Buscar

modelo_plano_intervencao pronto

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci 	 Educacional Leonardo Da Vinci 
	 
WESLEY SILVEIRA CASTAGNA 
 
BEF0235
 
 
 
 
PLANO DE INTERVENÇÃO 
ESTÁGIO 
 
 
 
Bacharel Educação Física 
 
 
2019 
 
 
 
 
 
 
 
 
SUMÁRIO 	 
 
 
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO .....................................................................................
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .................................................................................
 
OBJETIVOS ................................................................................................................... 
 
METODOLOGIA ........................................................................................................... 
 
REFERÊNCIAS .................................................................................................................
 
 
 
 
 
 
 
 
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO (o que vai ser estudado) 
 
 
É observado no estágio que o maior foco dos alunos é o emagrecimento, e este é o tema a ser abordado. Muitos tem uma má alimentação e como consequência a gordura corporal é elevada, prejudicando a saúde e resultando o excesso de peso. Esclarecendo que academia não é somente estética, mas também para a saúde do corpo evitando muitos problemas futuros e ainda aumenta a expectativa de vida. O emagrecimento não é fácil, exige muita dedicação dentro da academia e fora dela, e o nosso papel também é incentivar os alunos que não é impossível, mas é necessário que mude os hábitos alimentares para os resultados terem prazo menor e ser satisfatórios.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 
 
2.1 CORPO E MESTRE
Pessoas que cuidam de sua saúde regulamente, praticam atividades físicas, alimentam-se e dormem direito, geralmente são pessoas que pensam positivamente, estão alegres e não deixam a mente derrubar o corpo. Em algumas situações em que estamos cansados psicologicamente, abatidos, desanimados ou tristes a escolha pela prática de atividades física, seja ela qual for, associada a uma boa alimentação, ajudará a reverter esse quadro, seja qual for seu objetivo.
De acordo com Rodrigues, 2012:
Nas últimas décadas, a procura por atividades físicas se intensificou e, vários fatores levaram homens e mulheres de diferentes idades e buscarem nas academias de ginástica uma atividade adequada que lhes proporcione melhoras na saúde, no desempenho físico, no processo de envelhecimento e principalmente na estética.
 
A prática de exercícios físicos está disponível a sociedade de diversas. Existem aparelhos em praças públicas, academias particulares e outros lugares que visam essa prática com o intuito de garantir saúde, lazer e educação. Entretanto, para que os exercícios físicos tenham resultados positivos e sejam executados corretamente é fundamental ter do lado um profissional competente e com formação superior na área para orientar e monitorar o desempenho e a prática correta das atividades (TOJAL, 2004).
A correria do dia a dia tem causado muito estresse nas pessoas, que gera a alimentação inadequada e o sedentarismo. Essa falta de regularidade na prática de exercícios físicos causa doenças físicas e psicológicas. No entanto, acredita-se que é fundamental valorizar a prática regular de atividades físicas visando prevenir doenças, promover a saúde ou sentir-se melhor não só fisicamente, mas também psicologicamente (FREITAS, 2013).
Entretanto, muitos indivíduos buscam as academias de ginásticas com diferentes objetivos. Uns visão um corpo bonito outros procuram com o objeto de obter benefício para saúde. Mas, independente do objetivo dos praticantes, acredita-se que os exercícios físicos bem orientados podem ajudar a perder peso, melhorar aparência, diminuir o estresse, e proporcionar sentimentos de bem-estar (THARA; SCHARTZ; SILVA, 2003).
É notório que para qualquer objetivo tem que estar bem de saúde e assim os resultados virão, tanto para emagrecimento quanto para ganho de massa e tudo envolve a prática de qualquer atividade física e uma alimentação correta. Envolve vários fatores que muitos desconhece o poder de uma vida saudável, não só o corpo como também com a mente, o psicológico tornando menos estresse na vida pessoal e autoestima.
OBJETIVOS 
 
Primeiro tem que avaliar o aluno, saber se tem alguma limitação, tirar medidas, observar a composição corporal e com isso traçar um objetivo ponto final iniciar um treino específico com variações de atividades aeróbicas exercícios com intensidade. Dado o início do treino no decorrer vai ser orientado para cada atividade buscando perfeição nos exercícios e movimentos.
Com uma data estimada retorna a fazer avaliação, e será observado as medidas e a composição corporal.
A intenção é a perda de peso de início e redução de medidas.
Alcançando o objetivo irá traçar novas metas para um ganho de massa muscular buscando um trabalho de definição.
 
METODOLOGIA (como vou fazer) 
 
O estágio vai ser realizado na academia Superação, Rua Valdemar Francisco nº346 São Cristóvão, Barra Velha – Santa Catarina, por meio de observação será realizado o treino para perca de peso com atividade de intensidade e aeróbicos utilizando esteiras, bicicletas ergométricas e elípticos. É observado que o aluno tem que ter força de vontade e durante a semana frequentar no mínimo quatro vezes, para ter um resultado em menos tempo. 
REFERÊNCIAS 
 
Ativo.com © 2000 – 2018 https://www.ativo.com/experts/corpo-e-mente-um-relacionamento-perfeito/ Acesso em 05 maio de 2018.
RODRIGUES, A. J. D. Os benefícios da Prática Regular de exercícios Físicos com contribuição para qualidade de vida. 2013, 97 f. Monografia (Graduação) Universidade Federal de Rondônia – UNIR.Porto Alegre-RO. 2012. Disponível em: <http://www.def.unir.br/downloads/1930_os_beneficios_da_pratica_regular_de_exercicios_ fisicos_como_contribuicao_para_qualidade_de_vida.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2018.
FREITAS, W. D. F. A importância do profissional de Educação Física na Orientação da musculação. 2013, 38f. Monografia (Trabalho de conclusão de Curso de Educação Física) UNIFOR- MG. Formiga: MG. 2013. Disponível em: <http://bibliotecadigital.uniformg.edu.br:21015/jspui/bitstream/123456789/241/1/A%20 Import%C3%A2ncia%20do%20Profissional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20na%20Orienta%C3%A7%C3%A3o%20da%20Muscula%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2018 
TORJAL, J. B. A. G. Diretrizes Curriculares – Um pouco de história. Revista do Confef, Rio de Janeiro. v. 2, n. 12, p. 16 - 17, maio 2004. Acesso em 05 de maio de 2018.
TAHARA, A. K.; SCHWARTZ, G. M.; SILVA, K. A. Aderência e manutenção da prática de exercícios em academias. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 4, p. 7 - 12, out./dez.2003. Acesso em 05 de maio de 2018.

Continue navegando