de água e as mudanças climáticas, para assim, tentar melhor a atual situação.
Resolvendo...
Qual é a real origem da falta de água?
Pensar em possíveis caminhos, explicar quais as reais origens do problema; buscar conhecimento sobre mudanças as climáticas; levantar evidências; obter dados objetivos e que possam ser verificáveis
Relacionar esses dados entre si; analisar as informações obtidas; definir as ações para a solução do problema.
Gustavo conversará diretamente com os moradores para identificar e entender o motivo dos protestos.
 Verificar se os protestos estão baseados no senso comum.
Buscar soluções - seguir para um caminho mais científico.
Conversar com os moradores do bairro. Conhecer como utilizam a água. analisar se há normas sobre a má utilização da água, pesquisar as causas reais da falta de água e relacioná-las as ações da prefeitura e dos moradores.
Conhecimento do Senso Comum 
É o conhecimento adquirido por meio de experiências construídas no dia-a-dia e que se dá pela relação e interação contínua com o meio ambiente ou meio social. É construído por tentativas que resultam em acertos e erros.
Baseia-se pela educação informal, sendo transmitido de geração a geração.
Conhecimento do Senso Comum – Características
 É comum e possível a todo ser humano. Ocasional, assistemático, ametódico. Não questiona, não analisa, não procede com rigor de método e linguagem. Gera certezas desde o seu nascimento. Gera certezas intuitivas e pré-críticas. Está mais sujeito ao erro nas deduções e nos prognósticos.
Características: Conhecimento Filosófico 
OBJETO da Filosofia são ideias. 
MÉTODO Racional-prevalece o processo dedutivo, que antecede a experiência e não exige confirmação experimental, mas somente coerência lógica.
OBJETIVO da Filosofia é questionar as conclusões da própria ciência à procura de sentido ou interpretação mais ampla que responda as grandes indagações do espírito humano.
Conhecimento Filosófico
 Filosofia: Busca indagar sobre a existência, sobre as relações conceituais, sobre a linguagem e princípios que servem como base para orientar nossas ações.
Ética: Está no campo da abstração, da reflexão intelectual, e se trata do conjunto de valores, noções e princípios que servem como base para orientar a vida moral das pessoas e sociedades.
Conhecimento Filosófico 
A filosofia é necessária! 
 Através de um "olhar diferente", ela busca outra dimensão da realidade para além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo se encontra mergulhado: ao tornar-se capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o indivíduo abre-se para a “mudança”.
Conhecimento Científico: Características 
Privilégio de especialista das diversas áreas das ciências. Programado, sistemático, metódico. Nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas. Crítico, rigoroso e objetivo. Justifica e demonstra os motivos e fundamentos de sua certeza. Está menos sujeito ao erro nas deduções e prognósticos.
Método Científico 
1. Problema inicial: Configura o objeto a ser estudado. 2. Delimitação do tema: Recorte (dimensionamento). 3. Constituição das fontes. 4. Planejamento: Construção do projeto de pesquisa. 5. Levantamento de hipóteses. 6. Experimentação. 7. Conclusão. 8. Produção final do relatório de pesquisa.
Exemplo:
De que forma o conhecimento filosófico pode contribuir para que o morador Manuel possa agir de outro modo?
Existe relação entre filosofia e senso comum?
Será que quando Manuel compreender melhor a prática da reflexão poderá agir de modo diferente?
Resolvendo...
Fazendo uso do pensamento filosófico, Manuel poderá ponderar que há outros fatores a se considerar além das questões pessoais, como a vida da coletividade. Gustavo pode ajudar Manuel:
A visualizar outros aspectos inicialmente desconsiderados o foco da dengue que poderia estar em sua casa afetar todo bairro, a saúde de outros moradores depende de suas ações. 
A perspectiva do personagem Manuel seria enriquecida se considerasse os diferentes aspectos que compõem uma situação, pois uma interpretação que foca apenas no aspecto visível de uma situação reducionista.
Exemplo:
Amarilda, moradora do mesmo bairro de Gustavo está com dificuldades para encontrar água potável.
Ela sugere a Gustavo a inclusão de uma proposta de construção de poços artesianos no projeto. De que forma Gustavo pode resolver a questão dos poços artesianos por meio do conhecimento científico?
Resolvendo...
Gustavo deverá recorrer ao conhecimento científico, pautando-se em provas, evidências, demonstrações.
Poderá ainda contar com o apoio da reflexão filosófica, que possibilitará agir eticamente com vistas a garantir o cumprimento de todas as determinações necessárias, com relação à saúde, para a construção dos poços.
Ciência: Determina seu objeto específico de investigação e cria um método confiável pelo qual estabelece o controle desse conhecimento.
Os métodos rigorosos: possibilita estabelecer um conhecimento sistemático, preciso, causal e objetivo que permite a descoberta de relações universais entre os fenômenos, a previsão de acontecimentos e também a ação sobre a natureza de maneira mais segura.
UNOPAR OURO PRETO
BEATRIZ LOPES DINIZ
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CIENTIFICIDADE DO CONHECIMENTO
OURO PRETO
2019
BEATRIZ LOPES DINIZ
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CIENTIFICIDADE DO CONHECIMENTO
Resumo da aula Cientificidade do Conhecimento, apresentado ao curso de Enfermagem, da faculdade UNOPAR de OURO PRETO a ser utilizado como material de estudo para a prova.
OURO PRETO
2019