Buscar

apol 3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Antropologia
A estrutura é um dos conceitos antropológicos que permite entender os debates contemporâneos.  Deste modo, com relação à antropologia estrutural é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar de se referir ao estudo da operação simbólica inconsciente, não guarda relação com a inteligibilidade ou experiência humana.
	
	B
	A operação simbólica inconsciente não guarda relação com a antropologia estrutural.
	
	C
	O conceito de antropologia estrutural não é reconhecido cientificamente.
	
	D
	A antropologia estrutural é, portanto, o estudo da operação simbólica inconsciente capaz de dar inteligibilidade à experiência humana e à sua existência sensível.
Você acertou!
Conforme texto disponível na rota de aprendizagem, aula 03 intitulado: Antropologia e Estrutura: o diálogo de Claude Léci- Strauss e Maurice Merleau – Ponty, de autoria de Paulo Victor Albertoni Lisboa.
Questão 2/5 - Fundamentos de Antropologia
Ao trabalhar a noção de cultura como uma realidade objetiva de um determinado tempo e espaço Lévi-Strauss nos permite pensar a sociedades como:
Nota: 20.0
	
	A
	Grupamentos estáticos cuja a realidade pode ser determinada de maneira invariável
	
	B
	Grupamentos que estão em transformações, as quais, com o estruturalismo tornam-se alvo de interesse acadêmico
Você acertou!
a relação entre estrutura e cultura estabelecida por Lévi-Strauss permite analisar transformações em elementos lógicos de uma sociedade, até então havia ênfase em elementos de continuidade e não de mudança. Para Lévi-Strauss o nível das relações entre pessoas não interessava, sua ênfase era dada nas relações entre elementos da estrutura (em especial os mitos).
	
	C
	Grupamentos permanentemente instáveis passíveis de dissolução, ou seja, ao se alterar um elemento da estrutura toda a sociedade pode ser desestabilizada
	
	D
	Grupamentos permanentemente estáveis ativos de dissolução, ou seja, ao se alterar um elemento da estrutura toda a sociedade pode ser estabilizada
Questão 3/5 - Fundamentos de Sociologia
Seguindo seus estudos na disciplina de Fundamentos de Sociologia, sobre Durkheim e o comportamento humano, leia as afirmações abaixo:
 
I Para Durkheim, o comportamento humano não é resultado da autonomia da vontade como defendiam os filósofos.
II A conduta humana é moldada a partir de fora, de onde vem sua noção de fato social como aquele construto macrossocial que se impõe aos homens como modelos de pensamento, sentimento e de ações.
III Para Durkheim, o comportamento humano é resultado da autonomia da vontade, assim como defendiam os filósofos.
 
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III
	
	B
	I, III
	
	C
	II, III
	
	D
	II
	
	E
	I, II.
Você acertou!
R.: Correto e de acordo com o conteúdo da Rota de Estudos da Aula 03. As demais alternativas são apenas, variações equivocadas sobre o conteúdo trabalhado.
Questão 4/5 - Fundamentos de Sociologia
No conteúdo estudado nesta disciplina, muito se viu sobre o suicídio e suas classificações. Uma forma de identificar a que tipo de suicídio nos referirmos, é darmos exemplos sobre os mesmos. Sendo assim e de acordo com o conteúdo estudado, verifique qual alernativa indica, corretamente, a classificação de suicídio de acordo com o exemplo abaixo exemplificado:
“Ao compreender e identificar-se com valores de determinado grupo, ao entender-se como comprometido com as propostas de determinado grupo social, causando obediência extrema e decidindo pela própria morte: podemos assim falar dos mártires”. 
 
O suicídio acima relatado corresponde ao:
Nota: 20.0
	
	A
	Suicídio egoísta.
	
	B
	Suicídio altruísta.
Você acertou!
R.: Correto e de acordo com o conteúdo da Rota de Estudos da Aula 03. As demais alternativas são apenas, variações equivocadas sobre o conteúdo trabalhado.
	
	C
	Suicídio anômico.
	
	D
	Suicídio fatalista.
	
	E
	Não se trata de suicídio.
Questão 5/5 - Fundamentos de Antropologia
A conquista do Novo Mundo foi acompanhada pela consolidação do termo genérico “índio” para se referir aos nativos do continente. A palavra índio se cristalizou no vocabulário americano, sendo utilizada até hoje. Tomando como base o pensamento antropológico, o termo “Índio” deve ser entendido como:
Nota: 20.0
	
	A
	Etnocêntrica, pois, torna geral povos que são distintos, portadores de múltiplas culturas, historicidades e línguas
Você acertou!
O termo genérico “índio” é etnocêntrico pela sua incapacidade de englobar em seu significado a multiplicidade cultural dos povos originários, no entanto, não se trata de algo deliberado, mas de um processo histórico de construção. Não podemos perder de vista que o europeu também se confrontou com a diferença ao conhecer populações nativas do continente Americano e procurou mecanismos para tornar aquela realidade inteligível. Não houve, de modo geral, uma postura relativista de procurar mecanismos para compreender essas populações em seus próprios termos.
	
	B
	A construção de um conceito para estabelecer um maior entendimento das populações nativas
	
	C
	Relativista, pois, se preocupou em estabelecer uma diferença entre “eu” e o “outro”
	
	D
	Uma expressão para se referir a identidade dos povos originários.

Continue navegando