Buscar

A1 - ROTINAS DE PESSOAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTINAS DE PESSOAL
Atividade 1 (A1)
CLT - Consolidação das Leis do Trabalho
Na CLT estão inseridos os direitos e deveres do empregador e do empregado. Apesar de criticada, ela assegura importantes benefícios aos trabalhadores. Como toda legislação, precisa de atualização com o tempo, e ajustes, especialmente em cenários diferenciados e mais específicos, como pequenas e médias empresas.
Antes da criação da CLT, era comum haver o abuso nas relações trabalhistas, pois não existiam leis que regulamentavam o horário de trabalho, as condições, descansos, férias e outros benefícios. Outra vantagem da criação da CLT é que os processos trabalhistas passaram a ser julgados mais rapidamente. 
Explique, com suas palavras, como e quando foi criada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e qual a sua contribuição para os trabalhadores. Mencione os assuntos abordados pela CLT, e quem não é assistido por ela também.
Resposta:
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) surgiu pelo Decreto-Lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada por Getúlio Vargas. Seu principal objetivo é proteger o trabalhador já que eram considerados uma minoria. Na CLT, está inserido os direitos e deveres do empregador e do empregado. 
Os principais assuntos abordados pela CLT são: registro do trabalhador; jornada de trabalho; horas extras; descanso; férias; contratos de trabalho; rescisões; estabilidade; aviso prévio; direito à greve; licença-maternidade; medicina do trabalho; convenções coletivas; justiça do trabalho e fiscalização. 
Na CLT quem não é assistido é: trabalhadores rurais e funcionários públicos.

Outros materiais