Buscar

Teorias psicanalíticas - sobre a ansiedade e a culpa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Teorias Psicanalíticas Profa. Dra. Alessandra Dilair Formagio Martins
“SOBRE A TEORIA DA ANSIEDADE E DA CULPA” (1948)
Para Freud a origem da ansiedade deriva de uma transformação direta da libido (Inibições, sintomas e angústia). Ao tratar das manifestações de ansiedade em crianças pequenas, afirma que é causada pelo fato da criança sentir falta de quem a ama e por quem anseia; num outro texto Freud refere que a ansiedade surge de uma transformação da libido não- satisfeita. A partir das afirmações de Freud, M. Klein chega a duas conclusões:
Em crianças pequenas, é a excitação libidinal não- satisfeita que se converte em ansiedade;
O conteúdo mais arcaico da ansiedade é a sensação de perigo experimentada pelo bebê de que suas necessidades não sejam satisfeitas porque a mãe está “ausente”.
Com relação à origem da culpa, Freud sustentava que ela tem origem no Complexo de Édipo e surge em decorrência deste, relacionado a isso o que se transforma em sentimento de culpa é tão somente a agressividade, contra quem obstaculizou a satisfação que deve ser suprimida.
Para Melanie Klein, a ansiedade tem origem no medo da morte, pelo perigo proveniente da pulsão de morte que ameaça o organismo.
A teoria de que ansiedade se origina no medo de aniquilamento provém da experiência acumulada nas análises de crianças pequenas.
O papel da frustração, interna e externa, desempenhada nas vicissitudes dos impulsos destrutivos.
O segundo objeto parcial importante a ser introjetado é o pênis do pai, a que também são atribuídas tantas qualidades boas quanto más. Esses dois objetos perigosos – seio mau e pênis mau – são os protótipos dos perseguidores internos e externos.
O superego é constituído a partir do seio (mãe) devorador, a que se acrescenta o pênis (pai) devorador. Essas figuras internas, cruéis e perigosas, tornam-se os representantes da pulsão de morte. Simultaneamente, forma-se o outro aspecto do superego arcaico, em primeiro lugar a partir do seio bom internalizado (que se acrescenta o pênis do pai), que é sentido como um objeto interno que nutre e ajuda. E como representante da pulsão de vida. O medo de ser aniquilado inclui a ansiedade de que o seio bom interno seja destruído, pois esse objeto é sentido como indispensável à preservação da vida. 
Freud abordou o problema da culpa sobre dois ângulos: a) A ansiedade e a culpa estão estreitamente interligadas; b) O termo culpa só é aplicável às manifestações de consciência resultantes do desenvolvimento do superego.
Para Melanie Klein a ansiedade depressiva e a culpa surgiram com a introjeção do objeto como um todo.
A ansiedade persecutória se relaciona predominantemente ao aniquilamento do ego; a ansiedade depressiva está vinculada predominantemente ao dano feito aos objetos amados, internos e externos, pelos impulsos destrutivos do sujeito. A ansiedade depressiva se acha estreitamente ligada à culpa e à tendência a fazer reparação.
A base da ansiedade depressiva é o processo pelo qual o ego sintetiza os impulsos destrutivos e os sentimentos de amor por um único objeto. A essência da culpa, o sentimento de que o dano feito ao objeto amado é causado pelos impulsos agressivos do próprio indivíduo.
A premência de desfazer ou reparar esse dano resulta do sentimento de que o próprio indivíduo o causou, ou seja, provém da culpa. Pode-se considerar, portanto, a tendência reparatória como uma consequência do sentimento de culpa.
Parece provável que a ansiedade depressiva, a culpa e a tendência reparatória só sejam vivenciadas quando os sentimentos de amor pelo objeto predominam sobre os impulsos destrutivos.
Inveja e gratidão
A inveja de que Melanie Klein nos fala é a inveja inconsciente. Gratidão é um sentimento oposto a inveja, relacionado a um sentimento específico a um objeto que foi fonte de gratificação.
Mecanismos de defesa contra a inveja:
Fugir da mãe para outro objeto substitutivo
Projeção da inveja no outro
Confusão entre o bom e o mau
Desvalorizar, denegrir, inferiorizar o objeto
Idealização do objeto
Desvalorização do Self
Introjeção voraz do seio, posse do seio
Reparação: fantasia inconsciente que a pessoa através dela própria repara, conserta, restaura os efeitos de sua agressividade sobre os objetos, relacionada a atos construtivos e com a criatividade. Repara os objetos do mundo externo para reparar os objetos do mundo interno, é uma tarefa difícil, exige tempo e esforço.
Reparação maníaca: é mais uma tentativa de reparação de que uma verdadeira reparação. O objeto é desvalorizado, tratado com desdém, para não sentir amor e estima pelo mesmo e assim não entrar em contato com a culpa nos aspectos depressivos. Neste tipo de reparação a pessoa não se responsabiliza pelos seus ataques aos objetos.
Reparação depressiva: esta é a verdadeira reparação. Nela a pessoa se responsabiliza pelos seus ataques ao objeto, sente culpa e por consideração, preocupação pelo objeto e vai repará-lo, restaurá-lo, consertá-lo e recriá-lo.
Reparação obsessiva: é um tipo de reparação inútil, mágica, onipotente, mas não leva a reparação.
Bibliografia: KLEIN, MELANIE. Inveja e gratidão e outros trabalhos: 1946-1963, Rio de Janeiro: Imago, 1991.

Outros materiais