Buscar

Comportamento, Clima e Cultura Organizacional prova 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comportamento, Clima e Cultura Organizacional (RHU19)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454810) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12108588
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O teste de personalidade Big Five é determinado por cinco dimensões principais. A conscienciosidade é uma das dimensão deste teste de personalidade. O comportamento contemplado nesta dimensão pode ser descrito como a tendência de controlar impulsos e agir de maneira socialmente aceitável. Sobre as pessoas que apresentam alto nível de conscienciosidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Persistentes, ambiciosas ,disciplinadas, confiáveis e energéticas.
	 b)
	Sociáveis, assertivas, falantes e amigáveis.
	 c)
	Imaginativas, originais,criativas, curiosas e intelectuais.
	 d)
	Rotineiras, ou seja, preferem a rotina à variedade, são conservadoras e se sentem melhor com coisas já familiares.
	2.
	O Indicador de Tipos de Personalidade Myers-Briggs - MBTI - é  um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia é que os indivíduos encontrem certas maneiras de pensar e agir mais fáceis que outras. De acordo com a classificação de personalidades do teste MBTI, analise as sentenças a seguir:
I- A personalidade oposta dos julgadores são os perceptivos, cuja característica é ser ansioso e inseguro na tomada de decisões.
II- A personalidade oposta dos sensoriais são os racionais, cuja característica é a objetividade.
III- Os intuitivos são aqueles que consideram os valores pessoais na tomada de decisões, considerando o sentimento.
IV- Os racionais costumam usar a lógica e o raciocínio para a resolução de problemas, já os emocionais tomam decisões considerando os sentimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.introvertidamente.com/tipologia-myers-briggs-mbti/>. Acesso em: 26 mar. 2018.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Hawthorne e McGregor foram pesquisadores de estudos que buscavam entender o comportamento humanos no ambiente de trabalho. A partir de tais estudos, o ser humano deixou de ser visto como uma máquina ou ferramenta da organização. Percebeu-se que o ser humano é complexo e dotado de sentimentos e emoções. Sobre a denominação desses estudos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Teoria da Contingência.
	 b)
	Teoria Burocrática.
	 c)
	Teoria das Relações Humanas.
	 d)
	Teoria Estruturalista.
	4.
	O comportamento organizacional é o estudo dos indivíduos (individualmente ou em grupo) e de seu comportamento dentro do contexto de uma organização, ou seja, estuda as ações e as atitudes de indivíduos (enquanto atores diretos do funcionamento da organização) e a forma comportamental de atuação de uma organização, como um todo. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O comportamento organizacional cria vantagens e benefícios somente para o colaborador individual e não para a organização.
	 b)
	Um objetivo do comportamento organizacional são os grupos de uma organização que não interferem na forma individual de ser de cada um.
	 c)
	O objetivo principal do comportamento organizacional é obter uma melhor e maior compreensão dos diferentes fatores que podem influenciar a dinâmica individual e em grupo num ambiente organizacional.
	 d)
	Grande parte da pesquisa de comportamento organizacional, infelizmente, não permite reunir informações e obter as melhores ferramentas para selecionar, formar e reter colaboradores.
	5.
	Estamos na era da informação, na qual a ênfase está na tecnologia, que envolve ativos intangíveis e bens intelectuais. Com isso, o ambiente interno das organizações também mudou. As empresas deparam-se com um alto grau de diversidade dentro das organizações, necessidades de profissionais cada vez mais criativos e capacitados. Com relação ao mundo atual e à diversidade encontrada no mundo das organizações, analise as sentenças a seguir:
I- É preciso estimular a troca de experiência e conhecimento entre as gerações, promovendo a interação entre todos. 
II- O profissional que conviveu entre diferentes gerações dificilmente trará vantagens competitivas para as organizações.
III- Independente da geração do profissional, todos necessitam exclusivamente de um bom salário.
IV- Mesmo diante da insatisfação com o trabalho, os funcionários tendem a permanecer na empresa, pois a lealdade à empresa ainda é muito forte.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Douglas McGregor foi um dos pesquisadores que contribuiu para os estudos da abordagem das relações humanas. McGregor criou no final da década de 1950 a Teoria X e a Teoria Y, que apresentam dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. De acordo com as premissas dessas teorias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Teoria X.
II- Teoria Y.
(    ) Precisa ser dirigida ou ameaça para que se empenhe.
(    ) Deseja evitar a responsabilidade.
(    ) Vê o trabalho como algo tão natural quanto o lazer.
(    ) Tendem a ser criativos na solução de problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - I.
	 b)
	I - I - I - II.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	7.
	A necessidade de tomada de decisão surge quando estamos diante de uma situação diferente da situação desejada. Diante disso, o gestor terá que escolher o melhor caminho a seguir entre as alternativas disponíveis. Essa tomada de decisão pode ser influenciada com base no estilo de tomada de decisões adotado pelo gestor. Com relação aos estilos fundamentais de tomada de decisões, analise as sentenças a seguir:
I- Estilo diretivo: a tomada de decisão é realizada com um mínimo de informações e com poucas alternativas avaliadas. 
II- Estilo analítico: gestores com este estilo tomam decisão de longo prazo e buscam soluções criativas para resolver os problemas.
III- Estilo conceitual: a tomada de decisão é realizada com base em muitas informações levantadas.
IV- Estilo comportamental: é adotado por gestores que têm uma profunda preocupação com as outras pessoas envolvidas no processo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	8.
	Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam e, muitas vezes, alguns acabam até mesmo "passando por cima" de outras pessoas. No que se refere à motivação nas organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Motivar é oferecer aos colaboradores as informações necessárias para a realização de um bom trabalho, obtendo sempre o feedback.
(    ) Para motivar os colaboradores, é necessário solicitar suas ideias e envolvê-los em decisões sobre suas funções. 
(    ) Reconhecer as necessidades pessoais dos colaboradores não tem nada a ver com motivação.
(    ) Remunerar as pessoas de forma competitiva, em função do que elas valem e enfatizar o compromisso da empresa com a manutenção do colaborador em longo prazo, são fatores que motivam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V- F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	
	O estudo sobre a motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais. Essas teorias procuram explicar como e que fatores podem influenciar a motivação dos funcionários e consequentemente no seu desempenho no trabalho. Sobre as teorias motivacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas, de McClelland, parte do princípio de que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas: realização, associação e poder.
(    ) A Teoria das Necessidades estabelece que as necessidades humanas estão divididas em quatro níveis que podem ser subdividos em as necessidades básicas e necessidades secundárias. 
(    ) A Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais), de Frederick Herzberg, explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. 
(    ) A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, afirma que uma necessidade satisfeita não pode ser mais usada como motivador primordial de comportamento humano. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	Diversas gerações dividem espaço no mercado de trabalho. Diante disso, uma das mais importantes habilidades dos gestores é a capacidade de lidar com diferentes pessoas. Além de personalidades e aspirações profissionais distintas, e dos talentos dos mais variados, o convívio entre gerações é um dos principais desafios da gestão moderna. Acerca das gerações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A geração Y tem a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo e estão sempre em busca de novas experiências e conhecimentos.
(    ) Geração Z tem grande afinidade com a tecnologia e tem perfil imediatista, porém, não se adaptam facilmente a mudanças.
(    ) Geração X preocupa-se mais com a estabilidade e o equilíbrio, e são profissionais com mais resistência ao novo.
(    ) Baby boomers valorizam a experiência e o tempo em uma mesma empresa, são firmes em suas decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando