Buscar

Dengue, Chikungunya, Zika

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 01/06/2019
 NOME: JULIANE GAZONO DA SILVA RA: 122729- 9 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
 PALESTRA: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela – Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção.
 Prof. Dr. Flávio Buratti Biomédico – Coordenador do Curso de Biomedicina EAD
Arboviroses: As pessoas infectadas são os principais reservatórios e multiplicadores do vírus, servindo como fonte de infecção para o mosquito. Os sintomas da Arboviroses são: Febre, erupções cutâneas, artralgia , síndrome neurológica, síndrome hemorrágica. O diagnóstico é baseado nos sintomas e em exames físicos e laboratoriais. Não existe tratamento específico, somente cuidados para aliviar os sintomas. A prevenção é realizada através da eliminação dos criadouros de mosquito, usar roupas que minimizem a exposição, usar repelentes, inseticidas domésticos e mosquiteiros, instalação de telas em portas e janelas.
Dengue: O vírus possui 4 sorotipos, A pessoa que adquire um desses sorotipos fica imune a ele pelo resto da vida, mas não aos demais e as mulheres grávidas possui risco de transmissão congênita. As pessoas infectadas com o vírus podem transmiti-lo para o mosquito até o sexto dia da doença instalada.
Chikungunya: os sintomas da doença começam de 2 a 10 dias após a picada do mosquito. Não há transmissão de pessoa a pessoa, em gestantes pode haver transmissão durante parto, e é possível a transmissão por transfusão sanguínea. Os sintomas são: febre alta de início rápido, dores intensas simétricas nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos, punhos e joelhos, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.
Zika: A evolução da é benigna. Os sintomas desaparecem espontaneamente em 3 a 7 dias. A transmissão pode acontecer da mulher grávida para o feto e está relacionada a danos fetais, transmissão sexual e transfusão de sangue. Durante a gestação pode ocorrer o aborto, microcefalia, formas graves e atípicas são raras, mas podem evoluir para o óbito. Todos os bebês com microcefalia deverão manter consultas de puericultura nas UBS e também deverão ser acompanhados em serviços especializados para estimulação precoce. Os sintomas são: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas, coceira na pele e vermelhidão nos olhos.
Febre Amarela: Doença febril aguda e transmitida por inseto, cala frios, dores de cabeça intensa e dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza, icterícia e hemorragia. Os vetores se concentram nos locais de vegetação preservada e os Haemagogus podem ser encontrados ainda na periferia das florestas. Para a hidratação podem ser utilizados sucos, água de coco, reposição com soluções isotônicas, além do soro de hidratação oral.

Outros materiais