Buscar

Gabarito Apol 1 Sociologia Organizacional e Rse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Entre as correntes teóricas clássicas encontramos o entendimento tanto de que a sociologia deve descrever a realidade, tal qual um biólogo descreve uma interação intracelular, mas também encontramos perspectivas que entendem que o conhecimento sociológico deve ser propositivo na transformação social. Considerando essas diferenças, podemos considerar que a sociologia é crítica quando:
Nota: 0.0
	
	A
	a) Se exime de juízos sobre a realidade.
	
	B
	b) Se opõe radicalmente ao método científico.
	
	C
	c) Busca construir conhecimento para instrumentalizar mudanças sociais.
As abordagens críticas da sociologia são, em geral, derivadas do marxismo. Essa corrente é caracterizada pela busca de transformação social através da emancipação daqueles que são explorados pelas classes dominantes da sociedade.Aula 1; Tema 2
	
	D
	d) Busca teorizar vias que permitam manter a ordem social do status quo.
	
	E
	e) Tem como objetivo estabelecer leis universais de funcionamento da ordem social.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Karl Marx está entre os pensadores clássicos da Sociologia. Sua abordagem é caracterizada pela postura crítica em relação à realidade. Suas análises renderam duras críticas ao sistema capitalista do século XIX e denunciaram as relações assimétricas de poder entre classe dominante e classe dominada. Em relação à abordagem marxista, assinale marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os interesses antagônicos entre detentores dos meios de produção e não detentores dos meios de produção caracterizam a luta de classes.
( ) A luta de classes é o motor da história das sociedades. 
( ) O capitalista é aquele que, no Capitalismo, detém os meios de produção.
( ) No Capitalismo, o trabalhador é o que mais se beneficia das relações de produção. 
Marque a alternativa que representa a ordem correta:
Nota: 0.0
	
	A
	
a) V, V, V, F
Para Marx, a luta de classes que move a história sempre se deu em decorrência dos diferentes interesses entre aqueles que detém os meios de produção e os que não os detém, como por exemplo: senhor feudal e escravo, capitalista e burguês, monarcas e plebeus, etc. No sistema capitalista, o trabalhador proletário é aquele a quem apenas restou vender a força de trabalho ao burguês que detém os meios de produção, e por essa assimetria de poder, explora os trabalhadores lhes pagando proporção menor daquilo do que geram de riqueza na produção de bens. Aula 1; Tema 2.
	
	B
	b) V, F, V, F
	
	C
	c) F, V, F, F
	
	D
	d) F, V, V, F
	
	E
	e) V, V, F, F
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Marx chegou à conclusão que a consciência humana era um efeito histórico da forma com que a humanidade produzia os bens materiais necessários para sua própria existência. Com isso, o autor percebeu que em todos os momentos da história, as sociedades se organizavam em função da produção e reprodução da própria vida a partir das condições materiais de existência. Sobre a concepção de estruturas sociais em Marx, relacione os elementos às suas respectivas categorias: 
1. infraestrutura
2. superestrutura
( ) Relações de produção 
( ) Governos
( ) Leis
( ) Meios de produção
Nota: 0.0
	
	A
	a) 1, 2, 2, 2
	
	B
	b) 2, 2, 1, 1
	
	C
	c) 2. 1, 2, 1
	
	D
	d) 1, 2, 2, 1
A detenção ou não dos meios de produção e as relações de produção que derivam dessa condição são as causas da ordem social como a conhecemos. A forma aparente dessa ordem, ou seja, a aparência produzida pela infraestrutura se manifestam nas formas de governo, nas leis e na cultura. Aula 1; Tema 2
	
	E
	e) 1, 1, 2, 1
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
A ciência moderna se edificou sob a condição de que para compreender um fenômeno devemos delimitá-lo. Nesse sentido, diferentes correntes teóricas propõem explicações, por vezes discordantes sobre os fenômenos sociais das organizações. Considerando essa informação, leia as afirmações abaixo: 
I – Toda teoria sociológica aplicada à organização vai investigar um fenômeno social delimitando-o para poder compreender os elementos que dele fazem parte. 
II – Pela necessidade de delimitação de um fenômeno da realidade para construção do conhecimento científico, toda explicação sobre a esfera social de uma organização representa um recorte daquela realidade.
Nota: 0.0
	
	A
	a) A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa
	
	B
	b) A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira
	
	C
	c) As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I
o conhecimento científico moderno é caracterizado pela delimitação e divisão do fenômeno em partes menores para sua compreensão. Desse modo, cada abordagem teórica representa um recorte da realidade, que pouco a pouco vai sendo ampliado na medida que novas investigações vão sendo empreendidas. Aula 1; Tema 1
	
	D
	d) As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas
	
	E
	e) As duas asserções são falsas.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
O grande campo da sociologia é formado por correntes teóricas e abordagens que se distinguem tanto na forma com que compreendem as causas dos fenômenos sociais como também os métodos de pesquisa utilizados. Essas abordagens articulam métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa. 
Sobre as estratégias metodológicas da sociologia organizacional, podemos afirmar que: 
I – As análises quantitativas aquelas que se baseiam em informações estatísticas a partir da coleta de dados que representam o universo organizacional.
II – As análises qualitativas são caracterizadas por estudos em profundidade fenômenos organizacionais a partir de casos específicos
III – Ambas abordagens metodológicas, quantitativas e qualitativas, são capazes de nos aproximar, sob diferentes níveis, dos fenômenos sociais de uma organização. 
Quais das afirmações acima estão corretas?
Nota: 0.0
	
	A
	a) I
	
	B
	b) I e II
	
	C
	c) II e III
	
	D
	d) I e III
	
	E
	e) I, II e III
As abordagens quantitativas se baseiam em critérios estatísticos para analisar as causas dos fenômenos organizacionais. Já nas abordagens qualitativas são analisados em profundidade os fenômenos sociais em sua especificidade a partir de poucos casos. A sociologia pode se servir de uma, outra ou ambas estratégias para gerar conhecimento sobre as relações sociais nas organizações. Aula 1; Tema 1.

Continue navegando