Buscar

recrutamento e seleção avaliação lll

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:462102) ( peso.:3,00)
	Prova:
	14164146
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Após o recrutamento, seleção e admissão do novo colaborador, passamos para o que chamamos de "Programas de Socialização" ou "Integração". Sobre os Programas de Socialização e Integração de Colaboradores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e boas-vindas. Ela representa uma etapa de iniciação essencial para moldar um bom relacionamento entre o funcionário e sua empresa.
(    ) Reduz o tempo de adaptação do novo colaborador ao seu novo ambiente de trabalho e acelera sua produtividade.
(    ) Funciona como elemento de fixação e manutenção da cultura organizacional e, consequentemente, mantém o profissional engajado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - F.
	2.
	Alguns diferenciais tornam o profissional competitivo no mercado de trabalho: qualificação diferenciada e flexibilidade. Quanto mais qualificado é o profissional, mais requerido no mercado ele será e a flexibilidade mostra quanto o profissional está disponível para mudanças e inovações dentro da carreira. Sobre as competências mais requeridas pelo mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Especialização; percepção da diversidade cultural e de conhecimentos.
(    ) Capacidade de trabalhar em equipes e gerenciamento de resultados. 
(    ) Aprendizagem continuada; busca de trabalho com significado; raciocínio criativo e resolução de problemas. 
(    ) Desenvolvimento da liderança; autogerenciamento da carreira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - F.
	3.
	Em uma entrevista de emprego, o candidato provém de comportamentos e características, entre elas a ética profissional, sendo fundamental para o crescimento da vida profissional. Desse modo, o papel do gestor é obter a percepção e o compromisso de compreender e conhecer o candidato por meio de perguntas de acordo com o perfil desejado para a vaga. Sobre a ética profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ética profissional define-se em crescer profissionalmente sem prejudicar o próximo, cada profissão tem seu código de ética.
	 b)
	A honestidade é fator ético, no entanto, essa característica se desfez diante de todas as atividades profissionais.
	 c)
	Ter ética profissional é agir de acordo com padrões definidos unicamente pela sociedade no todo.
	 d)
	A ética profissional nas organizações é definida e aprovada em código de ética pela comunidade em que a empresa está inserida.
	4.
	Para Hackett (2000), o entrevistador deve se atentar para criar um bom clima para a entrevista. Por exemplo, explicar o objetivo da entrevista, sua importância no processo geral de seleção, sua estrutura geral e a abordagem que planeja adotar, entre outros itens. Sobre o que fazer para se ter um bom clima na entrevista, analise as sentenças a seguir:
I- Certificar-se de que todos os detalhes administrativos estejam prontos para serem acionados e que os candidatos sejam convenientemente recepcionados quando chegarem.
II- Deixar a ficha de solicitação de emprego do candidato, a descrição do cargo, a lista de avaliação, alguns papéis em branco e lápis/caneta ao seu alcance para que possa usá-los durante a entrevista.
III- Certificar-se sobre informações básicas que deva saber sobre o candidato.
IV- Adotar uma postura fixa, evitar mudar de posição para não estimular o candidato a fazer o mesmo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HACKETT, Penny. Como fazer entrevistas de seleção. Nobel, 2000.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Cabe ao entrevistador escolher a forma de aplicação mais apropriada para testar os conhecimentos e perfil dos candidatos para as vagas em questão. Sobre o uso de testes psicológicos e de personalidade nos processos de seleção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São utilizados no intuito de aumentar as chances de predizer como será o comportamento do candidato em determinadas situações. 
(    ) Se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. 
(    ) São utilizados para medir as aptidões (gerais ou específicas) dos candidatos.
(    ) Os testes psicológicos são de uso privativo do psicólogo, mas como não há fiscalização, todos os outros profissionais de RH podem aplicar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	A empregabilidade pode ser definida como um conjunto de atributos que fazem com que os serviços de um indivíduo sejam requisitados, esteja ele empregado, desempregado, ou mesmo sendo empregador, profissional autônomo ou voluntário. Ela está centrada em dez parâmetros. Sobre esses parâmetros, analise as sentenças a seguir:
I- Pensamento sistêmico, autopercepção, automotivação, capital intelectual, capacidade física e mental.
II- Integração razão-intuição, criatividade, capacidade de análise social, visão pessoal de futuro e competências interpessoais.
III- Integração razão-intuição, busca de poder, capacidade de análise sólida do negócio, visão pessoal de presente e competências interpessoais ou o que se chama de capital ativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e boas-vindas. Ela representa uma etapa de iniciação essencial para moldar um bom relacionamento entre o funcionário e sua empresa. Sobre a formatação dos Programas de Socialização e Integração de Colaboradores, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Não é importante e necessário integrar o novo colaborador que já tenha trabalhado na empresa.
	 b)
	Conversa orientada: não há uma regra para o formato da integração, mas a dica é: prefira sempre a proximidade e a abertura ao diálogo, uma conversa orientada.
	 c)
	O conteúdo básico: para ficar mais fácil delimitar o conteúdo, basta pensar o que gostaria de saber ao chegar a um novo emprego.
	 d)
	O anfitrião: a pessoa responsável pela integração deve ser simpática, gentil, falar com desenvoltura e clareza, além de conhecer bem a cultura da organização. Devem ser treinadas e ter boa desenvoltura também ao falar.
	8.
	Após o recrutamento, seleção e admissão do novo colaborador, passamos para o que chamamos de "Programas de Socialização" ou "Integração". Algumas empresas adotam estratégias de conteúdo para que os novos colaboradores se sintam acolhidos no primeiro dia de trabalho. Sobre os Programas de Socialização e Integração de Colaboradores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que nada atrapalhe o momento de integração do novo colaborador, é sugerido que se agende o início da sua jornada para uma segunda-feira e que o dia de integração comece justamente no dia de início. Não deixe para fazer a integração em outra semana ou outro mês.
(    ) É responsabilidade do colaborador se adaptar, não cabendo a empresa focar nisso.
(    ) É comum que no primeiro dia de trabalho, o novo funcionário tenha muitos questionamentos, e geralmente eles são muito simples. Por isso, é importante estarmos
preparados para recebê-lo e tirarmos estas pequenas dúvidas que podem atrapalhar a adaptação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	Quando o mercado de trabalho está em situação de procura, ou seja, quando as oportunidades de trabalho são menores que a procura delas, as organizações se veem diante de abundância de recursos humanos, com vários candidatos disputando a mesma vaga. Sobre as práticas de gestão de pessoas, quando o mercado de trabalho está em procura, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para aproveitar a abundância de candidatos; ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos; ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano.
(    ) Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos; ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos; ênfase no recrutamento interno.
(    ) Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos; ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos; ênfase no recrutamento interno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F- F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V -F.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	Ao dissertar sobre a diversidade cultural e a inclusão social, deparamo-nos com muitos preconceitos da sociedade e das organizações,  tornando-os formadores de discussões. Esse contexto pode criar grandes expectativas em um processo de recrutamento e seleção de pessoas para área específica de uma organização. Sobre a diversidade cultural e a inclusão social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As diversidades culturais são demonstradas por meio das culturas, raças, etnias, comunidade.
(    ) A diversidade é um fator de desestímulo à sociedade que, infelizmente, diferencia uma pessoa da outra pela sua cultura.
(    ) As organizações e seus gestores tendem a buscar na inclusão social o rumo do preconceito cultural.
(    ) A diversidade cultural e a inclusão social são uma fragilidade ainda muito presente em nosso país.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	11.
	(ENADE, 2012) Maria Luíza, tecnóloga em Gestão de RH, foi contratada por uma empresa do ramo de prestação de serviços de informática, localizada na região metropolitana de São Paulo, com filiais nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Pará e Amazonas. No planejamento estratégico da área de RH elaborado pela gestora, foi definido como um dos objetivos estratégicos suprir a organização de profissionais qualificados para as diversas áreas da organização, com foco no posicionamento competitivo junto ao mercado, por meio da ampliação do capital humano da empresa. Maria Luíza, então, iniciou a elaboração de uma política de R&S, a ser desenvolvida por toda a organização, para direcionar as futuras contratações de pessoal e alcançar, assim, os objetivos esperados.
Na situação descrita acima, qual seria a postura adequada de Maria Luíza na definição de fontes de recrutamento, para se alcançar o objetivo estratégico proposto?
	 a)
	Utilizar diversas fontes de recrutamento como memorandos, cartazes e quadros de aviso.
	 b)
	Utilizar apenas fontes de recrutamento interno, oferecendo oportunidades aos empregados da organização.
	 c)
	Utilizar jornais, agências de recrutamento on-line e consultoria especializada como fontes de recrutamento.
	 d)
	Utilizar fontes de recrutamento interno e externo.
	12.
	(ENADE, 2009) A empresa Mundo Livre recentemente enfrentou problemas para sua entrada no mercado europeu, perdendo uma significativa negociação em razão de problemas éticos que foram identificados nas suas políticas de gestão de pessoal. Essas políticas demonstram alto nível de preconceito e discriminação por questões de gênero, saúde e etnia. A empresa resolveu, então, adotar a seguinte diretriz de gestão de pessoas, que assume o compromisso de incentivar a diversidade organizacional:
"A Mundo Livre considera prioridade o fortalecimento da diversidade cultural, étnica, etária, de gênero e relativa à saúde física e mental, inclusive para a ocupação de cargos em todos os níveis organizacionais."
Entre as providências que devem ser tomadas pela empresa para implementar efetivamente essa política, encontram-se os seguintes:
I- Revisão de técnicas de seleção que propiciem o julgamento de características necessárias às funções.
II- Melhoria dos programas de avaliação do potencial e do desempenho para privilegiar a discriminação pelo desempenho.
III- Divulgação dos planos de ação afirmativa comunicando interna e externamente à empresa as medidas tomadas.
IV- Controle de indicadores correspondentes ao número das minorias na organização e acompanhamento deles ao longo do tempo.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I e III.
	 d)
	I, II e IV.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando