Buscar

Teorias Administrativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603785670)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma organização que tem a necessidade de estar preparada para, a qualquer instante, alterar a sua configuração deve utilizar que alternativa de conformação estrutural?
		
	
	Clientes
	
	Funções
	
	Processos
	 
	Contingência ambiental
	
	Mercado
	Respondido em 06/11/2019 14:32:13
	Compare com a sua resposta: Toda a base conceitual das chamadas teorias clássicas tem o homem como um fator produtivo isolado, sendo incentivado principalmente por fatores financeiros, aparecendo com peso elevado o chamado homo ecomomicus, quanto mais incentivo financeiro é pago ao trabalhador maior será sua eficiência. Existia também a ênfase nas tarefas, com trabalhos direcionados a repetição de movimentos como forma de obter-se uma elevada produtividade, atrelado a isso a questão da padronização também ganhou força dentro do universo produtivo. O trabalhador era visto como um elemento produtivo, semelhante a uma máquina. A teoria clássica simbolizada por Fayol, deu um tom de formalidade aos princípios administrativos, onde a gestão era vista de forma superior, de cima para baixo, com níveis hierárquicos bem definidos e as funções do administrador sendo atribuídas e colocadas em prática. A Escola das Relações Humanas veio trazer a tona o homem como fator social, através da experiência de Hawthorne, Mayo e o grupo que coordenava descobriram que os fatores produtivos estavam recheados de sentimentos, com a presença de grupos informais dentro dos setores produtivos como fator relevante para a elevação da produtividade, ou seja o trabalhador era muito mais que uma engrenagem dentro do sistema produtivo e sim um ser que precisava ser valorizado e acompanhado por ações que valorizem a questão humana e social dentro das suas rotinas de trabalho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604277686)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Reengenharia pode ser entendida como responsável por:
		
	 
	Observar e melhorar os processos organizacionais internos para o alcance dos objetivos organizacionais
	
	Grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses.
	
	Avaliar as práticas realizadas pelas organizações bem-sucedidas.
	
	Capacidade de uma organização oferecer produtos e serviços melhores e mais baratos, mais adequados às necessidades e expectativas do mercado, trazendo soluções inovadoras ao cliente.
	
	Reduzir os níveis hierárquicos da organização.
	Respondido em 06/11/2019 14:41:43
	Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604266324)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Como relata Morgan (1996), os avanços da tecnologia trouxeram rápidas transformações para a sociedade, para as organizações e, consequentemente, para o trabalho. E o mais intrigante é que o homem ainda não conseguiu resolver os problemas que acompanham essas mudanças, e nem ao menos aceitar as adaptações necessárias.
ISTO PORQUE,
Em muitos casos é preciso fazer uma reestruturação e uma revisão de uma série de valores, assim como das atividades tradicionais de trabalho. Novas formas de trabalho estão surgindo, mas ainda existe muita resistência em aceitá-las, pois estamos viciados no trabalho sob a forma de emprego, entendendo-o como condição de trabalho. As mudanças são parte de um processo complexo que leva tempo e está sujeito a uma série de obstáculos relacionados à necessidade de revisão da cultura organizacional, que implica vencer uma série de resistências
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	As suas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	Respondido em 06/11/2019 14:47:34
	Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603785649)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Teoria Y afirma que as organizações podem tirar proveito da imaginação e do intelecto de todos os seus funcionários. Esta teoria originou-se em que fase histórica do pensamento administrativo?
		
	 
	A perspectiva de recursos humanos
	
	A abordagem das ciências sistêmicas
	
	A abordagem da matemática
	
	A abordagem contingencial
	
	A administração cientifica
	Respondido em 06/11/2019 14:41:09
	
Compare com a sua resposta: Fatores higiênicos - Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais. Fatores Motivacionais- Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603785814)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a Teoria da Contingência as concepções anteriores a respeito da natureza humana contam apenas uma parte da história e não consideram toda a complexidade do homem e os fatores que influenciam a sua motivação para alcançar os objetivos organizacionais. Os autores propõem uma concepção contingencial a que denominam "homem complexo": o homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades. Alguns pontos são essenciais para se compreender o homem complexo. Marque a alternativa incorreta.
		
	
	O homem tem um comportamento dirigido para objetivos;
	
	O homem é um ser transacional, que não só recebe insumos do ambiente, como reage a eles e adota uma posição proativa, antecipando-se e provocando mudanças no seu ambiente;
	 
	Ele opera como um sistema capaz de manter seu equilíbrio externo diante das demandas feitas pelas forças internas da organização.
	
	O homem é um modelo de sistema aberto;
	
	O homem é um sistema individual que desenvolve seus próprios padrões de percepções, valores e motivos;
	Respondido em 06/11/2019 14:44:07
	
Compare com a sua resposta: As necessidades são: Fisiológicas, De Segurança, Sociais, de Estima e de Auto realização. Satisfação de necessidades de viver; satisfação em sentir segurança relativa aos seus ganhos de meios de subsistência; Satisfação da necessidade de integração social ao ambiente de trabalho; Satisfação relativa ao reconhecimento de seu mérito; satisfação de realização de objetivos de viver

Continue navegando