Buscar

1ªAPOL - PGE

Prévia do material em texto

1ª TENTATIVA
Questão 1/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O ideal é que, ao final do mês e do ano, possamos ter um saldo positivo em nossas contas. Isso nos deixa mais tranquilos, permite que possamos fazer planejamentos e que possamos também realizar sonhos.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
O insucesso nas finanças pessoais traz resultados também à vida profissional. Segundo o conteúdo da disciplina, qual a influência das finanças pessoais ruins na carreira das pessoas?
I. Estresse.
II. Bom humor.
III. Descanso tranquilo à noite.
IV. Desconcentração.
V. Empolgação.
São corretos somente os itens:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III, IV e V.
	
	B
	I e IV.
Você acertou!
Os efeitos de finanças pessoais negativas são estresse, desconcentração, preocupação, irritação, mau humor.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 32.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	II, III e V.
	
	E
	I, III e V.
Questão 2/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O mercado de trabalho está a passar por uma transformação. As soft skills, a ética e a capacidade para trabalhar em equipa são as competências mais valorizadas por parte dos empregadores. Por outro lado, as principais dificuldades para as empresas prendem-se essencialmente com a falta de profissionais qualificados, dificuldade em atrair e reter talento e desequilíbrio entre a oferta e a procura.
‘Hoje os profissionais estão muito mais focados naquilo que é o projeto a médio e longo prazo, o que vão fazer e que impacto vai ter. Preocupam-se muito, não só com a natureza do trabalho que vão desenvolver mas com a da organização, até num contexto social’, explica ao ECO Carlos Maia, diretor regional da Hays, à margem da segunda edição do Career Summit no Porto.”
Fonte: CASTRO, Fátima. Soft skills, ética e trabalho em equipa são as competências mais valorizadas pelas empresas. Sapo, 25 out. 2019. Disponível em: <https://eco.sapo.pt/2019/10/25/soft-skills-etica-e-trabalho-em-equipa-sao-as-competencias-mais-valorizadas-pelas-empresas>. Acesso em: 04 fev. 2020 (Destaques no original).
Acerca do tema das organizações e seus valores, assinale a alternativa correta com base no conteúdo da disciplina:
Nota: 10.0
	
	A
	Atuar de forma predatória, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que nela trabalham, é justificável somente nos primeiros
anos da atividade empresarial.
	
	B
	Os valores da organização não podem estar ligados aos valores éticos.
	
	C
	A organização deve valorizar a competitividade e a rivalidade, a fim de atingir os resultados esperados para seus diretores e acionistas.
	
	D
	A missão deve trazer uma perspectiva abstrata para a organização, pois uma missão que contenha objetivos é difícil de ser realizada.
	
	E
	A missão é a identidade da empresa por meio do serviço aos stakeholders, embasada em valores éticos.
Você acertou!
Observamos, diante de todos esses detalhes, que os valores da organização não podem se separar dos valores éticos. Ela (a organização)
pode valorizar a competitividade, no entanto, não pode fugir do seu compromisso com o serviço. Aliás, deve ser competitiva em servir,
e não em atuar de forma predatória, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que nela trabalham. [...] a missão é a identidade da
empresa por meio do serviço aos stakeholders, embasada com destaque especial em valores éticos e no convencimento de que uma 
missão sem objetivos é inoperante, e que os objetivos sem missão são cegos. Dessa forma, os resultados pretendidos pela empresa são 
alcançados.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento
Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 66.
Questão 3/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O mercado está evoluindo rapidamente. Um exemplo dessa evolução é apresentado na figura a seguir, a qual representa o tempo (em anos) que as novas tecnologias levaram para atingir 50 milhões de usuários no mundo:
Figura 3.1 – Duração da evolução tecnológica
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Considerando o enunciado, com base nos estudos da disciplina acerca do tema, analise as assertivas abaixo:
I. O rádio, item mais tecnológico dentre os mencionados no gráfico, foi o mais longo tempo levou para ser adotado por 50 milhões de pessoas ao redor do mundo.
II. As instituições modernas precisam atender ao novo perfil dos clientes que estão espalhados pelo mundo. O estudo desse caso é chamado de análise organizacional.
III. Apesar das diferenças em diversas áreas da sociedade, como na tecnologia, a forma de se organizar e gerir uma empresa é essencialmente a mesma de 50 anos atrás.
 É correto somente o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	II.
Você acertou!
“A figura anterior mostra que o rádio demorou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários no mundo, o Skype (conversar com qualquer
pessoa, de qualquer lugar do mundo por intermédio da internet, em tempo real), apenas dois anos, e, agora, temos o pen drive, o qual
em apenas um ano atingiu a milhões de usuários no mundo. Isso demonstra que a forma de se organizar uma empresa não é mais a
mesma (ou igual) que a de 50 anos atrás. As instituições modernas precisam atender ao novo perfil dos clientes que estão espalhados 
pelo mundo. O estudo desse caso é chamado de análise organizacional.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari;
MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 76-77.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I.
	
	E
	I e II.
Questão 4/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
As competências genéricas de um gerente, ou seja, aquelas competências comuns ao gerente ou gestor independentemente de seu cargo ou suas funções, são divididas em nossos estudos em: estratégicas, “intratégicas” e de eficácia pessoal. (Enunciado do elaborador da questão.)
Acerca dessa classificação, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Rede de relacionamento, orientação ao cliente, gestão de recursos e negociação são competências intratégicas.
(   ) São competências de eficácia pessoal a delegação, a comunicação e a direção de pessoas.
(   ) Proatividade, resolução de problemas, gestão pessoal e integridade não fazem parte do rol de competências genéricas.
De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V.
	
	B
	V, F, F.
	
	C
	V, V, F.
	
	D
	F, V, V.
	
	E
	F, F, F.
Você acertou!
Rede de relacionamento, orientação ao cliente, gestão de recursos e negociação são competências estratégicas.
São competências intratégicas a delegação, a comunicação e a direção de pessoas.
Proatividade, resolução de problemas, gestão pessoal e integridade são competências de eficácia pessoal.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 61.
Questão 5/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Leia estre trecho de matéria de alguns anos atrás, mas que reflete uma realidade cada vez mais presente: 
 
“Empresas buscam profissionais mais qualificados, diz pesquisa
67% da vagas operacionais criadas no último ano exigiam ensino médio.
Conhecimentos em Excel, Word e Windows também são mais requisitados.
As empresas estão buscando profissionais mais qualificados, com mais conhecimento e nível de escolaridade mais avançado, mostra pesquisa da OD&M Consulting [...]. De acordo com o levantamento, 67% das vagas operacionais criadas no Brasil no último ano exigiam ensino médio, e apenas 6% aceitavam profissionais com ensino fundamental. Mais de 90% dessas posições ofereceram salário de até R$ 2 mil.
Profissionais fazem cadastro no CPAT, em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
Além de maior nívelde escolaridade, as empresas passaram a exigir um conhecimento maior de informática: 40% em Excel, 34% para Windows e Word. Por outro lado, o inglês foi apontado como necessário em apenas 11% das vagas consultadas. O mercado também está mais flexível em relação à experiência, sendo obrigatória em apenas 19% das ocupações. [...]
As áreas que mais empregam, mesmo com a crise, são: varejo (22%), produção industrial (15%), telecomunicações (14%), logística (10%) e administrativa/financeira (8%).”
Fonte: G1. Empresas buscam profissionais mais qualificados, diz pesquisa. 19 nov. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/11/empresas-buscam-profissionais-mais-qualificados-diz-pesquisa.html>. Acesso em: 30 jan. 2020.
Acerca do assunto, analise as assertivas abaixo e assinale as corretas:
I. Os tipos de trabalho da atualidade estão se redesenhando e exigindo maior conhecimento.
II. Quem trabalha em escritório tem, por exemplo, necessidade de dominar a aplicação das planilhas de cálculo informatizadas.
III. Ou o profissional se prepara para as demandas na atualidade (inteligência criadora, inovação...) ou se marginaliza no mercado de trabalho.
 
De acordo com os estudos da disciplina, é correto somente o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	II.
	
	D
	III.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Os tipos de trabalho da atualidade estão se redesenhando e exigindo maior conhecimento e domínio de tecnologia. Quem trabalha em
escritório tem, por exemplo, necessidade de dominar a aplicação das planilhas de cálculo informatizadas. Ou o profissional se prepara
para as demandas na atualidade (inteligência criadora, inovação...) ou se marginaliza no mercado de trabalho. Referência: SERTEK,
Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes,
2012, p. 44-45.
Questão 6/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Bill George, ex-CEO da Medtronic, fez o valor de mercado da empresa crescer de 1 bilhão para 70 bilhões de dólares entre 1989 e 2001. Ele afirmou:
“O melhor caminho para o crescimento sustentável em longo prazo para os acionistas vem do fato de ter uma missão bem articulada de modo que os colaboradores queiram comprometer-se, de possuir um conjunto de valores praticados de forma consistente e ter uma estratégia de negócio transparente que se adapte às condições mutáveis do mercado.” 
(Bill George, citado por SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Inclusive, a primeira frase da missão da Medtronic, escrita em 1960 e que permanece, é: “Contribuir para o bem-estar humano pela aplicação da engenharia biomédica na pesquisa, projeto, fabricação e venda de instrumentos ou aparelhos que aliviem a dor, restaurem a saúde e prolonguem a vida.”
Fonte: MEDTRONIC. Declaração da Missão. Disponível em: <https://www.medtronic.com/br-pt/about/mission.html>. Acesso em: 03 fev. 2020.
De acordo com o enunciado, alinhado com o conteúdo trazido na disciplina, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O melhor modo de aumentar o valor de uma empresa é ter como valor-chave o foco no lucro.
	
	B
	Com uma abordagem como a do enunciado, com transparência e integridade de propósito, as empresas conseguem que seus 
colaboradores encontrem significado para seu labor.
Você acertou!
“É exatamente com essa abordagem que as empresas conseguem que seus colaboradores encontrem um significado para a sua atividade
diária. A transparência nas atividades da empresa e a integridade dos seus principais diretores se tornam referências para todos e dão
unidade de critério para a organização.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano.
Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 58-59.
	
	C
	A competência estratégica dos gestores é chegar a resultados mensuráveis, portanto, esses resultados devem ser buscados mesmo à 
custa de uma carga de trabalho muito grande e desgaste para as pessoas dentro da organização.
	
	D
	É lícito e desejável para qualquer empresa, trabalhar para obter lucro maior do que seja justo em suas operações.
	
	E
	Para aumentar o valor de uma empresa, deve-se ter como um dos valores-chave a obtenção a qualquer custo de resultados que 
beneficiem os acionistas.
Questão 7/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“Estamos inseridos em um mundo em que os processos e os procedimentos repercutem muito além das fronteiras da cidade, do estado e do país.” (SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012)
Considerando o enunciado, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Exemplo do enunciado são os produtos chineses, que chegam ao nosso mercado com qualidade e valores competitivos e levam empresas brasileiras a alterarem estratégias.
(   ) Os mercados de consumo estão delimitados por continentes; assim, uma novidade relevante de produto ou serviço implementada na América não poderá impactar nos negócios africanos.
(   ) Um exemplo do enunciado é que, como regra, há permanência estável e exitosa de empresas que se recusam a modificarem seus planos com base na realidade dinâmica do mercado.
De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta: 		Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V.
	
	B
	V, V, F.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	F, F, V.
	
	E
	V, F, F.
Você acertou!
Os produtos chineses chegam ao nosso mercado com qualidade e valores competitivos e levam empresas brasileiras a alterarem
estratégias, especialmente visando à diminuição de custos de produção e ganho em competitividade. Referência: SERTEK, Paulo;
GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Adm e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 44.
Questão 8/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Leiamos o seguinte trecho de matéria:
"Levantamento realizado recentemente pela plataforma Love Mondays revelou que a qualidade de vida está entre os três principais indicadores de satisfação dos funcionários brasileiros no ambiente de trabalho, ficando atrás apenas de remuneração e benefícios, em primeiro lugar, e das oportunidades de carreira, na segunda posição. Não à toa, as empresas estão cada vez mais preocupadas em proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores.
Não é apenas o funcionário quem ganha quando a empresa investe em bem-estar. O indicador está diretamente relacionado à produtividade. É o que diz o relatório Tendências Globais de Capital Humano de 2018, realizado pela consultoria Deloitte. Para 61% dos 11.000 líderes de RH e de negócios de empresas em 30 países entrevistados, programas focados na melhoria da qualidade de vida impulsionam não só o desempenho dos colaboradores, mas também os resultados financeiros dos negócios.”
Fonte: DARAYA, Vanessa. 6 dicas para melhorar a qualidade de vida do seu colaborador. Exame, 20 jan. 2020. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/6-dicas-para-melhorar-a-qualidade-de-vida-do-seu-colaborador>. Acesso em: 04 fev. 2020 (Imagem da matéria).
Nesse contexto, conforme o conteúdo estudado na disciplina, quais das qualidades abaixo estão entre as mais prezadas (pelos stakeholders, tais como os colaboradores) no ambiente de trabalho?
I. Respeito mútuo.
II. Comprometimento.
III. Confiança.
IV. Senso de justiça.
São corretos somente os itens: 		Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I, II, III e IV.
Você acertou!
“Entre as qualidades mais prezadas no ambiente de trabalho, estão:
· o respeito mútuo;
· o comprometimento;
· a confiança;
· o senso de justiça.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 64.
	
	E
	I, III e IV.
Questão 9/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“Na administração de empresas, há uma técnica quefacilita o entendimento de controle do processo chamado Ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação). Esse ciclo foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Conforme o conteúdo da disciplina, assinale a imagem que corresponde corretamente à representação do ciclo PDCA:
Nota: 10.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
 
	
	D
	
Você acertou!
Essa é a imagem que corresponde ao Ciclo PDCA (ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming).
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 77-78. Crédito da imagem correta, representando o contido também no livro:
<https://viridis.energy/pt/blog/o-ciclo-pdca-na-gestao-de-energia-e-utilidades>. Acesso em: 04 fev. 2020.
	
	E
	
Questão 10/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
"Já ouviu falar no termo consumidor 2.0? Essa é a nova geração de clientes, totalmente influenciada pelas facilidades do meio digital. Hoje, os consumidores podem facilmente comparar empresas pela internet e, o que é ainda mais importante, avaliar preços, serviços e produtos sem nem mesmo sair de casa.
Isso significa que o seu negócio enfrenta uma concorrência cada vez maior, já que você será comparado com todo tipo de empresa — em alguns casos, inclusive, a comparação ocorrerá com organizações internacionais! A pergunta que resta á muito simples: como se destacar nessa multidão?
As empresas têm buscado cada vez mais criar o bom e velho diferencial. O que antes era tido como “a cereja do bolo”, hoje se torna a verdadeira força motriz do negócio a cada dia que passa. É o diferencial que atrai clientes e faz com que o seu empreendimento se torne competitivo no mercado.”
Fonte: GS1 BRASIL. Estratégias de diferenciação: como aplicar em pequenos negócios?. Blog GS1 Brasil, 2018. Disponível em: <https://blog.gs1br.org/estrategias-de-diferenciacao-como-aplicar-em-pequenos-negocios>. Acesso em: 04 fev. 2020 (imagem da matéria).
Sobre o que faz uma empresa se destacar no mercado de trabalho, de acordo com o conteúdo estudado, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
(   ) Empresas se posicionam melhor no mercado por meio de um diferencial competitivo.
(   ) Competência essencial de uma empresa ao fato de ela ser capaz de agregar valor aos serviços e produtos que fornece aos consumidores.
(   ) A diferenciação exige a inovação de produtos, de processos e de gestão de pessoas, o que torna as capacidades da empresa dificilmente imitáveis.
(   ) Foco e diferenciação são necessários para evitar a apresentação ao mercado de uma proposta de valor pouco clara.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, V, V, V.
Você acertou!
“Empresas se posicionam melhor no mercado por meio de um diferencial competitivo, porquanto não é possível buscar a excelência
em todos os aspectos. Chamamos de competência essencial de uma empresa ao fato de ela ser capaz de agregar valor aos serviços e 
produtos que fornece aos consumidores. Manter uma competição frontal com os concorrentes vai de encontro à batalha de preços
menores, assemelhando-se à competição de mercados de matérias-primas básicas, chamados de commodities. A diferenciação exige
a inovação de produtos, de processos e de gestão de pessoas, o que torna as capacidades da empresa dificilmente imitáveis. Foco e 
diferenciação também são necessários para evitar a apresentação ao mercado de uma proposta de valor pouco clara.” Referência: 
SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba:
InterSaberes, 2012, p. 68.
2ª TENTATIVA
Questão 1/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O fato é que, para entrarmos no mundo dos negócios, é necessário disposição para mudanças. Precisamos estar dispostos a mudar nossos conceitos e, até mesmo, de cidade/estado/país. Essa reflexão é importante para iniciarmos o processo de planejamento. O ideal é fazermos um planejamento de nossas vidas para um período de dez anos, separando-o em planejamentos de curto, médio e longo prazos.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Conforme os estudos da disciplina, associe as áreas de planejamento (Coluna 1) a seus exemplos (Coluna 2):
Coluna 1:
(F) Planejamento familiar.
(A) Planejamento acadêmico.
(P) Planejamento profissional.
Coluna 2:
(   ) Fazer um curso de inglês.
(   ) Trabalhar no escritório XYZ.
(   ) Encontrar o grande amor da minha vida.
(   ) Realizar uma pós-graduação ao terminar a faculdade.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da coluna 2:
Nota: 10.0
	
	A
	F, P, F, A.
	
	B
	A, P, F, A.
Você acertou!
Fazer um curso de inglês e realizar uma pós-graduação são objetivos (ou planejamentos) acadêmicos.
Trabalhar no escritório XYZ é um planejamento profissional.
Encontrar o grande amor da sua vida é um planejamento familiar.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 24
	
	C
	P, P, A, A.
	
	D
	A, A, F, P.
	
	E
	P, A, F, A.
Questão 2/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
"Já ouviu falar no termo consumidor 2.0? Essa é a nova geração de clientes, totalmente influenciada pelas facilidades do meio digital. Hoje, os consumidores podem facilmente comparar empresas pela internet e, o que é ainda mais importante, avaliar preços, serviços e produtos sem nem mesmo sair de casa.
Isso significa que o seu negócio enfrenta uma concorrência cada vez maior, já que você será comparado com todo tipo de empresa — em alguns casos, inclusive, a comparação ocorrerá com organizações internacionais! A pergunta que resta á muito simples: como se destacar nessa multidão?
As empresas têm buscado cada vez mais criar o bom e velho diferencial. O que antes era tido como “a cereja do bolo”, hoje se torna a verdadeira força motriz do negócio a cada dia que passa. É o diferencial que atrai clientes e faz com que o seu empreendimento se torne competitivo no mercado.”
Fonte: GS1 BRASIL. Estratégias de diferenciação: como aplicar em pequenos negócios?. Blog GS1 Brasil, 2018. Disponível em: <https://blog.gs1br.org/estrategias-de-diferenciacao-como-aplicar-em-pequenos-negocios>. Acesso em: 04 fev. 2020 (imagem da matéria).
Sobre o que faz uma empresa se destacar no mercado de trabalho, de acordo com o conteúdo estudado, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
(   ) Empresas se posicionam melhor no mercado por meio de um diferencial competitivo.
(   ) Competência essencial de uma empresa ao fato de ela ser capaz de agregar valor aos serviços e produtos que fornece aos consumidores.
(   ) A diferenciação exige a inovação de produtos, de processos e de gestão de pessoas, o que torna as capacidades da empresa dificilmente imitáveis.
(   ) Foco e diferenciação são necessários para evitar a apresentação ao mercado de uma proposta de valor pouco clara.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, V, V, V.
Você acertou!
“Empresas se posicionam melhor no mercado por meio de um diferencial competitivo, porquanto não é possível buscar a excelência
em todos os aspectos. Chamamos de competência essencial de uma empresa ao fato de ela ser capaz de agregar valor aos serviços e
produtos que fornece aos consumidores. Manter uma competição frontal com os concorrentes vai de encontro à batalha de preços 
menores, assemelhando-se à competição de mercados de matérias-primas básicas, chamadosde commodities. A diferenciação exige a 
inovação de produtos, de processos e de gestão de pessoas, o que torna as capacidades da empresa dificilmente imitáveis. Foco e
diferenciação também são necessários para evitar a apresentação ao mercado de uma proposta de valor pouco clara.” Referência: 
SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba:
InterSaberes, 2012, p. 68.
Questão 3/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“As competências podem ser classificadas em dois tipos fundamentais: as técnicas, ou as da função do gerente, e o grupo que se refere às competências genéricas gerenciais.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Acerca de tal classificação de competências, analise as assertivas abaixo:
01) São exemplos as competências técnicas as de marketing, de vendas, de projetos, de logística, de produção.
03) Competências técnicas referem-se a atributos ou a requisitos de conhecimentos, de habilidades e de atitudes específicas para o gerenciamento de uma atividade.
10) As competências genéricas são comuns aos gerentes nas diferentes funções. Referem-se àqueles comportamentos observáveis que estão incorporados no dia a dia e tornam eficaz a função gerencial.
30) Competências técnicas são sempre competências genéricas, pois dizem respeito à função gerencial.
 
Com base no conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que traz a soma do número indicado a frente das assertivas corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	4.
	
	B
	14.
Você acertou!
“Competências essenciais do gestor
As competências podem ser classificadas em dois tipos fundamentais: as técnicas, ou as da função do gerente, e o grupo que se refere 
às competências genéricas gerenciais. As competências técnicas referem-se a atributos ou a requisitos de conhecimentos, de habilidades
e de atitudes específicas para o gerenciamento de uma atividade, como as de marketing, de vendas, de projetos, de logística e de
produção, entre outras. As competências genéricas são comuns aos gerentes nas diferentes funções. Referem-se àqueles comportamentos
observáveis que estão incorporados no dia a dia e tornam eficaz a função gerencial.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, 
Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 60.
	
	C
	34.
	
	D
	44.
	
	E
	13.
Questão 4/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Carlos Wizard Martins (foto) escreve sobre contratações: 
“Um dos maiores desafios do empreendedor é fazer seu negócio crescer de forma consistente e lucrativa. Com a experiência de 30 anos criando, desenvolvendo e expandindo empresas, entendo que o primeiro passo para que isso aconteça é estar cercado das pessoas certas, nos lugares certos.
Com frequência afirmo que ninguém faz algo grandioso sozinho. O sucesso de um empresário está na sua capacidade de contratar ou formar profissionais qualificados, comprometidos com o sucesso da equipe e que são capazes de transformar o sonho individual em sonho coletivo. Empresas que contam com profissionais dispostos a desempenhar sua função e atender o cliente com excelência e alegria acabam tendo um grande diferencial competitivo em relação à concorrência.”
Fonte: MARTINS, Carlos Wizard. A pessoa certa no lugar certo. Isto É Dinheiro, 01 ago. 2017. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/pessoa-certa-no-lugar-certo>. Acesso em: 05 fev. 2020 (imagem da página).
Acerca do tema, assinale a alternativa correta consoante o conteúdo da disciplina:
Nota: 10.0
	
	A
	Hoje, as empresas precisam se adequar ao mercado e reduzir ao máximo seus custos operacionais, mas isso não pode ser obtido
mediante a realocação de funcionários.
	
	B
	Os executivos que alavancaram a transformação de empresas boas em empresas excelentes focaram primeiro nos objetivos e 
deixaram em último plano a decisão das pessoas para cada função.
	
	C
	Mais do que nunca, hoje as empresas precisam aumentar os custos operacionais a fim de se adequar ao mercado.
	
	D
	Uma chave para o sucesso de uma empresa é, em primeiro lugar, colocar no barco as pessoas certas, e então decidir como conduzi-lo.
Você acertou!
“Hoje, as empresas precisam se adequar ao mercado e reduzir ao máximo seus custos operacionais. Uma das formas encontradas foi a
realocação dos funcionários, colocando o profissional certo no lugar certo. Collins (2001) explica, por meio de uma pesquisa realizada
com empresas do mesmo ramo, do mesmo porte e no mesmo período, por que apenas algumas delas ‘brilham’. Um dos motivos
apresentados foi o de que, primeiro, se deve escolher ‘quem fará parte’ da equipe, e depois ‘o que será feito’. Collins (2001) afirma:
‘Os executivos que alavancaram a transformação de empresas boas em empresas excelentes não decidiram primeiro para onde iam 
conduzir o barco e depois escolheram as pessoas para conduzi-lo. Não; primeiro colocaram as pessoas certas dentro do barco (e as 
erradas fora) e depois resolveram para onde iriam levá-lo’.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, 
Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 85.
	
	E
	As pessoas são a essência e o primor de qualquer empresa, assim, o desligamento de funcionários não é uma opção.
Questão 5/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O que nos leva a considerar os aspectos éticos como relevantes é o fato de que as realidades econômicas não são suficientes para alcançarmos uma gestão adequada das organizações. Ao se definirem os valores das empresas, busca-se um conjunto de valores além dos de caráter econômico, como o interesse pelas pessoas, a integridade, o senso de responsabilidade, o comprometimento e o respeito. Todos eles são condicionantes-chave do bom funcionamento da empresa, denominados de fatores que afetam a qualidade de vida das pessoas.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Sabemos que as competências, que fazem toda a diferença na qualidade de vida das pessoas em si e na daquelas ao seu redor, compõem-se de conhecimentos, habilidades e atitudes dos dirigentes e dos colaboradores. Acerca do tema, com base no conteúdo da disciplina, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O conhecimento é o tipo de competência mais importante a ser adquirido.
	
	B
	As habilidades são o tipo de competência mais importante na vida e na carreira.
	
	C
	Atitude é, essencialmente, a disposição que as pessoas têm para praticar os conhecimentos e adquirir habilidades.
Você acertou!
Atitude é, essencialmente, a disposição que as pessoas têm para praticar os conhecimentos e adquirir habilidades.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. 
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 62.
	
	D
	Atitudes, conhecimentos e habilidades são, conjuntamente considerados, os valores éticos de uma pessoa e da organização.
	
	E
	Como as competências são vistas isoladamente entre si, é suficiente possuir conhecimento e habilidades, ainda que não haja atitude.
Questão 6/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“[...] É notório que a competitividade da empresa seja proporcional à sua capacidade de inovar e criar novas condições operacionais e/ou novos produtos que atendam à demanda do mercado. Aliam-se, nesse quesito, a habilidade, a predisposição e a rapidez no processo de mudanças, a fim de constituírem uma condição altamente competitiva para determinada empresa ou organização.
Há inerentemente a essa realidade, a necessidade de criarmos valor agregado [...]”. 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012. Negritou-se.)
Acerca do tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Valor agregado significa agregar ao produto ou serviçoum plus, um “a mais” de desempenho ou de características que o diferencie de outros.
(  ) Valor agregado é algo abstrato, imperceptível e que não pode ser descrito precisamente.
(  ) Em um mercado globalizado, as empresas deverão estar atentas a estratégias que contemplem, entre outras possibilidades, a diferenciação (de produto, de serviço, de valor agregado à marca), em prol da competividade.
 De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V.
Você acertou!
Valor agregado significa agregar ao produto ou serviço um plus, um “a mais” de desempenho ou de características que o diferencie
de outros. O valor agregado deve ser algo objetivo, visível, concreto. Em um mercado globalizado, as empresas deverão estar atentas 
a estratégias que contemplem a diferenciação (de produto, de serviço, de valor agregado à marca) ou a liderança de custos e/ou o foco
de mercado, o que implica um alto índice de competividade. Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS,
Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 46-47.
	
	B
	V, F, F.
	
	C
	V, V, F.
	
	D
	F, F, V.
	
	E
	F, V, V.
Questão 7/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O ideal é que, ao final do mês e do ano, possamos ter um saldo positivo em nossas contas. Isso nos deixa mais tranquilos, permite que possamos fazer planejamentos e que possamos também realizar sonhos.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
O insucesso nas finanças pessoais traz resultados também à vida profissional. Segundo o conteúdo da disciplina, qual a influência das finanças pessoais ruins na carreira das pessoas?
I. Estresse.
II. Bom humor.
III. Descanso tranquilo à noite.
IV. Desconcentração.
V. Empolgação.
São corretos somente os itens:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III, IV e V.
	
	B
	I e IV.
Você acertou!
Os efeitos de finanças pessoais negativas são estresse, desconcentração, preocupação, irritação, mau humor.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. 
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 32.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	II, III e V.
	
	E
	I, III e V.
Questão 8/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Leia este trecho de entrevista com o pensador Douglas Rushkoff sobre problemas da tecnologia:
“A tecnologia digital está criando uma falsa conexão humana. Chama a atenção que a maioria das companhias de tecnologia tenham utilizado, em algum momento, em seu discurso, a ideia de que estão conectando as pessoas. Mas, parece que o que fizeram é o oposto, nos desconectaram de nós mesmos, dos outros, da natureza e nos conectaram com um espaço virtual que é uma espécie de simulação na qual se projetam valores narcisistas, niilistas e hedonistas. Em certo sentido, o que estão fazendo é utilizar nossa necessidade de conexão e a usando contra nós. Como argumentou antes, os algoritmos estão aprendendo a explorar nossas fraquezas mentais e nossas necessidades de conexão e estão colocando em questão nossa própria autonomia e agência humana.
[...] Não valorizamos a sabedoria ancestral porque pensamos que somos muito mais inteligentes com a nossa ciência e a nossa tecnologia, que transformam a natureza e produzem aparelhos brilhantes, que tornam todas estas coisas assombrosas. Fica parecendo que somos muito melhores. Contudo, com isto perdemos algo mais essencial que a nossa tecnologia: uma forma de nos relacionar entre nós, de relacionar com o nosso entorno [...].”
Fonte: GALLARDO, Alejandro Martínez. A tecnologia digital está nos desconectando de nossa alma. Entrevista com Douglas Rushkoff. In: Revista IHU, 22 abr. 2019. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/588458-a-tecnologia-digital-esta-nos-desconectando-de-nossa-alma-entrevista-com-douglas-rushkoff>. Acesso em: 30 jan. 2020. 
Acerca da tecnologia e nossa conexão com ela, analise as assertivas abaixo:
I. O surgimento de novas tecnologias tem gerados novos problemas éticos.
II. A tecnologia é suficiente para o desenvolvimento social: onde puder ser aplicada, deve ser aplicada.
III. Tecnologias sofisticadas precisam ter avaliadas não só sua eficiência e eficácia, mas também seus impactos sociais e ambientais, antes de serem aplicadas.
IV. A técnica deve estar a serviço do homem, e não o homem como servo da tecnologia.
De acordo com o conteúdo da disciplina, é correto somente o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, III e IV.
Você acertou!
“O surgimento de novas tecnologias tem gerados novos problemas éticos. O uso de uma tecnologia ‘sem alma’, que não resolve 
problemas de ordem social, tais como o desemprego, a concentração de renda e a violência, acaba alimentando esses mesmos 
problemas. Para que isso não ocorra, a técnica deve estar a serviço do homem. Por isso, o emprego de técnicas sofisticadas não se
justifica sem antes fazermos um estudo dos seus impactos socioambientais. Uma técnica sofisticada não pode ganhar um salvo-conduto
e ser introduzida na sociedade apenas por razões de eficiência e eficácia, tendo em vista que é cada vez mais necessária a visão de 
responsabilidade pelas consequências do seu emprego na vida da sociedade. Como exemplo, podemos citar o uso inadequado de
defensivos agrícolas. Certo princípio ético regulador da atividade tecnológica prescreve que nem tudo o que é possível de ser
desenvolvido tecnologicamente pode ser feito sem maiores considerações. Há valores limitantes da tecnologia, como os princípios de 
justiça social e o respeito à dignidade humana. Um exemplo simples nos ajuda a entender numa construção civil ou mecânica, reza o
princípio de que nenhuma solução técnica, por mais arrojada que seja, pode comprometer a idoneidade do empreendimento. Nesse caso,
entendemos por idoneidade a segurança das pessoas que se utilizam desse serviço ou são afetadas por ele.” Referência: SERTEK,
Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Adm Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 54-55.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	II e IV.
Questão 9/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O que é um Stakeholder?
O stakeholder é um público estratégico. Podemos entender essa expressão como descrevendo uma pessoa ou grupo que possuem interesse em determinado negócio, indústria ou serviço.
O termo foi proposto pelo filósofo Robert Edward Freeman, e é cada vez mais utilizado no contexto corporativo.
A expressão é composta de duas palavras em inglês: stake, que significa interesse, risco ou participação; e holder, que significa aquele que possui. O stakeholder, então, é aquele que possui interesse ou participação no negócio, seja ele um indivíduo ou um grupo.”
Fonte: SBCoaching. Stakeholder: O que são e Como Identificar (Guia Completo). 04 set. 2018. Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/stakeholder>. Acesso em: 03 fev. 2020.
Conforme o enunciado e os estudos da disciplina, assinale os itens que correspondem a stakeholders de um determinado negócio:
I. Clientes.
II. Funcionários.
III. Concorrentes.
IV. Acionistas.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São stakeholders somente aqueles dos itens I, II e III.
	
	B
	São stakeholders somente aqueles dos itens I e IV.
	
	C
	São stakeholders somente aqueles dos itens II e III.
	
	D
	São stakeholders aqueles dos itens I, II, III e IV.
Você acertou!
“Stakeholders são todos os que dependem ou que estão envolvidos no negócio, ou seja, são todos aqueles que têm algum tipo de 
interesse na organização – acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, governo, Organizações Não Governamentais (ONGs),
concorrentes etc.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e 
Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 55.
	
	E
	São stakeholders somente aqueles dos itens III e IV.
Questão 10/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Uma forma de trazer valor agregadoà atividade profissional é atualizar as condições de gestão. “Observamos como características marcantes nesse processo de atualização das condições administrativas”, principalmente, procedimentos relacionados com os atos de delegar, liderar, e agregar valor.”
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012. Negritou-se.)
Acerca do tema do enunciado, conforme os estudos da disciplina, associe características (Coluna 1) a sua explicação (Coluna 2):
 Coluna 1
(D) Delegar.
(L) Liderar.
(A) Agregar valor a produtos a serviços.
 Coluna 2
(  ) Isso pode ser feito por meio da valorização dos conhecimentos e dos talentos das pessoas.
(  ) Para agilizar os processos e resolver pressões que envolvem o ambiente de trabalho.
(  ) Não para autoritariamente tolher as pessoas, mas para estimular a capacidade de iniciativa de todos os colaboradores.
 Assinale a alternativa que contém a sequência correta da coluna 2:
Nota: 10.0
	
	A
	D, A, L.
	
	B
	L, A, D.
	
	C
	A, L, D,
	
	D
	D, L, A.
	
	E
	A, D, L.
Você acertou!
Agregar valor a produtos a serviços – Isso pode ser feito por meio da valorização dos conhecimentos e dos talentos das pessoas.
Delegar – Para agilizar os processos e resolver pressões que envolvem o ambiente de trabalho.
Liderar – Não para autoritariamente tolher as pessoas, mas para estimular a capacidade de iniciativa de todos os colaboradores.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 46-47.
3ª TENTATIVA
Questão 1/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Para contextualizar nossa questão sobre centralização, vamos ler um trecho de estudo sobre algumas empresas:
“PARTICULARIDADES DO SETOR DE EDIFICAÇÕES
O setor de edificações é composto por um grande número de pequenas e médias empresas. De acordo com PICCHI (1993), o setor é constituído de um grande número de empresas, a maioria empresas de pequeno porte, apesar da produção concentra-se nas maiores empresas. Na faixa de 1 a 49 pessoas ocupadas encontram-se 82,8% das empresas, que absorvem somente 20,7% do pessoal e 21,6% do valor bruto da produção. [...]
É usual a organização e a cultura dessas empresas ser fortemente influenciada pela postura de seu fundador, que na maioria dos casos é também o ‘dono’ da empresa. Esse ‘dono’ é, em grande parte dos casos, um engenheiro civil que iniciou suas atividades no setor exercendo tanto as atividades administrativas quanto as técnicas, centralizando em si todas as decisões da empresa. Muitas vezes, mesmo com o crescimento da empresa, ele encontra dificuldades em delegar parte deste poder, e mantém a empresa centralizada na sua pessoa.”
Fonte: VIVANCOS, Adriano Gameiro; CARDOSO, Francisco Ferreira. A Implantação de sistemas de gestão da qualidade e a descentralização do poder em empresas construtoras. 1999. p. 8-9. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1999_a0396.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2020.
De acordo com o estudo da disciplina sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) A centralização é mais comumente vista em empresas grandes, especialmente multinacionais.
(   ) Centralização é sempre um ponto fraco em uma empresa, que precisa ser urgentemente modificado para um modelo descentralizado de tomada de decisões.
(   ) Quanto maior se se torna uma empresa, mais informações gera, sendo então cada vez mais vantajosa a centralização das decisões em uma única pessoa responsável.
De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, F, V.
	
	B
	F, V, V.
	
	C
	V, F, F.
	
	D
	F, F, F.
Você acertou!
“Portanto, pode-se definir que a centralização se dá quando todas as decisões passam por uma pessoa ou por um departamento
responsável por decidir o que será feito. A centralização é vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a 
pessoa que decide tudo. A centralização tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe.
Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente. E, como toda a empresa tende a crescer, 
quanto maior ela se torna, mais informações gera. É aí que o principal detalhe precisa ser observado, pois, se todas as decisões
continuarem a ser administradas por uma única pessoa, há uma tendência natural de o processo ficar lento. O ideal, nesse caso, é criar 
um departamento decisório que auxiliará nas decisões (com prudência e responsabilidade) ou, então, descentralizar as decisões,
distribuindo-as para mais tomadores de decisão.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas
Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 86-87.
	
	E
	V, F, V.
Questão 2/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Antes de passarmos ao comando da questão, leiamos este texto de Carlos Domingos:
“Muita gente confunde inovação com invenção. São coisas bem diferentes. Invenção tem mais a ver com engenhocas mirabolantes, produtos imaginativos mas que não obrigatoriamente solucionam um problema. Já inovar significa fazer algo melhor do que já foi feito antes, com o objetivo claro de atender a uma determinada necessidade.
Invenções são para sujeitos como o Professor Pardal. Inovações são para pessoas práticas, como eu e você: gestores e profissionais que buscam uma forma mais eficiente de fazer as coisas. É possível ser inovador nas tarefas menores e corriqueiras, em cada etapa de um processo. Qualquer ganho, por mínimo que seja, é uma forma de inovação.
Inventar requer originalidade. Inovar, nem sempre: algumas das idéias mais revolucionárias são, na verdade, velhas fórmulas resgatadas e combinadas. [...]
Inventar exige talento. Inovar exige apenas disciplina: basta incorporar esse espírito no seu dia-a-dia. Como disse certa vez Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, é um hábito.” 
(DOMINGOS, Carlos. Oportunidades disfarçadas: histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades. Rio de Janeiro: Sextante, 2009, p. 290-291.)
Segundo os estudos da disciplina, por que razão as empresas com maior capacidade de inovação são as mais competitivas?
Nota: 10.0
	
	A
	Porque buscam incessantemente a diferenciação de seus produtos e serviços.
Você acertou!
As empresas com maior capacidade de inovação são as mais competitivas porque buscam incessantemente a diferenciação de seus
produtos e serviços. Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e 
Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 18.
	
	B
	Porque buscam o bem-estar de seus funcionários.
	
	C
	Porque evitam a terceirização de mão de obra.
	
	D
	Porque têm poucos colaboradores e utilizam pouca tecnologia.
	
	E
	Porque possuem muitos ativos tangíveis e intangíveis.
Questão 3/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O ideal é que, ao final do mês e do ano, possamos ter um saldo positivo em nossas contas. Isso nos deixa mais tranquilos, permite que possamos fazer planejamentos e que possamos também realizar sonhos.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
O insucesso nas finanças pessoais traz resultados também à vida profissional. Segundo o conteúdo da disciplina, qual a influência das finanças pessoais ruins na carreira das pessoas?
I. Estresse.
II. Bom humor.
III. Descanso tranquilo à noite.
IV. Desconcentração.
V. Empolgação.
São corretos somente os itens:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III, IV e V.
	
	B
	I e IV.
Você acertou!
Os efeitos de finanças pessoais negativas são estresse, desconcentração, preocupação, irritação, mau humor.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012,p. 32.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	II, III e V.
	
	E
	I, III e V.
Questão 4/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Você já pensou o que faria se recebesse muito dinheiro? Em uma pesquisa realizada por Paulo Sertek e outros professores com alunos de graduação de diversos períodos e cursos, foi colocado o seguinte questionamento: “Imagine que você tem 1 milhão de reais. O que você faria com esse dinheiro?”. Em seguida, tinham dois minutos para pensar.
É muito interessante notar o que as pessoas pensam que fariam com 1 milhão de reais, pois isso nos ensina sobre nós mesmos. (Enunciado do autor da questão, com base na história relatada no livro: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Com base nos estudos da disciplina, considerando essa pesquisa feita sobre o que cada um faria com o dinheiro, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As respostas foram tremendamente variadas, cada pessoa tinha um plano muito diferente da outra.
	
	B
	É fácil, em apenas um ou dois minutos, pensar no que fazer com essa quantia de dinheiro.
	
	C
	A pesquisa indica que, em geral, não sabemos o que fazer quando nos dão dinheiro.
Você acertou!
A pesquisa indica que, em geral, não sabemos o que fazer quando nos dão dinheiro. As respostas eram muito parecidas.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 25-26.
	
	D
	Entre os três planos mais citados pelos alunos, estava a doação a pessoas necessitadas.
	
	E
	Investimento em imóveis ou na área financeira foram respostas raras.
Questão 5/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O mercado de trabalho está a passar por uma transformação. As soft skills, a ética e a capacidade para trabalhar em equipa são as competências mais valorizadas por parte dos empregadores. Por outro lado, as principais dificuldades para as empresas prendem-se essencialmente com a falta de profissionais qualificados, dificuldade em atrair e reter talento e desequilíbrio entre a oferta e a procura.
‘Hoje os profissionais estão muito mais focados naquilo que é o projeto a médio e longo prazo, o que vão fazer e que impacto vai ter. Preocupam-se muito, não só com a natureza do trabalho que vão desenvolver mas com a da organização, até num contexto social’, explica ao ECO Carlos Maia, diretor regional da Hays, à margem da segunda edição do Career Summit no Porto.”
Fonte: CASTRO, Fátima. Soft skills, ética e trabalho em equipa são as competências mais valorizadas pelas empresas. Sapo, 25 out. 2019. Disponível em: <https://eco.sapo.pt/2019/10/25/soft-skills-etica-e-trabalho-em-equipa-sao-as-competencias-mais-valorizadas-pelas-empresas>. Acesso em: 04 fev. 2020 (Destaques no original).
Acerca do tema das organizações e seus valores, assinale a alternativa correta com base no conteúdo da disciplina:
Nota: 10.0
	
	A
	Atuar de forma predatória, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que nela trabalham, é justificável somente nos primeiros anos da atividade empresarial.
	
	B
	Os valores da organização não podem estar ligados aos valores éticos.
	
	C
	A organização deve valorizar a competitividade e a rivalidade, a fim de atingir os resultados esperados para seus diretores e acionistas.
	
	D
	A missão deve trazer uma perspectiva abstrata para a organização, pois uma missão que contenha objetivos é difícil de ser realizada.
	
	E
	A missão é a identidade da empresa por meio do serviço aos stakeholders, embasada em valores éticos.
Você acertou!
Observamos, diante de todos esses detalhes, que os valores da organização não podem se separar dos valores éticos. Ela (a organização)
pode valorizar a competitividade, no entanto, não pode fugir do seu compromisso com o serviço. Aliás, deve ser competitiva em servir, 
e não em atuar de forma predatória, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que nela trabalham. [...] a missão é a identidade da
empresa por meio do serviço aos stakeholders, embasada com destaque especial em valores éticos e no convencimento de que uma
missão sem objetivos é inoperante, e que os objetivos sem missão são cegos. Dessa forma, os resultados pretendidos pela empresa
são alcançados.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento
Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 66.
Questão 6/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Consoante os estudos da disciplina, verificamos que os valores de uma empresa costumam se agrupar “na seguinte tipologia: voltados ao negócio, de contribuição, relacionais e de desenvolvimento.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Acerca dessa tipologia, de acordo com o conteúdo estudado, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Orientação para o resultado é um valor voltado ao negócio.
(   ) Comunicação e trabalho em equipe constituem valores relacionais.
(   ) Interesse pelas pessoas, satisfação do cliente e responsabilidade social são valores voltados ao negócio.
(   ) Inovação, criatividade e aprendizagem contínua são valores de desenvolvimento.
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	V, V, F, V.
Você acertou!
		Voltados ao negócio
		De contribuição
		Relacionais
		De desenvolvimento
	Profissionalismo
	Satisfação do cliente
	Trabalho em equipe
	Inovação
	Orientação para resultado
	Interesse pelas pessoas
	Comunicação
	Criatividade
	Ética
	Bem-estar
	Respeito pelas pessoas
	Aprendizagem contínua
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. 
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 57.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	F, F, V, F.
Questão 7/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
O termo Oceano Azul “é derivado do livro ‘A Estratégia do Oceano Azul’, de W. Chan Kim e Renee Mauborgne. A estratégia representa a busca simultânea de alta diferenciação de produto e baixo custo, tornando a concorrência irrelevante.
No ambiente atual, a maioria das empresas opera sob intensa competição e tenta fazer de tudo para ganhar participação de mercado.
Quando o produto está sob pressão em relação a preços, existe sempre a possibilidade de que as operações de uma empresa possam estar sob ameaça.
Essa situação geralmente ocorre quando o negócio está operando em um mercado saturado, também conhecido como oceano vermelho.
Quando há espaço limitado para crescer, as empresas tentam procurar avenidas ou caminhos para encontrar novos negócios, onde possam desfrutar de uma participação de mercado incontestada ou de um oceano azul.
Um oceano azul existe quando há potencial para maiores lucros, já que agora existe competição, mas irrelevante.
A estratégia visa capturar novas demandas e tornar a concorrência irrelevante, introduzindo um produto com características superiores. Ela ajuda a empresa a obter lucros enormes, mesmo o preço do produto sendo um pouco alto, devido às suas características únicas.”
Fonte: ALEXANDRE, Rodrigo. Você conhece a estratégia do oceano azul e oceano vermelho? Saiba como elas podem ajudar a definir a situação da sua empresa. In: Webinsider, 29 mar. 2018. Disponível em: <https://webinsider.com.br/oceano-azul-e-oceano-vermelho>. Acesso em: 30 jan. 2020. Negritou-se.
Acerca do tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta conforme os estudos da disciplina:
I. Oceano azul, como hoje conhecemos a expressão, é um termo que foi cunhado na Grécia Antiga por Aristóteles.
II. A estratégia do oceano azul presume que o mercado tenha limites fixos, impossíveis de serem transpostos.
III. A estratégia de batalha “oceano vermelho” remete ao sangue da luta de empresas competindo por um mesmo espaço de mercado.
IV. Negócios ligados ao uso da internet, de softwares de inteligência artificial, debiotecnologia, por serem mercados muito antigos e já estabilizados, não têm espaço para novos empreendedores.
V. Na visão de Kim e Mauborgne, empresas que sobrevivem e se desenvolvem com êxito são aquelas que propõem valor para renovar ou abrir novo mercado, diferenciando sua ação da dos competidores.
 É correto somente o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	III e V.
Você acertou!
-A estratégia do oceano azul parte do fato de que há uma quantidade enorme de mercados setores que aparecem devido às mudanças 
no mercado.
-A estratégia de batalha “oceano vermelho” remete ao sangue da luta de empresas competindo por um mesmo espaço de mercado, 
sem inovação, sem busca de verdadeiros diferenciais.
-Na visão de Kim e Mauborgne, empresas que sobrevivem e se desenvolvem com êxito são aquelas que propõem valor para renovar 
ou abrir novo mercado, diferenciando sua ação da dos competidores de tal maneira que tornam irrelevante a concorrência.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. 
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 48-49.
Questão 8/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Uma forma de trazer valor agregado à atividade profissional é atualizar as condições de gestão. “Observamos como características marcantes nesse processo de atualização das condições administrativas”, principalmente, procedimentos relacionados com os atos de delegar, liderar, e agregar valor.”
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012. Negritou-se.)
Acerca do tema do enunciado, conforme os estudos da disciplina, associe características (Coluna 1) a sua explicação (Coluna 2):
 Coluna 1
(D) Delegar.
(L) Liderar.
(A) Agregar valor a produtos a serviços.
 Coluna 2
(  ) Isso pode ser feito por meio da valorização dos conhecimentos e dos talentos das pessoas.
(  ) Para agilizar os processos e resolver pressões que envolvem o ambiente de trabalho.
(  ) Não para autoritariamente tolher as pessoas, mas para estimular a capacidade de iniciativa de todos os colaboradores.
 Assinale a alternativa que contém a sequência correta da coluna 2:
Nota: 10.0
	
	A
	D, A, L.
	
	B
	L, A, D.
	
	C
	A, L, D,
	
	D
	D, L, A.
	
	E
	A, D, L.
Você acertou!
Agregar valor a produtos a serviços – Isso pode ser feito por meio da valorização dos conhecimentos e dos talentos das pessoas.
Delegar – Para agilizar os processos e resolver pressões que envolvem o ambiente de trabalho.
Liderar – Não para autoritariamente tolher as pessoas, mas para estimular a capacidade de iniciativa de todos os colaboradores.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 46-47.
Questão 9/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
Antes de nossa questão, vamos contextualizar o tema da delegação:
“No mundo corporativo, delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão. [...]
É importante sublinhar que uma autoridade delega apenas tarefas, não responsabilidades. Ao transferir poder para um subordinado, o líder continuará responsável pela tarefa perante os seus superiores, devendo prestar contas a eles. O processo de delegação, portanto, demanda consciência sobre a possibilidade de ter de responder por erros cometidos por subordinados.”
Fonte: DICIONÁRIO FINANCEIRO. O que é delegação na administração?. Disponível em: <https://www.dicionariofinanceiro.com/delegacao>. Acesso em: 05 fev. 2020. (Destaques no original.)
De acordo com os estudos da disciplina sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) O gestor não só deve acompanhar a execução da tarefa delegada, mas deve fazer uma boa seleção de funcionários, comunicar com clareza as informações e propiciar que as pessoas sejam motivadas a executar as atividades.
(   ) Na prática, verifica-se que, muitas vezes, administradores delegam, mas não acompanham a execução das tarefas e, em alguns casos, estas acabam nem sendo executadas.
(   ) A delegação de tarefas deve ser restrita aos casos em que a atividade a ser delegada não tiver grande importância no contexto da empresa ou do setor pertinente.
De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, V.
	
	B
	V, F, F.
	
	C
	V, V, F.
Você acertou!
“Ao delegar, o gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem 
comprometer o processo final. Destacamos esse procedimento porque, muitas vezes, constata-se que alguns administradores delegam,
mas não acompanham a execução das tarefas e, em alguns casos, estas não são executadas. [...] Além de acompanhar, recomenda-se 
que o gestor faça uma boa seleção de funcionários, comunique com clareza as informações e que as pessoas sejam motivadas a executar
as atividades.” Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento 
Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 86.
	
	D
	F, F, V.
	
	E
	V, F, V.
Questão 10/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“O fato é que, para entrarmos no mundo dos negócios, é necessário disposição para mudanças. Precisamos estar dispostos a mudar nossos conceitos e, até mesmo, de cidade/estado/país. Essa reflexão é importante para iniciarmos o processo de planejamento. O ideal é fazermos um planejamento de nossas vidas para um período de dez anos, separando-o em planejamentos de curto, médio e longo prazos.” 
(SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
Conforme os estudos da disciplina, associe as áreas de planejamento (Coluna 1) a seus exemplos (Coluna 2):
Coluna 1:
(F) Planejamento familiar.
(A) Planejamento acadêmico.
(P) Planejamento profissional.
 Coluna 2:
(   ) Fazer um curso de inglês.
(   ) Trabalhar no escritório XYZ.
(   ) Encontrar o grande amor da minha vida.
(   ) Realizar uma pós-graduação ao terminar a faculdade.
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da coluna 2:
Nota: 10.0
	
	A
	F, P, F, A.
	
	B
	A, P, F, A.
Você acertou!
Fazer um curso de inglês e realizar uma pós-graduação são objetivos (ou planejamentos) acadêmicos.
Trabalhar no escritório XYZ é um planejamento profissional.
Encontrar o grande amor da sua vida é um planejamento familiar.
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico.
Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 24
	
	C
	P, P, A, A.
	
	D
	A, A, F, P.
	
	E
	P, A, F, A

Continue navegando