Buscar

Pedagogia Didática I Aulas 01 e 02

Prévia do material em texto

�
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados 
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluna: Renata Lopes da Silva RGM: 053.18556
Polo: Ivinhema
Professora: Elizabete Velter Borges
ATIVIDADES DAS AULAS – 01 e 02:
1. Descreva sobre o processo histórico de construção da didática e sua funcionalidade enquanto disciplina e método. (1.0)
No período colonial, com os jesuítas(1549-1759) o plano de ensino era o Ratio Studiorum, e a metodologia de ensino(Didática) foi entendida como um conjunto de regras e normas prescritivas, visando à orientação técnica do ensino e do estudo. Esta metodologia difundida pelos jesuítas foi o alicerce de uma tradição didática, centrada no método e em regras de bem conduzir a aula e o estudo. Após a expulsão dos jesuítas do Brasil por Pombal, e com a aprovação da Reforma de Ensino, a didática passou a ser centrada no intelecto e na essência, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos, sendo seus métodos, princípios universais e lógicos. A didática é compreendida como um conjunto de regras visando assegurar aos futuros professores as orientações necessárias ao trabalho docente. Sua origem como disciplina dos cursos de formação de professores a nível superior, está vinculada a criação da primeira Faculdade, em 1934, cuja qualificação do magistério era colocada como ponto central para a renovação do ensino. Por força do artigo 20, do Decreto-Lei nº. 1190/1939, a Didática foi instituída como curso e disciplina. Com duração de um ano, o Curso de Didática substituiu a anterior formação pedagógica que concedia o direito ao exercício do magistério, sendo considerado em 1941 um curso independente. A didática é entendida então, como um conjunto de idéias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino, fundamentada nos pressupostos pedagógicos e validados na experiência e constituídos em teoria. É possível compreender sua funcionalidade como análise das articulações entre “o como ensinar’’ e a forma como a sociedade está organizada mediante as transformações econômicas, políticas, sociais e ideológicas ocorridas. Fica evidente o enfoque da didática, como disciplina técnica ministrada em cursos de formação profissional da educação, que tem como predominância, habilitar o profissional para obter competências e habilidades do como organizar, desenvolver e avaliar o ensino. A didática faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino, nos dando juízos de valor. 
Referência:
BORGES, Elizabete Velter. Didática I: perspectiva histórica da didática. Dourados: UNIGRAN, 2019.
2. As tendências pedagógicas estão associadas ao contexto histórico, econômico, social, político e educacional de uma sociedade, que envolvem o processo educacional nas relações entre professor (educador), aluno (criança) e o conteúdo (aprendizagens). Desta forma, apresente abaixo três características específicas para cada uma dessas tendências: (0.75)
Tradicional: Centrada no professor que transmite a todos os alunos, indistintamente, a verdade universal e enciclopédica; a relação pedagógica se desenvolve de forma hierarquizada e verticalista, onde o aluno é educado para seguir atentamente a exposição do professor e atingir pelo próprio esforço sua plena realização como pessoa. O método pedagógico mais empregado é o expositivo, em que na metodologia emprega-se também a demonstração, a chamada oral, a revisão da matéria com vistas à fixação.
Tecnicista: O ensino é racionalizado e mecanicista, não propiciando ao aluno a reflexão e a crítica. Na didática tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada, o professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e avaliação. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo pela organização do trabalho.
Libertária: Questionamento da ordem social existente; preocupação com a educação política dos indivíduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres; profunda ligação entre educação e os planos de mudança social; na relação professor e aluno, ambos são considerados livres, um em relação ao outro. O professor é um orientador, que realiza reflexões em comum com os alunos.
"Crítico-social dos conteúdos" ou "Histórico Crítica": É um estudo mediato na perspectiva de transformação social, na qual, a escola é parte integrante do todo social, e prepara o aluno para participação ativa na sociedade. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno em confronto com o saber trazido de fora e devem ser colocados a serviço das finalidades da educação. O trabalho pedagógico não está centrado no professor ou no aluno, mas na questão central da formação do homem, no qual, o professor é valorizado no seu papel de autoridade que orienta e favorece o processo de ensinar e de aprender.
Referência:
BORGES, Elizabete Velter. Didática I: tendências educacionais/pedagógicas. Dourados: UNIGRAN, 2019.
3. Descreva o tipo de didática utilizada pelo(a) professor(a) que mais marcou seu processo de escolarização enquanto aluno(a) na escola que frequentou na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior e qual tendência o mesmo utilizava ou utiliza enquanto metodologia para as suas aulas. Justifique. (0.50)
No terceiro ano do Ensino Médio, eu estava com dificuldades em Língua Portuguesa, pois não estava conseguindo atingir a média, então o professor da disciplina me incentivou a me esforçar mais, pois eu era capaz, ele dizia. Sendo assim, depois de muitos estudos, consegui ser a única aluna da sala a atingir média dez na matéria, recebendo assim elogios do professor. A tendência que o mesmo utilizava era a libertária, por ser o orientador, me incentivando através da minha liberdade a buscar o conhecimento.
Por isso, a importância de realizarmos uma atuação profissional com competência e habilidade para que seja uma marca de qualidade na vida de muitas pessoas por onde passamos e deixamos nossa contribuição enquanto profissional da área da educação.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD

Continue navegando