Buscar

APOL 2 ETICA DE GESTAO PUBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quando falamos em SIG, é importante definir de maneira distinta cada um destes conceitos. Na interação com sistemas organizacionais, os dados podem se transformar em informação, caracterizados pelo valor que proporcionam.
Fonte: ELEUTÉRIO, Marco Antonio Masoller. Sistemas de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015.
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual é a diferença entre DADOS e INFORMAÇÃO?
resp dados são registros de algo que foi observado e medido, e que podem ser expressos de maneira numérica, textual ou visual. Informação é quando um dado, ou conjunto de dados, é interpretado e analisado.
2) O pensamento platônico, cujo protagonista é sempre Sócrates, concebe a filosofia como um grande projeto educativo das classes governantes, entendendo-a como condição primeira para o estabelecimento do Estado ideal e do governo ideal voltado à justiça social e política, do qual, no entendimento platônico, a pólis grega tanto necessitava. Para Platão, tal governo deveria ser exercido por reis filósofos, considerados como os únicos aptos a desempenhar esse papel. 
resp
e) A racionalidade e a irracionalidade.
3)“Os dados em geral são coletados em grande volume e em formatos inadequados para serem utilizados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessário convertê-los por meio de algum tipo de reformatação que facilite sua interpretação” (Pohl, 2015).
A partir desse contexto, e de acordo com os estudos realizados durante a disciplina, a conversão de dados em informações envolve algumas etapas. Quais são elas? 
resp B	
Filtragem, processamento e a apresentação.
4) Nascido em Estagira, ..... (384-322 a.C.) foi a Atenas para aprimorar seus estudos, não suspeitando da derrocada da vida política do mundo helênico, com lutas fratricidas e suicidas entre as cidades-Estados gregas. Entre idas e vindas, por volta de 335 a.C., de volta a Atenas, fundou sua escola, o Liceu Peripato, assim denominada pelo seu costume de dar aulas caminhando no entorno de Atenas. Tomando a cidade-Estado em crise como objeto de suas reflexões, permitiu-se filosofar sobre essa realidade concreta, sobre esse espaço público, dando-se conta da necessidade de pensá-la sem perder de vista os ideais que a transcendiam. 
Fonte: RODRIGUES, Zita Ana Lago. Ética na gestão pública. Curitiba: InterSaberes, 2016 (Série Gestão Pública).
resp 
aristoteles
5)
De acordo com Rios (1994, p. 24) “A moral de uma determinada sociedade indica e normatiza o comportamento que deve ser considerado bom ou mau. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade dos valores [de cada período histórico]”. Essa afirmação ilustra nossa intenção de examinar o tratamento dado aos temas da ética e da moral no decorrer da história da civilização ocidental, abrangendo quatro grandes períodos. Quais são esses grandes períodos? 
 
l– Antiguidade Clássica.
II – Idade Média.
III – Renascimento.
IV - Idade Moderna.
V – Modernidade Clássica.
resp 
Somente as asserções I, II, III e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais