Buscar

Assessoria de Comunicação

Prévia do material em texto

Assessoria de Comunicação
 A assessoria de imprensa é regida pelo Jornalismo, enquanto a assessoria de comunicação pode ser formada por um profissional da Comunicação Social: publicitário, relações públicas ou jornalista.
⁕ Publicidade / Relações Públicas
 - mídia espontânea (assessoria de imprensa);
 - não paga a veiculação da mensagem;
 - não tem controle na opinião do cliente;
⁕ Propaganda (advertising)
 - toda forma de veiculação paga;
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ➜ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Uma das atividades da comunicação empresarial é a chamada assessoria de imprensa, o principal papel da assessoria de imprensa é cuidar da comunicação institucional de um cliente ou empresa, fazendo com que este seja visto pela mídia, causando uma boa impressão, promovendo visibilidade positiva para a marca e fortalecendo sua imagem.
 ▸O profissional que trabalha nesta área de atuação é o assessor de imprensa, responsável pelo desenvolvimento de sugestões de pautas sobre o seu cliente para que o mesmo apareça em destaque nos meios de comunicação.
 ▸Ivy Lee foi o pioneiro, onde invento o press release que enviou notícias de um acidente antes mesmo de sua notificação e divulgação pela imprensa.
❖ Press release é uma das principais ferramentas de divulgação da assessoria de imprensa, é uma declaração oficial sobre um acontecimento, bastante utilizado para anunciar lançamentos de produtos ou de serviços.
❖ O Press-kit pode ser traduzido como pacote de imprensa, frequentemente utilizado para enviar brindes e amostras gratuitas de determinado produto com informativos técnicos e demais dados aos jornalistas, tais quais credenciais para um evento.
❖ Mala direta é outra alternativa para divulgar a notícia desejada. Trata-se de uma lista de endereços aos quais os assessores de imprensa encaminham os informativos e notícias relevantes a determinado público com o objetivo de incentivar determinada publicação.
❖ Follow up, o assessor faz um acompanhamento, geralmente por telefone, com os jornalistas que receberam alguma sugestão de pauta ou material do cliente.
❖ O clipping ou monitoramento de notícias é uma importante forma de mensuração dos assessores e também uma ferramenta estratégica que fornece dados sobre o mercado, a concorrência e o público-alvo.
❖ Um dos meios mais utilizados pelos assessores é a coletiva de imprensa. Esse é um evento onde a equipe convida jornalistas para informar e divulgar informações, seja para uma declaração ou lançamento de determinado produto, entre outros objetivos.
Além de auxiliar e divulgar os eventos de seu cliente, também é responsabilidade da assessoria orientá-lo sobre como se relacionar com a imprensa, o que é chamado de media training, uma espécie de treinamento para as entrevistas e todo contato com os veículos de comunicação.
Por outro lado, a assessoria trabalha diretamente com os jornalistas, o que é feito em dois grupos de atividades diferentes, que podem ser definidos como um ativo e um espontâneo.
No primeiro, o assessor elabora e sugere pautas publicáveis sobre o negócio de seu cliente, isto é, dirige-se por iniciativa própria aos jornalistas e busca convencê-los de que sua pauta é notícia, apontando o enquadramento adequado para a informação. Sua proposta é aproximar a mídia desse negócio, fazendo com que ele apareça e seja divulgado, tentando estratégias como as coletivas de imprensa.
Posicionamento digital
Atualmente, as pessoas buscam as redes sociais com muito mais frequência que um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), por causa da diferença na agilidade entre os dois serviços. Graças a isso, pode acontecer de haver uma mistura entre o trabalho da assessoria de comunicação e da assessoria de imprensa.
A assessoria de comunicação é uma ferramenta para empresas que têm por objetivo ampliar a credibilidade de sua imagem e aumentar a visibilidade de seu negócio.
Para isso, executa o papel de facilitar o relacionamento entre a empresa e seus públicos — sejam clientes, sociedade, funcionários, fornecedores, autoridades ou mídia.
Além de zelar pela imagem institucional da organização, a assessoria de comunicação também permite um contato com formadores de opinião, o que pode aumentar a aceitação de suas atividades.
É importante dizer que esse serviço é capaz de melhorar significativamente a motivação e engajamento dos colaboradores da empresa, pois uma comunicação institucional bem feita tem o poder de mudar até mesmo cenários e clima dentro de um ambiente de trabalho.
Gerenciamento de crise
Outro papel que tem grande relevância nesse tipo de assessoria é atender os questionamentos da mídia e evitar que notícias prejudiciais sejam divulgadas.
A imprensa tende a preferir mostrar em suas matérias os problemas de gestão, o que inclui mau desempenho financeiro, irregularidades e desvios, além de defeitos e recalls de serviços ou produtos, propagandas enganosas, demissões e fechamentos.
A assessoria de comunicação é aquela que está preparada para responder aos veículos midiáticos nos bons momentos da instituição, mas também para executar gerenciamento de crise. É a responsável por apontar notícias capazes de atrair o interesse da mídia, buscando retratar uma imagem positiva, com fatos impactantes ou novidades que agreguem conhecimento.

Continue navegando