Buscar

atividade 1 Gestao das organizacoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
Referência CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
R: No Banco Bradesco, há notavelmente um grande nível de burocracia, isso por conta da demora nos processos de seus serviços e no excesso de formalidade para resolver problemas de serviços bancários da conta de clientes. Como foi noticiado no site reclame aqui:Boa tarde, me chamo Fábio e sou sócio proprietário de uma marcenaria que pertence a meu pai, cliente do Banco Bradesco há mais de 30 anos. Ultimamente não estamos recebendo o atendimento que esperávamos. Desde meados de junho estamos passando por transtornos após atualização de cadastro, que consequentemente perdi meu acesso na internet banking, cartão de débito e app bloqueados, isso tudo após fornecimento de documentos atualizados, e que após entregues fui informado que não poderia ter mais acesso em função de não ser o gerente no contrato. [...]. Desde então, estamos tendo que transferir valores para uma outra conta (física) para utilizar o cartão para compra de materiais e insumos da firma e passando por um transtorno criado pela burocracia e mau atendimento do Banco Bradesco por retirar meu acesso, bloquear a conta e nosso cartão. Movimento essa conta e utilizava o cartão desde 2010 e que agora a instituição nos informou que estava errado e que eu não poderia movimentar a conta por não ser o gerente no contrato social. [...]. Na prática, podemos perceber que está ocorrendo é uma disfunção da burocracia entendo que, o que deveria ser tratado com formalidade até mesmo por motivos de segurança, se torna no final algo excessivo, causando desconforto para ambos os lados, e consequentemente implicando desorganização na estrutura organizacional.Para melhorar esses processos de atendimento e nas resoluções de problemas o banco Bradesco deve abraçar a inovação digital. Investindo na manutenção de suas plataformas digitais. Aplicando nesta agilidade, e proporcionando uma abordagem descritiva e explicativa para soluções de possíveis problemas relacionados a serviços bancários.  Como explica uma das características da burocracia descrito por Max Weber Caráter legal de normas e regulamentos O caráter legal é a criação de normas e regulamentos por escrito a fim de definir como a burocracia deverá agir, impondo a disciplina.
Referência:
Fonte:https://www.reclameaqui.com.br/bradesco/excesso-de-burocracia-e-
demora_s57jy0pxOmqb2j5Q/

Outros materiais