A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 2 PRÁTICA DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 2 PRÁTICA DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
nota :100
Questão 1/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a passagem de texto:
“A formação continuada compreende dimensões coletivas, organizacionais e profissionais, bem como o repensar do processo pedagógico, dos saberes e valores, e envolve atividades de extensão, grupos de estudos, reuniões pedagógicas, cursos, programas e ações para além da formação mínima exigida ao exercício do magistério na educação básica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Ezequiel Ferreira; MÜLER, Maria Cândida. Formação docente: saberes e práticas necessárias para a escola contemporânea <http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/55347/37020>. Acesso em 10 jul. 2017.
Considerando a passagem de texto acime e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que apresenta corretamente as duas categorias da formação continuada:
	
	A
	Básica e superior.
	
	B
	Inicial e final.
	
	C
	Formais e informais.
	
	D
	Preparatória e reflexiva
	
	E
	Permanente e formativa.
Questão 2/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“É importante que o docente venha dispor de formação de qualidade, que deverá ser pautada no domínio de conhecimentos científicos articulados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO Francisco. Práticas pedagógicas e saberes docentes: perspectivas e implicações para o trabalho e para a formação de professores. EdUECE – Livro I <https://goo.gl/yc3oLr >. Acesso em 20 de jun. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre práticas e saberes docentes, o trabalho do professor abrange:
	
	A
	funções pedagógicas, sociais e políticas.
	
	B
	funções administrativas, burocráticas e colegiadas.
	
	C
	funções reflexivas, reprodutivas e passivas.
	
	D
	funções administrativas, conflitivas e colegiadas.
	
	E
	funções pedagógicas, passivas e afetivas.
Questão 3/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Leia a citação a seguir:
“A prática pedagógica é aprendida por meio da inseparável relação entre teoria e prática e não apenas com a teoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Thamiris Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17709_7650.pdf >. Acesso em 10 jun. 2018.
Um dos processos de formação é a reflexão na ação. Esse processo demanda atitudes e disposição e pode assumir níveis e formas diferentes. Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, as três formas de reflexão são:
	
	A
	introspecção; exame realizado; indagação.
	
	B
	introspecção; exame realizado; reconstrução.
	
	C
	exame realizado; indagação; finalização.
	
	D
	introspecção; exame realizado; construção.
	
	E
	exame realizado; indagação; percepção.
Questão 4/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“A constituição do ser professor, isto é, de sua identidade, perpassa diversas questões que vão desde a sua socialização primária, enquanto aluno da escola, seguindo para a formação inicial em cursos de licenciatura, até tornar-se professor de fato, ficando em formação permanente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 de jun. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre as mudança na educação após as reformas religiosas ocorridas no século XVI, é correto afirmar que: .
	
	A
	o ensino passou a ser organizado coletivamente nas escolas.
	
	B
	o ensino passou a ser ministrado nas universidades.
	
	C
	o ensino passou a ser oferecido em escolas de aplicação prática.
	
	D
	o ensino passou a ser organizado em escolas de ofícios.
	
	E
	o ensino passou a ser ministrado nas igrejas.
Questão 5/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O conhecimento profissional se consolida no decorrer da prática e se apoia na análise, na reflexão e na intervenção em situações concretas de ensino e aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Thamiris Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17709_7650.pdf >. Acesso em 10 jun. 2018.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, a pesquisa favorece o trabalho docente no que diz respeito:
	
	A
	à confirmação dos conhecimentos adquiridos na graduação.
	
	B
	ao reforço do conhecimento prévio dos professores.
	
	C
	à prática de utilização de livros didáticos na escola.
	
	D
	ao desenvolvimento de habilidades de investigação e análise.
	
	E
	ao abandono do processo didático na escola.