A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
48 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Pré-visualização | Página 5 de 13

existe alguns conceitos. Sobre esses conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conceito Etimológico.
II-Conceito Pedagógico.
III-Conceito Histórico.
IV-Conceito Sociológico.
( III ) Caracteriza a comunicação como ferramenta principal da evolução do ser humano e fundamental para que a espécie humana ainda exista nos dias atuais.
( I ) Caracteriza a comunicação como importante instrumento que faz como que o ser humano consiga compreender um ao outro.
( IV ) Caracteriza a comunicação como principal item para que haja interação social e para que a humanidade continue em evolução.
( II ) Caracteriza a comunicação como instrumento de ensino, sendo possível a toca de experiências, uma vez que é componente essencial para a educação.
41-O processo de negociação é dividido em etapas a se realizar antes, durante e após o processo de negociação. É importante não pular as etapas ou suprimi-las, afinal o sucesso da negociação depende dessas etapas. Observe as etapas desse processo: 
I- Ação Final. 
II- Abertura. 
III- Preparação. 
IV- Clarificação. 
V- Controle Final. 
VI- Apresentação. 
VII- Exploração. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a CORRETA ordem das etapas:
( ) II - III - VI - VII - V - IV - I. 
( X ) III - II - VII - VI - IV - I - V. 
( ) I - VI - IV - V - III - II - VII. 
( ) IV - I - III - II - VII - V - VI.
42-Dentro da negociação existem duas variáveis importantes: a flexibilidade e a ingenuidade. Ser flexível não significa ser ingênuo. Afinal de contas, dentro da sociedade atual, aquele que é flexível consegue se destacar perante os demais. Sobre a flexibilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Capacidade que o ser humano possui de visualizar as mudanças como oportunidade de crescimento. 
( V ) Geralmente a flexibilidade não pode ser mudada no ser humano. 
( F ) Geralmente pessoas flexíveis não costumam ouvir as pessoas e muito menos se colocam nas situações vividas pelas pessoas. 
(V ) Geralmente pessoas flexíveis têm mais sucesso em suas negociações.
43-A negociação é o processo de discussão que busca a melhor alternativa para a solução de uma divergência. Um dos princípios desse processo é a realização de um planejamento adequado. Esse planejamento tem alguns objetivos. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Determinar os pontos a discutir durante a negociação. 
( F ) Observar de forma exclusiva seus objetivos finais. 
( V ) Desenvolver argumentos de apoio do processo. 
(V ) Examinar os envolvidos no processo de negociação. 
( F ) Deixar os limites e objetivos em aberto para facilitar a negociação.
44-Utilizamos as reuniões para se fazer uma negociação. Reuniões nada mais são do que encontros nos quais pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião informativa, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) É interessante utilizar ferramentas que auxiliem na explicação do assunto, como flip-chart, projetor multimídia, materiais escritos. 
( ) Nunca use exemplos reais, sempre informações fictícias. 
( ) Deixe o assunto nas entrelinhas, porque esse não é o intuito desse tipo de reunião. 
( ) Não é necessária uma preparação, somente exponha sem pensar no retorno que a informação causará.
45-Profissionais de vendas possuem diferentes formas de agir e reagir ao processo de negociação. Conhecer esses perfis ajuda a compreender o andamento do processo e a tomar decisões mais assertivas, que tornem o processo mais eficaz. Ao se deparar com um profissional que possui um perfil autocrata, qual a melhor forma de agir com ele?
( X ) Apresentar uma proposta objetiva e que traga resultados imediatos para o problema proposto, já que a objetividade é uma das características marcantes desse perfil.
( ) Por se tratar de um perfil muito organizado, é importante ter todas as informações possíveis em mãos. Dessa forma, será possível responder a seus questionamentos e deixá-lo mais seguro.
( ) Marcar a reunião para o final do período, já que esse tipo de negociador exige tempo e paciência de seu opositor. É importante deixar claro os benefícios sociais que se podem obter com a decisão a ser tomada.
( ) Focar nos detalhes do processo para transmitir maior segurança ao opositor, evitando muita euforia durante a negociação, para que ele não se sinta pressionado.
46-Reuniões nada mais são do que encontros em que pessoas fazem um estudo de determinado assunto com o intuito de chegar a um acordo. Utilizamos as reuniões para negociarmos algo. Temos três tipos de reuniões: informativa, exploratória e deliberativa. Sobre a reunião deliberativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É interessante que o grupo não seja grande; caso isso aconteça, faz-se necessário uma divisão para que a troca de informações seja mais acertada.
( V ) A equipe que participa da reunião é que decide qual decisão deverá ser tomada sobre o assunto em questão.
( F ) Como não há troca de informações nesse tipo de reunião, não é interessante estimular a equipe a participar ativamente.
( V ) Na maioria das vezes, a pessoa com autoridade de decisão participa desse tipo de reunião.
47-Sabemos que dentro de um processo de negociação, uma das partes terá de renunciar; caso contrário nunca chegarão a um acordo final. Na maioria das vezes, essas concessões acontecem progressivamente, pois a negociação é boa quando ambas as partes conseguem chegar ao objetivo desejado. Analise as sentenças a seguir:
I- Concessões não são feitas somente baseadas em dinheiro; em certas negociações o que vale mais é o status, a atenção, o carinho. CORRETA
II- Concessões devem ser de valor baixo, se você está vendendo; e de valor alto, se você está comprando. ERRADA
III- Concessões bem sucedidas têm sucesso quando o negociador é arrogante. ERRADA
IV- Concessões devem ser feitas, mesmo que o outro lado não solicite. ERRADA
48-Em um processo de negociação, tão importante quanto o conteúdo da mensagem transmitida é a forma como ela é passada. Assim, a comunicação assertiva passa a ser determinante ao sucesso da negociação. Sobre a comunicação assertiva, pode-se afirmar que: 
I- Manipula os envolvidos através de opiniões próprias. ERRADA
II- Refere-se à forma de transmitir a mensagem. CORRETA
III- É uma comunicação direta e objetiva. CORRETA
IV- Restringe-se ao relato de fatos, sem julgamentos. CORRETA
V- Manifesta unicamente a opinião pessoal do locutor. ERRADA
49-Alguns critérios do processo de negociação são determinantes para o posicionamento ético do negociador. Alguns processos são considerados benéficos para ambas as partes envolvidas no processo. Essas negociações são denominadas Ganha/Ganha e possuem os seguintes critérios: 
I- Possuir regras claras para ambas as partes com relação à tomada de decisão. CORRETA
II- São transmitidas informações falsificadas durante o processo. ERRADA
III- Possuir finalidades confusas. ERRADA
IV- Destacar as pessoas dos problemas que surgem durante o processo. CORRETA
50-A timidez pode ser considerada um fator bloqueador da comunicação e pode ser prejudicial ao processo de negociação. Dentro do ambiente globalizado, temos de aprender a conviver com a timidez e existem certas atividades que facilitam essa tarefa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta atividades que possam melhorar esse aspecto para pessoas que sofrem com esse fator bloqueador: 
( ) Trancar-se em um quarto para concentrar-se em tudo o que poderá dar errado e fazer teatro. 
( X ) Participar de atividades em grupo, planejar a fala e ser otimista. 
( ) Planejar apresentações, antecipar as objeções e evitar o contato com pessoas diferentes. 
( ) Ouvir músicas lentas, evitar discussões e pensar nos possíveis erros que poderá cometer. 
51-No mundo altamente globalizado,