Buscar

Relatório Bio iogurte

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO-UNIFENAS 
PREPARAÇÃO DE IOGURTE
BIOTECNOLOGIA
ALFENAS-MG
2019
1 MATERIAIS
· 
· Leite 
· Iogurte 
· Leite em pó 
· Açúcar 
· Panela 
· Termômetro 
· Colher
· Fogão
2 MÉTODOS
 	O processo de fabricação do iogurte se fez pela fermentação. A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico, que será o agente da coagulação do leite. São usadas duas bactérias para a transformação da lactose em ácido lático: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.	O leite foi colocado para aquecer em uma panela, e checado a temperatura constantemente. Foi adicionado 1 kg de açúcar, 500 g de leite em pó e 10 potes de iogurte natural. Posteriormente esfriou-se o leite até 42°C. Ficou sob refrigeração por 48 horas para que ocorresse a fermentação e posteriormente foi filtrado para separação do soro e da massa pastosa.
3 RESULTADO
Para realização da receita foi necessário 15% de extrato seco que é o leite em pó. O leite em pó possui a proteína caseína, que é responsável por aumentar a consistência.
 Na receita foram usado 10 litros de leite pasteurizados. Para isso foi necessário de 8 a 12 % de açúcar, optando-se por 10%.
 Para se obter as quantidades exatas de cada ingredientes, foram feitos os seguintes cálculos:
Açúcar : 10 Kg ….. 100% X= 1 Kg de açúcar 
 X ….. 10 % 
 Leite em pó (extrato seco) 15% : 10 L ….. 100% X= 1,5 Kg 
 X ….. 15% Obs: Foi utilizado somente 500 mg.
Obteve-se um iogurte de ótima qualidade. Foi feita uma calda de morango para melhor sabor.
 
4 CONCLUSÃO
Com este trabalho foi possível conhecer as características que possui um irgurte de qualidade com uma consistência adequada, coagulo firme, textura e aroma característicos. Além do mais foi possível as etapas do processamento do iogurte como preparo da mistura, homogeneização, tratamento térmico, inoculação, incubação e resfriamente. Observando o iogurte do ponto de vista de produção caseira, ele é de fácil produção, manipulação e econômico, obtendo-se uma quantidade maior de irgurte do que de leite utilizado.

Continue navegando