Buscar

Contextualizada_Metod Ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
EAD PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
ANDRESSA RIBEIRO DE QUEIROZ
AMÉLIA QUERUBINA OLIVEIRA DA SILVA LOPES
PRISCILA MARQUES DE FREITAS
“A educação tem por objetivo principal formar cidadãos críticos e criativos com condições aptas para inventar e ser capazes de construir cada vez mais novos conhecimentos. O processo de Ensino/Aprendizagem está constantemente aprimorando seus métodos de ensino para a melhoria da educação. O lúdico é um desses métodos que está sendo trabalhado na prática pedagógica, contribuindo para o aprendizado do alunado possibilitando ao educador o preparo de aulas dinâmicas fazendo com que o aluno interaja mais em sala de aula, pois cresce a vontade de aprender, seu interesse ao conteúdo aumenta e dessa maneira ele realmente aprende o que foi proposto a ser ensinado, estimulando-o a ser pensador, questionador e não um repetidor de informações.”
LISBOA, M. A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos. Disponível em: http://brinquedoteca.net.br/?p=1818
O que achou do texto? Vamos adiante?
De acordo com a citação acima elabore um texto dissertativo-argumentativo descrevendo a importância do uso de atividades lúdicas para a fixação do conhecimento dos alunos do ensino básico.
	A educação para ser efetivamente eficiente precisa estar em constante mudança, ou seja, sempre inovando para acompanhar os desenvolvimentos contemporâneos. Porém, é necessário que essas inovações sejam atrativas e prazerosas ao educando, e que principalmente, gere resultados eficazes.
Hoje em dia, crianças e jovens vêm acompanhando a evolução tecnológica de tal maneira, que tudo para eles se não houver tecnologia envolvida, perde o encanto. Diante dessa realidade, os jogos digitais são excelentes ferramentas que podemos utilizar para a fixação do conhecimento de nossos alunos. Além de despertar a curiosidade e o interesse, os jogos estimulam a inteligência e criatividade, dando um significado ainda maior para o objeto de aprendizagem, podendo chegar ao resultado esperado sem pressão e de maneira lúdica.
Segundo Freitas (2019), “o jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Ela experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades”.
Apesar de exigir um planejamento mais elaborado, com mais pesquisas sobre faixa-etária e se atenderá ou não os objetivos de aprendizagem, ainda assim, vale a pena se valer desse recurso pedagógico que é a ludicidade, uma técnica dinâmica. Pois, tudo que colocamos mais próximo da vivência e realidade do educando, se torna mais fácil para que ele absorva, também o deixa mais a vontade para interagir com os demais, bem como com o próprio educador, dando também maior possibilidade de torna-lo um cidadão crítico e construtor de novos conhecimentos.
REFERÊNCIAS: LISBOA, M. A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos. Linked in, 2016. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-na-aprendizagem-com-aux%C3%ADlio-dos-espa%C3%A7o-trilhar. Acesso em: 20/03/2020.
FILHO, O. R. A ludicidade na construção de conhecimento em aulas de Ciências nas séries iniciais da educação básica. Experiências em Ensino de Ciências. v. 18, n. 2, p. 144 – 161, 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID487/v13_n2_a2018.pdf. Acesso em: 20/03/2020.
FREITAS, P. M. AOL1_Psicomotricidade. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/74914409/aol-1-psicomotricidade. Acesso em: 21/03/2020.

Outros materiais