Buscar

prova 1linguistica aplicada à lingua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Tratar do ensino e aprendizagem da língua requer considerar elementos das diferentes gramáticas descritivas e da parte de descrição que aparece nas gramáticas normativas. Sobre essa concepção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A gramática normativa trata de todas as frases gramaticais que pertencem à língua, enquanto que a gramática descritiva verifica a agramaticalidade da frase.
	 b)
	Não podemos confundir a gramática teórica com a gramática normativa, uma vez que a gramática teórica trabalha com vários elementos linguísticos.
	 c)
	A teoria da gramática, assim como a gramática normativa, procura ditar regras aos usuários da língua.
	 d)
	Por meio da teoria da gramática, buscamos reconhecer a prescrição das regras linguísticas para que nossos alunos possam se expressar corretamente.
	2.
	Para refletir sobre a Linguística Aplicada e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica, é preciso realizar um estudo cuidadoso sobre a linguística desde a sua estruturação enquanto ciência até o surgimento de correntes teóricas que se contrapunham à perspectiva estruturalista que persistiu no surgimento da Linguística Moderna. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Linguística Aplicada prioriza o estudo das unidades linguísticas e de suas respectivas nomenclaturas, desconsiderando a ação em sociedade.
II- Os estudos linguísticos puderam desmistificar certas normatizações da linguagem a partir do enfoque dado à forma da língua.
III- Os críticos da abordagem saussuriana de língua incorporam os processos sociais e da interação entre os seres humanos para o estudo da linguagem. 
IV- O estruturalismo objetivou estudar a língua em sua concretude, enquanto ação de sujeitos que interagem socialmente, com base nas contribuições de Mikhail Bakhtin.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Compreender os estudos da linguagem é essencial para o profissional de Letras para que reflita sobre a abordagem do ensino de Língua Portuguesa na escola, envolvendo atividades e materiais de apoio que possam contribuir para a educação linguística de seus alunos. Sobre os conceitos de língua, linguagem e os estudos da linguística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A língua é um dos atributos da linguagem.
(    ) A linguística é a ciência que se interessa pela linguagem articulada e inarticulada.
(    ) A linguística tem o objetivo de prescrever normas ou ditar regras de correção para o uso da linguagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	4.
	O estudo da Linguística Aplicada não é prescritivo. Essa área do conhecimento busca tratar do debate sobre o ensino da língua, da descrição e da análise da língua para compreensão de usos sociais. Nesse escopo, compreendemos que todas as línguas variam de diferentes formas e por diferentes razões. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As variedades linguísticas refletem as regras gramaticais, pois a fala das pessoas é reflexo da língua escrita.
(    ) É possível afirmar que cada pessoa fala conforme a situação comunicativa (formal ou informal), dentre outros fatores, o que determina a variação diafásica.
(    ) A variação diacrônica é um importante fator de observação sobre a mudança linguística, observável em casos como da transformação do pronome você: vossa mercê, vossemecê, vosmecê, vancê e você. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	O texto a seguir é um excerto da entrevista com a pesquisadora e especialista no ensino da leitura, Carla Coscarelli, disponibilizada no portal on-line "Escrevendo o Futuro":
São frequentes as notícias de que muitos alunos terminam o Ensino Fundamental sem saber ler. Isso realmente acontece? 
A linguagem e a leitura são competências que as pessoas precisam desenvolver. É preciso procurar formas de detectar o problema e propor ações para solucioná-lo. Às vezes a escola não sabe como lidar com a leitura. Então, quando eu penso em modelo de leitura, busco integrar uma série de estudos. Quando se analisa o livro didático, percebe-se que a maioria das atividades é de localizar a informação, identificar qual é o tema do texto e dar uma opinião ou sair do texto. Trabalha-se pouco com o léxico, a sintaxe, a inferência. Aí, quando chegam as avaliações em massa, como do SAEB [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica], ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio], há um buraco enorme. Constata-se o que a escola ensina e as crianças conseguem se sair bem, por exemplo, localizar informações no texto, dar uma opinião ou extrapolar ou depreender o tema. Mas nas operações inferenciais, tão fundamentais na leitura, os estudantes não se dão bem. Isso precisa ser trabalhado e ainda não foi incorporado pela escola, pelo livro didático. Eu penso a leitura muito como operação mental, como um processo ativo do leitor, em que o professor pode interferir e ajudar. 
Das passagens a seguir, retiradas do texto, assinale a alternativa CORRETA cujo conteúdo é apropriado para exemplificar a definição de língua como forma ("lugar") de interação:
FONTE: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/entrevistas/artigo/556/entrevista-carla-coscarelli. Acesso em: 18 jun. 2018.
	 a)
	[...] a maioria das atividades é de localizar a informação, identificar qual é o tema do texto e dar uma opinião ou sair do texto.
	 b)
	[...] a escola não sabe como lidar com a leitura.
	 c)
	Eu penso a leitura muito [...] como um processo ativo do leitor.
	 d)
	[...] a escola ensina e as crianças conseguem se sair bem, por exemplo, localizar informações no texto.
	6.
	Texto 1
Mas o que é a língua? Para nós, ela não se confunde com a linguagem; é somente uma parte determinada, essencial dela, indubitavelmente. É, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos (SAUSSURE, 2004, p. 17).
FONTE: SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
Texto 2
O pensamento Vigotskyniano, porventura, mais relevante, mais inovador e que mais marcante refere-se à comunicação, à interação social enquanto função primordial da fala. É para comunicar que o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem, e é a necessidade de comunicar que impulsiona o seu desenvolvimento. Na ausência de um sistema de signos, linguísticos ou não, a comunicação torna-se limitada e de cariz mais afetivo, já que a transmissão racional e intencional de experiências e de pensamentos requer um sistema mediador - a fala. 
FONTE: BRITES, Isabel; CÁSSIA, Roberta de. Pensamento e linguagem. Rev. Lusófona de Educação, 2012, n. 22, p. 179-184 (adaptado.
Texto 3
Segundo Bakhtin (1986), a língua não pode ser compreendida isoladamente, fora de seu contexto social, enfocando a importância dos fatores extralinguísticos para seu entendimento, ultrapassando, assim, a visão da língua como um sistema. Para ele, o signo ideológico por excelência é a palavra, sendo uma ponte entre um e outro indivíduo envolvidos nas comunicações sociais (ARAÚJO; VIEIRA; CAVALCANTE, 2009, p. 4).
FONTE: ARAÚJO, Isabela Rosália Lima de; VIEIRA, Adriana da Silva; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva. Contribuições de Vygotsky e Bakhtin na linguagem: sentidos e significados. Debates em Educação, Maceió, v. 1, n. 2, p. 1-14, Jul./Dez. 2009.
Com base nos textos apresentados, avalie as asserções a seguir:
I- A concepção de linguagem presente na perspectiva bakhtiniana aproxima-se à concepção saussuriana. 
PORQUE
II- Vinculam-se à corrente de pensamento doestruturalismo, que observa o funcionamento da língua que subjaz ao uso concreto dos sujeitos falantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda explica a primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não explica a primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma explicação verdadeira.
	7.
	Os estudos linguísticos que se propõem a discutir língua culta ou padrão partem desde um ponto de vista histórico até a observação do comportamento da língua em seu funcionamento atual. Logo, a língua não é analisada isoladamente no seu estado atual, de modo a ignorar os aspectos históricos e sociais que a constituem. Nessa perspectiva, sobre os estudos linguísticos, analise as sentenças a seguir:
I- Observam o comportamento da língua em seu funcionamento sob uma perspectiva sincrônica, em contraposição à diacrônica. 
II- Compreendem o porquê uma variedade da língua é eleita como norma gramatical tradicional em detrimento de outras variedades possíveis. 
III- Desmistificam as variações linguísticas por não serem válidas em comparação com a língua culta nas aulas de Língua Portuguesa.
IV- Demonstram que a norma padrão é a única forma linguística que não corresponde a uma variedade da língua e por isso tende a ser vista como correta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	Com relação às variações linguísticas do português brasileiro, podemos entender que existem diferentes formas de proferir um discurso, pronunciar uma palavra, escolher o léxico, estruturar a frase. Essa noção contribui para a reflexão do que é "erro" na língua e suas implicações para a educação linguística nas escolas. A esse respeito, leia o excerto a seguir, retirado da página da pesquisadora Bortoni-Ricardo, acerca do estatuto do erro na língua:
"Na fala, como acabamos de argumentar, não enfatizamos erros, enxergando-os apenas como diferenças entre maneiras possíveis e competitivas de se falar: "se ele vinher" e "se ele vier" são duas maneiras de dizer a mesma coisa, a primeira associada a estigma na ecologia sociolingüística do português do Brasil e a segunda, prestigiada."
Considerando o contexto do ensino de língua descrito no texto, avalie as asserções a seguir:
I- "Se ele vinher" não representa erro linguístico.
PORQUE
II- Todo falante constrói frases e textos de acordo com os mecanismos internalizados que regem sua modalidade de língua.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BORTONI-RICARDO, S.M. O Estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index.php/artigos/1251-o-istatuto-io-iaao-oa-liogua-oaal-i-oa-liogua-isiaita-65368652. Acesso em: 13 jun. 18.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	Tanto a primeira asserção como a segunda são proposições falsas.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	9.
	Diferentes termos teóricos voltados à gramática perpassaram seus estudos, tais como: gramática normativa, teoria da gramática, gramática descritiva, agramaticalidade. Sobre gramática normativa e descritiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A gramática descritiva valida os usos e as sentenças praticados por diferentes comunidades linguísticas.
(    ) A gramática normativa padroniza a língua, considerando uma variedade apenas como válida.
(    ) A noção de gramática descritiva tem levado professores a acreditarem que o ensino de língua portuguesa se limita a exercícios de aprendizagem de regras e nomenclaturas.
(    ) A gramática normativa tende a considerar que a língua varia em diferentes aspectos para prescrever regras linguísticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	A questão "como ensinar gramática?" ofuscou outras questões mais importantes sobre a educação linguística nas escolas brasileiras, tais como: "para que ensinamos o que ensinamos?"; "para que as crianças aprendem o que aprendem?". A partir dessa reflexão, com relação ao debate proposto pela linguística aplicada, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ensino de língua portuguesa permite elevar o repertório linguístico do aluno, a fim de que possa substituir sua variedade linguística pela norma padrão da língua.
	 b)
	O ensino de língua portuguesa deve oportunizar o contato com a abordagem normativa-prescrita, a fim de empoderar as camadas populares com o uso correto da língua.
	 c)
	Ensinamos língua portuguesa para que nossos alunos aprendam a usar a língua da forma correta, já que falar e escrever certo é essencial para candidatura em vagas disputadas de emprego e vestibulares.
	 d)
	Os alunos aprendem língua portuguesa para terem acesso a variantes da língua, como a própria norma padrão.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando