Buscar

Planejamento estratégico na gestão de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Presencial Planejamento estratégico na gestão de pessoas
1) As despesas recorrentes são um importante fator de liderança de custos que, por sua vez, é um fator estratégico de alto impacto, conforme afirma Porter (1989). O que vem a ser despesas recorrentes em Recursos Humanos?
Alternativas:
Despesas recorrentes são investimentos feitos pela empresa para honrar despesas com a folha de pagamento.
Despesas recorrentes são gastos que ocorrem na empresa a uma variação de tempo regular e sem interrupção. Por exemplo, despesas com salários que ocorrem todos os meses. CORRETO
Despesas recorrentes são valores colocados no orçamento que servirão para honrar os gastos com recursos na esfera trabalhista.
Despesas recorrentes são tipos de gastos que ocorrem na empresa sem nenhuma regularidade e que afetam diretamente o orçamento.
Despesas recorrentes são tipos de gastos que a empresa utiliza somente uma única vez e não voltam a acontecer. 
2) Para o Gestor de RH, o orçamento de pessoas é parte primordial da organização dos seus esforços para colocar em prática o seu planejamento. Demonstre como o Gestor de RH pode estabelecer um formato eficaz para a construção do Orçamento de pessoas da corporação.
Alternativas:
Pensando em ações de retenção de talentos através de premiação, em incentivos de curto prazo, em remuneração variável e em pesquisas de engajamento que considerem a cultura da organização.
Pensando em corte de despesas, em diminuição drástica de impostos, em corte de headcount, em construir uma estrutura de remuneração que consiga achatar os salários, diminuindo as despesas.
Pensando em produtividade, em ações de treinamento corporativo, em sistemas integrados entre financeiro e folha de pagamentos.
Pensando em diminuição drástica do headcount, em corte das despesas com horas extras, em estabelecer o que determina a área financeira.
Pensando em produtividade, em soluções criativas que considerem a cultura, no compartilhamento de impressões com as demais gestões, em construir uma base para a estratégia organizacional. CORRETO
3) Para a implantação bem-sucedida de programas e processos é muito importante que a área de RH se posicione de maneira estratégica. Demonstre como deve ser esse posicionamento estratégico.
Alternativas:
Através do conhecimento do principal executivo de RH, o de fatores específicos de contabilidade estruturada, para que possa auxiliar nos problemas relacionados à receita federal. 
Através da implantação de política estruturada de capacitação que valorize o conhecimento corporativo.
Através da implantação de Estrutura de Remuneração que seja compatível com as realidades de mercado e que, portanto, ajude a organização na manutenção dos seus talentos.
Através do conhecimento do principal executivo de RH a respeito de macroeconomia e seus impactos na gestão do caixa da organização. 
Através do conhecimento do principal executivo de RH a respeito do negócio, da empresa e das suas convicções sobre a forma de atuação da área de RH. Além disso, a velocidade na implantação de políticas e programas estratégicos, sem descuidar-se do aspecto de custos.  CORRETO
4) O papel da área de RH tem mudado no decorrer do tempo. A área deixou de ser apenas um núcleo de ________, registros e _________ e passou a ter um viés mais ___________, responsabilizando-se por políticas, ____________, treinamento, motivação e ________________ de pessoas.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.
Alternativas:
Organização, pagadoria, motivacional, planejamento, desenvolvimento.
Controle, pagadoria, estratégico, suporte, desenvolvimento.
Controle, pagadoria, tático, planejamento, motivação.
Controle, pagadoria, estratégico, planejamento, desenvolvimento. CORRETO
Controle, pagadoria, tático, planejamento, desenvolvimento.
5) A estrutura organizacional está baseada no princípio das partes que se relacionam entre si. As formas mais comuns de estrutura são as _________. Esse modelo de estrutura recebe esse nome porque são divididas em ____________, como Marketing, Operações, Finanças, RH, etc.. A estrutura se revela como a sustentação do _________ da empresa.
Alternativas:
 Funcionais, áreas de especialidade, negócios; CORRETO
Matriciais, unidades de projetos, orçamento.
Divisionais, divisões de negócio, resultado;
Matriciais, conjuntos de unidades, produto;
 Funcionais, unidades de negócio, caixa;
6) A partir da análise da figura abaixo é possível estabelecer atores e papéis importantes na formulação e implementação da estratégia. Analise as alternativas e identifique qual delas que melhor traduz o processo da estratégia em RH.
Alternativas:
A formulação das estratégias depende da formulação dos planos de ação em Recursos Humanos.
A área de RH se distingue como principal ator na criação da estratégia voltada às pessoas, e o orçamento como base para a implantação dessa estratégia. CORRETO
As políticas e práticas de RH devem estar vinculadas à estratégia através de um conjunto de práticas que leve em conta o contexto financeiro da corporação.
O orçamento de pessoas deve funcionar como balizador para a criação das políticas de RH, mas não para sua implementação. 
O contexto organizacional atua como fator preponderante na criação e implementação da estratégia de pessoas.
7)
Alternativas:
A importância do conceito de Herzberg está na diferenciação dos fatores, uma vez que oferecem subsídios aos gestores para que atuem de forma a conseguir resultados estratégicos, desde que entendam a diferença entre os fatores e associem a eles programas e políticas específicas de RH para atingir cada fator em especial. CORRETO
Não são importantes, pois a moderna administração está calcada em fatores diferenciados em virtude dos processos tecnológicos à disposição dos gestores. 
A importância do conceito de Herzberg não está na diferenciação dos fatores, mas sim na importância de cada grupo de fatores para cada pessoa em especial dentro da organização. 
A importância do conceito de Herzberg está na diferenciação dos fatores, uma vez que oferecem subsídios aos gestores para que atuem de forma a conseguir resultados estratégicos a partir do foco nos fatores motivacionais.
A importância do conceito de Herzberg está na diferenciação dos fatores, uma vez que oferecem subsídios aos gestores para que atuem de forma a conseguir resultados estratégicos a partir do foco nos fatores higiênicos. 
8) Conforme o quadro abaixo, adaptado de Bennis (1972), as organizações são classificadas em dois sistemas de gestão. Essa diferenciação de modelos permite afirmar que as organizações adotam modelos diferenciados de avaliação de desempenho, respeitando o grupo ao qual pertençam.
Analisando o quadro, escolha as alternativas que identificam corretamente os modelos de Avaliação de Desempenho adotados por cada Sistema.
I. Sistemas Mecânicos: ênfase na autoridade, avaliação das questões relacionadas ao desempenho individual, modelos onde o chefe avalia o subordinado, ferramenta de escolha forçada e quantitativa.
II. Sistemas Orgânicos: ênfase no compartilhamento de autoridade, na valorização do coletivo, modelos com presença da avaliação entre pares e da avaliação subordinado-chefe, ou ainda um modelo 360 graus.
III. Sistemas Mecânicos: ênfase no compartilhamento de informações, no desempenho do grupo ou equipe, na delegação como prioridade e no foco específico nos relacionamentos e não nas tarefas.
IV. Sistemas Orgânicos: ênfase na tarefa e no desempenho individual, nos sistemas qualitativos de avaliação, na subjetividade e na ausência de comunicação de critérios.
Alternativas:
I, II, III.
I, II. CORRETO
II, III, IV.
III, IV.
II, IV.
9) A partir da década de 1980, o sistema produtivo brasileiro passou por importante alteração. O modelo econômico, antes baseado em produção industrial, passou a ser baseado em serviços. Essa alteração produziu também alteraçõesnas estruturas das organizações, atendendo a um movimento estratégico. Assinale com Vou F as alterações ocorridas.
I) ( ) A descentralização das responsabilidades.
II) ( ) O surgimento da computação cognitiva.
III) ( ) O Staff passa a desenvolver papéis estratégicos, como a criação e disseminação do conhecimento.
IV) ( ) Substituição da mão de obra por robôs.
V) ( ) O achatamento dos níveis da estrutura organizacional, a redução dos níveis do staff.
Alternativas:
V-V-V-F-F.
F-F-V-V-V.
V-F-F-F-V.
V-F-V-F-V.
 F-V-F-F-F.
10) O processo de Avaliação de Desempenho deve sempre respeitar o contexto da organização, ou seja, deve estar ligado ao momento da organização. Não há como se falar em Avaliação de Desempenho cindida das questões que envolvem os sucessos e os fracassos corporativos. Ao Gestor de RH, cabe verificar se o processo de Avaliação de Desempenho está contextualizado. Analisando essa questão, quais critérios apontariam, para serem observados a fim de manter padrões adequados de contextualização?
Alternativas:
Momento econômico da organização, situação frente aos investidores, macroeconomia, perspectivas para o futuro e mapa estratégico. CORRETO
Projetos elencados pelo presidente como prioritários, situação da dívida ativa da empresa, microeconomia, perspectivas para o futuro e mapa estratégico.
Leitura dos KPI’s de RH, situação frente aos investidores, questões políticas, perspectivas para o futuro e mapa estratégico.
Situação do mercado de comodities, valorização de moeda estrangeira, macroeconomia, perspectivas sobre exportação e mapa estratégico.
Análise do balanço, situação frente aos investidores, situação fiscal, perspectivas de curto prazo e mapa estratégico.

Continue navegando