Discursiva currículos e programas
2 pág.

Discursiva currículos e programas

Pré-visualização1 página
Discursiva currículos e programas
QUESTÃO A
 
A discussão central sobre currículo perpassa o processo de organização e seleção dos conteúdos trabalhados nas escolas. Discutem-se as escolhas feitas pelos professores e as concepções acerca de determinada sociedade e de como se percebe o desenvolvimento desta. Segundo Santos e Moreira (1996, p. 33), \u201cem parte, por meio do currículo, diferentes sociedades procuram desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados\u201d.  Pensando na função de currículo, por que essa discussão é tão significativa?  Qual é a importância de selecionar e organizar os conteúdos curriculares na instituição educacional?  
Elabore um texto, a partir do fragmento de texto acima, das perguntas elencadas sobre seleção e organização dos conteúdos curriculares e com base no conhecimento adquirido nessa disciplina.
RESPOSTA: 
O currículo escolar é um conceito bastante complexo, que tem sido discutido em termos técnicos, metodológicos e, principalmente nos últimos anos, teóricos.
O currículo não pode ser entendido como mero amontoado de discussões, que devem ser condensadas e direcionadas ao aluno através de livros-texto e aulas tradicionais, Mais do que isso, o currículo é o conjunto de conhecimentos política e ideologicamente selecionados, com o objetivo de fundamentar a formação dos cidadãos.
A discussão é importante, pois é um momento de troca de experiências
que fazem parte da   sua construção.  Através dessas trocas, o currículo começa  
a ganhar significado, criando novas raízes para que o resultado seja positivo. O  
currículo vai estruturar a instituição de ensino pedagogicamente, organizando  
os conteúdos e até mesmo colocando em pauta novas propostas dentro da  
realidade escolar.   
Assim, a função do currículo é clara: auxiliar a construção de uma sociedade mais justa e harmônica. A importância de selecionar e organizar o conteúdo curricular na instituição educacional revela-se, portanto, de profunda relevância, dado que é a partir do conhecimento das situações locais e das necessidades internas da sociedade na qual está inserida a IE, que poderão ser realizadas modificações significativas no currículo.
A importância de selecionar e organiza-los é que, o currículo vai ser  
moldado de acordo com o meio em que ele está inserido.  Os conteúdos  
elencados serão de acordo com a necessidade, proposta e é necessário ser
flexível, discussões como serão e, quando serão aplica dos determinados  
conteúdos, são fatores preponderantes para uma efetiva aprendizagem.