Buscar

OBJETIVA02 ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS

Prévia do material em texto

Pontuação desta tentativa: 1 de 1
Enviado 16 out em 19:42
Esta tentativa levou 17 minutos.
 
Pergunta 1
0,2 / 0,2 pts
…”o processo por meio do qual a organização escolhe com base em uma relação de candidatos, aqueles que atendem melhor o critério de seleção para preencher as posições disponíveis. Levando em conta as condições ambientais do momento.”
Fonte: Ivancevich, John M – Gestão de Recursos Humanos [recurso eletrônico] Tradução: Sueli Sonoe Cuchio, 10ª edição, dados eletrônicos, AMGH, Porto Alegre (2011).
 
A seleção de pessoal varia de acordo com o cargo que precisa ser preenchido. A quantidade de etapas, assim como a complexidade do processo dependem de como é o grau de exigência e o tipo de cargo em que precisa ser selecionado um candidato. Os processos seletivos, em média possuem de duas há oito etapas, sendo estas eliminatórias com a finalidade de se chegar ao candidato com o perfil mais aproximado com o das qualificações exigidas pelo cargo
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/selecao-de-pessoal/13196/ (Links para um site externo.)
Considerando as informações apresentadas e o material de estudo, resolva as afirmações a seguir:
I – A área de seleção de pessoas tem por objetivo escolher, entre os candidatos recrutados, aquele que possui o perfil mais adequado para o preenchimento de determinado cargo.
II- Não há divisão nos testes de seleção de recursos humanos
III – Os testes de seleção não têm o objetivo de medir o grau de conhecimentos e habilidades do candidato.
IV – Não cabe a entrevista confirmar as informações obtidas nas etapas da seleção.
V – Seleção trata-se da etapa que antecede o recrutamento e entrevista
É correto afirmar apenas o que se afirma em:
  
III e IV
 
  
II e III
 
  
I
 
  
I e II
 
  
IV
 
Seleção é o método pelo qual a organização escolhe seu capital humano, para que através dele consiga alcançar seus objetivos e obter sucesso em suas estratégias.
As pessoas nas organizações são parte fundamental e indispensável, pois são as pessoas que dão forma aos produtos e serviços produzidos, são as pessoas que fazem da empresa, uma organização
 
Pergunta 2
0,2 / 0,2 pts
O recrutamento e a seleção de futuros funcionários para uma empresa é um processo que merece bastante atenção e cuidado do gestor. Saber escolher a pessoa certa para trabalhar e ocupar um cargo na empresa acaba sendo uma tarefa um tanto complicada se não for bem-feita, não é verdade? Afinal de contas, o empresário precisa evitar possíveis futuros problemas e, também, investir em profissionais que farão toda a diferença dentro da organização.
Nos dias difíceis de hoje, o índice de desemprego está aumentando cada vez mais, logo, as poucas empresas que estão ou pretendem entrar num processo de recrutamento e seleção de pessoal buscam tirar o máximo proveito dessa situação, procurando identificar os profissionais mais bem qualificados para ocupar as vagas disponíveis.
Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-importancia-do-recrutamento-e-selecao-para-o-futuro-da-empresa,e9f77640b34b6510VgnVCM1000004c00210aRCRD (Links para um site externo.)
Considerando as informações apresentadas, verifique e assinale a opção correta..
  
Recrutar profissionais é buscar no mercado candidatos com qualificação ou com potencial para ocupar uma vaga em aberto, para a realização de um processo seletivo
 
  
Recrutar trata-se da tarefa mais difícil do processo seletivo
 
  
Selecionar não é a análise dos candidatos e a escolha dos que apresentam as melhores condições, dentro do perfil, para ocupar a vaga
 
  
Não é necessário realizar uma divulgação efetiva que propicie a escolha do melhor profissional
 
  
Não é necessário que o profissional responsável por essa tarefa deve conhecer minuciosamente a empresa e o cargo disponível
 
Recrutar profissionais é buscar no mercado candidatos com qualificação ou com potencial para ocupar uma vaga em aberto, para a realização de um processo seletivo.  Selecionar é a análise dos candidatos e a escolha dos que apresentam as melhores condições, dentro do perfil e das competências definidas, para ocupar a vaga.
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, o recrutamento consiste- a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização.
Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/recrutamento.htm (Links para um site externo.)
O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento. As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, as fontes de recrutamento podem ser classificadas em: internas, externas e mista.
Fonte: https://pt.scribd.com/document/142758066/Fontes-de-Recrutamento (Links para um site externo.)
Considerando as informações apresentadas e o material de estudo avalie as afirmações a seguir:
I – No processo de  recrutamento a ficha de requisão  trata-se de um documento que deve ser preenchido e assinado,  justificando o motivo da socitação da vaga.
II- As fontes de recrutamento não indicam a origem dos candidatos dos cargos anunciados pela empresa.
III - As formas de recrutamento interno podem ocorrer apenas por divulgação interna.
IV – Apenas o departamento de Recursos Humanos que cuida do recrutamento.
É correto afirmar apenas o que se afirma em:
  
II
 
  
II e III
 
  
I, III e IV apenas.
 
  
IV
 
  
III e IV
 
O Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
O treinamento possui objetivos que permitem melhorar a eficácia, qualidade, segurança no trabalho, aumento de produtividade, entre outros. A intenção é permitir ao funcionário o exercício de uma determinada função de modo eficaz, ou até mesmo, o desenvolvimento de competências visando à ocupação de cargos no futuro. Assim, o treinamento deve possuir objetivos claros e explícitos; só assim a empresa alcançará seus objetivos, e, consequentemente, o sucesso.
 
Considerando os objetivos principais de um treinamento, interprete as afirmativas a seguir:
I - A preparação das pessoas para desenvolvimento de habilidades e conhecimentos inerentes a determinado cargo.
II - Permitir o desenvolvimento profissional contínuo, para que seja possível a ocupação em outros cargos existentes na empresa.
III - Desenvolver competências no funcionário objetivando a ocupação de cargos em outras empresas.
É correto o que se afirma em:
  
I e II apenas
 
  
II, apenas.
 
  
III, apenas.
 
  
I, II e III apenas
 
  
II e III apenas
 
Alternativa : Referente aos objetivos de um treinamento em uma organização é correto o que se afirma nas afirmativas I e II. O foco é desenvolver o funcionário para desenvolver atividades dentro da organização.
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
O setor de Recursos Humanos vem ganhando espaço e mostrando que nos dias de hoje o grande diferencial no resultado final é a pessoa. As expressões hoje utilizadas como concorrência acirrada, globalização e instabilidade, tornaram-se vivas no mundo dos negócios. Entende-se que a empresa deve estar bem preparada e com funcionários capacitados para enfrentar as mudanças ambientais.
Conforme o reforço de as empresas possuem uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com as suas atividades, pois, o cenário mundial está em constante mudança, comoa globalização a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais.
Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-e-selecao-pratica/ (Links para um site externo.)
Relembre sobre a importância das áreas de recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento:
  
A empresa tem necessidade de se adaptar às mudanças do ambiente externo em pouco tempo, e isso acaba exigindo que o setor de Recursos Humanos, trabalhe dobrado, buscando recrutar e selecionar os candidatos
 
  
O RH não é responsável por promover o treinamento e desenvolvimento dos profissionais atuantes na empresa
 
  
Atrair e manter talentos não é o grande desafio da gestão de pessoas
 
  
O RH não repensar o seu papel estratégico em suas atividades estratégicas
 
  
O RH deve de encontrar uma forma de integrar os objetivos de médio prazo da empresa
 
O setor de Recursos Humanos ganhou grande importância nos dias atuais e a sua gestão vem sendo amplamente discutida. O cenário que nos encontramos faz com que as peças-chaves das organizações tenham que se adaptar a nova realidade.
Serão as pessoas as responsáveis por todo esse processo de adaptação da cultura organizacional, e certamente o diferencial será o processo de recrutamento e seleção de pessoas eficaz

Continue navegando