A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
48 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Pré-visualização | Página 2 de 13

Para os profissionais estarem preparados, é necessário que saibam as regras de etiqueta que regem a organização apresentada a cada profissão. A educação faz parte de toda e qualquer regra de etiqueta. Com relação à postura profissional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O relacionamento interpessoal faz parte de uma postura profissional com um diferencial competitivo.
( V ) O cumprimento dos prazos e horários é fundamental para que as organizações considerem postura adequada.
( F ) Atender aos telefonemas pessoais no local de trabalho é considerado postura adequada para as organizações.
( V ) Determinados comentários negativos nas redes sociais sobre a empresa ou colegas de trabalho podem geram conflitos. 
12-A comunicação é fundamental para que uma negociação se realize, e, quando a comunicação acontece de forma clara e objetiva, o resultado da negociação tende a ser favorável para todas as partes envolvidas. Sendo assim, a comunicação é caracterizada por alguns conceitos, sendo um deles o conceito biológico. Com relação a esse conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Comunicar é uma necessidade do ser humano; sendo assim, as demais espécies também têm as mesmas necessidades que o ser humano quanto à comunicação.
( V ) Diz respeito ao sistema nervoso, como a comunicação expressa as reações do nosso sistema nervoso e do nosso sistema sensorial.
( V ) Entrando em nosso sistema neurológico, a comunicação segue alguns passos, primeiro captamos as informações, as retemos, depois as organizamos e enviamos a mensagem.
( F ) Comunicar é um processo estritamente do sistema neurológico, os fatores emocionais não interferem no ato de se comunicar, o que torna a comunicação mais simples.
13-Em uma negociação, é muito importante expressarmos nosso ponto de vista sobre o assunto em debate, mas precisamos estar abertos a ouvir todas as ideias que são compartilhadas no processo. E para que uma ideia seja acatada por todos, é necessário agir com persuasão. A persuasão é um dos métodos mais importantes para o fechamento do processo de negociação. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A persuasão é o processo de convencer as pessoas envolvidas na negociação a entrarem em um senso comum em determinada ideia para que a negociação tenha fim.
( F ) A persuasão é um processo de imposição das ideias pelos negociadores, a fim de fechar a negociação.
( F ) A persuasão é uma ferramenta que os negociadores utilizam para coagir os demais participantes do processo a acatar a sua ideia.
( V ) A persuasão é um processo no qual os negociadores influenciam os demais negociadores, a fim de entrarem em consenso para que a negociação tenha um resultado de ganha/ganha.
14-A percepção é um elemento essencial no processo de negociação. Dizem os estudiosos que é o primeiro processo de entendimento dentro da negociação. Sobre esse elemento, analise as sentenças a seguir:
I- Refere-se à ação de perceber. CORRETA
II- Gera informações essenciais sobre o opositor. CORRETA
III- Permite captar informações relevantes através dos sentidos. CORRETA
IV- Impede a interpretação de sinais emitidos pelo opositor. ERRADA
V- É considerado fator bloqueador da comunicação. ERRADA
15-Para que uma negociação seja realizada com sucesso, é necessário que a comunicação seja feita com muita clareza. A comunicação é um processo complexo, que pode ser facilmente prejudicado se houver qualquer tipo de ruído que impeça a comunicação de forma correta. Existem algumas características da comunicação que devem ser analisadas. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O processo de comunicação se dá por meio verbal, por meio de sinais, de forma escrita e deve ser realizado de forma clara e objetiva para que seja de entendimento de todos.
( F ) O processo de comunicação no qual fazemos parte, seja ele em uma reunião ou em uma conversa informal, dá-se somente quando recebemos as mensagens.
( V ) O processo de comunicação se dá a todo o tempo, estamos sempre emitindo e recebendo mensagens, sejam elas para pessoas em particular ou para grandes grupos.
( F ) O processo de comunicação só se dá por completo quando terminamos de emitir toda a mensagem que estamos propostos a compartilhar.
16-O processo de negociação vai além das reuniões dentro das empresas ou dentro das nossas casas. A negociação pode ser em níveis internacionais, e para que as negociações entre países sejam realizadas com sucesso, é preciso conhecer um pouco a cultura do país com o qual estamos negociando. Tomemos os Estados Unidos como exemplo. É importante conhecer como eles se comunicam, os estilos de apresentação, como se vestem, costumes e comportamentos. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O estilo de comunicação dos americanos é sem rodeios, são sinceros e querem resolver logo as situações, o que para nós, brasileiros, não é comum.
( F ) Os americanos não são muito preocupados com horários, o que facilita muito as negociações.
( V ) Em público, gostam de lugares com espaço para se movimentar, e agem com calma ao ter que esperar em filas para realizar alguma atividade.
( V ) Os americanos costumam se vestir de modo mais formal e, às vezes, gostam de uma roupa mais confortável.
17-A palavra comunicação vem do latim communis, que quer dizer comunidade. No entanto, conceitua-se comunicação como etimológico, biológico, pedagógico, histórico, sociológico, antropológico, cada um desses conceitos com suas especificidades de como saber se comunicar, sendo por meio de sentimentos, linguagem, troca de experiências entre as pessoas, entre outros. Sobre esses conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I- Conceito pedagógico é a comunicação cujo conceito é histórico, em que funcionam processos contraditórios. ERRADA
II- Conceito sociológico é a comunicação que envolve pessoas, integrando-as à organização social. CORRETA
III- Conceito antropológico é a comunicação que faz análise por meio do veículo de transmissão de cultura. CORRETA
IV- Conceito biológico é a comunicação em que a linguagem é o fator que demonstra o sistema nervoso. CORRETA
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2016.
18-Líderes que se destacam perante os demais dentro das organizações possuem a característica de identificar gestos e movimentos do corpo humano, que são chamados de cinésia. Sobre a cinésia, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Método da experiência de somente ouvir o outro negociador.
( ) Análise que serve para reter informações importantes sobre a negociação.
( X ) Sinais que o ser humano transmite no decorrer de uma negociação, usados para identificar se a negociação está tendo sucesso. Dessa maneira, é possível saber o que o outro está pensando, dando chances para que você consiga se posicionar e se destacar nessa negociação.
( ) Método de estudo que analisa as distâncias entre as pessoas dentro de uma negociação.
19-A negociação é o processo de discussão que busca a melhor alternativa para a solução de uma divergência. Para que isso realmente ocorra, é necessária uma boa comunicação. Existem seis conceitos nos quais a comunicação se baseia. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Etimológico – conceito de comunicação baseado no individualismo, mantendo isolados os pensamentos.
( V ) Biológico – conceito de comunicação que é associado ao sistema sensorial das pessoas.
( V ) Histórico – conceito de comunicação que é baseado na colaboração, buscando a estabilidade da comunidade.
( V ) Sociológico – conceito de comunicação no qual a função é atuar mutuamente, respeitando uns aos outros.
( V ) Antropológico – conceito de comunicação baseado na troca de cultura entre os indivíduos.
20-Com relação à etiqueta, os comportamentos divergiam nas culturas de alguns países. Essas