Buscar

Construtivismo e Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópico: Construtivismo e Aprendizagem
 
1 ) Em relação ao Construtivismo, segundo Piaget e Vygotsky, podemos afirmar que:
A -. Em seu processo, cada aluno constrói seu próprio aprendizado num movimento que acontece de fora para dentro, baseado em experiências de fundo fisiológico;
B - Segundo Piaget e Vygotsky, é o processo pelo qual o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente.
C - Segundo Carretero (1997), construtivismo é um produto do ambiente, resultado de disposições internas do sujeito; uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interação entre esses dois fatores.
D - Sujeito e objeto não interagem no processo que resulta na construção e reconstrução das estruturas cognitivas.
E -Nesta nova abordagem, os determinantes socioculturais não são fundamentais na formação das estruturas comportamentais.
2 ) Podemos afirmar que se tivermos um sistema de avaliação que privilegie a nota, no qual os resultados são anotados sem uma análise acurada que permita o conhecimento e o autoconhecimento do conjunto de fatores que para eles contribuíram, sem a consciência do que é necessário fazer para melhorá-los, fatalmente, perderam-se as condições para avançar, serão poucas as possibilidades de sucesso do currículo. Junte-se a essa análise, que iniciou com a hierarquização e adentrou no sistema de avaliação, a ideia de que, na escola atual, tem-se a consciência da diversidade e, não se tem em vista, buscar a igualdade. Os alunos chegam diferentes entre si, para participar do currículo escolar e, dele devem sair diferentes, mas, sem exceção, todos potencializados. A consideração desta ideia, traz para os educadores e alunos um outro ângulo de visão no sentido de maximizar as oportunidades de aprendizagem de cada aluno. Neste contexto, de acordo com Zabala, podemos afirmar que,
A ) as aprendizagens não correspondem às experiências que cada um viveu desde o nascimento; 
B ) as aprendizagens  não dependem das características singulares de cada um dos aprendizes; 
C ) a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais.
D ) a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens não são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais. 
E ) a forma como se aprende e o ritmo da aprendizagem não varia segundo as capacidades, motivações e interesses de cada um; 
3 ) Para atingir o objetivo desta aprendizagem, haverá a necessidade de uma escola problematizadora que buscasse o entendimento do todo e de suas partes constitutivas, não desvinculando a teoria e a prática e tratasse o homem como um sujeito político, social, pensante, atuante e capaz de ser mais. Estamos nos referindo às características de um currículo numa perspectiva:
A ) Informal.
B ) Formal.
C ) Tradicional. 
D ) Emancipatória.
E ) Oculta.
4 ) Emancipar-se diz respeito a:
A ) apegar-se aos conhecimentos já construídos e cristalizados.
B ) adaptar-se à realidade imposta pela sociedade.
C ) tornar-se dependente do outro.
D ) conformar-se quanto a realidade, obedecendo aos mais poderosos.
E ) atualizar conhecimentos, reconstruí-los, adaptando-os às novas situações, aos novos enfoques da realidade. 
5 ) Freire (1981) analisando a situação escolar e as características da educação, a aponta como educação bancária, que se configura como:
A ) uma educação que liberta.
B ) um depósito de informações em que o depositário permanece passivo, resultando daí sua domesticação e, contrapõe a isto uma educação problematizadora
C ) uma educação que conta com a participação de todos os sujeitos no processo de construção do conhecimento.
D ) uma educação com vistas à autonomia do aluno.
E ) uma educação que respeita as individualidades dos educandos.

Continue navegando