Buscar

extinção do contrato de trabalho com prazo determinado

Prévia do material em texto

Extinção do contrato de trabalho com prazo determinado
- Extingue-se no termo final fixado no contrato ou antecipadamente, não sendo aceito outro meio de justificativa para a ruptura deste contrato
- A indenização, quando caso de rescisão antecipada, varia conforme cláusula assecuratória (479: sem justa causa, indenização é a metade do valor que se deve até o fim do contrato e 480: o empregado não pode se desligar sem justa causa, podendo ser obrigado a indenizar o empregador nas mesmas condições que seria indenizado)
- A indenização do contrato indeterminado segue a regra de 1 salário por ano trabalhado, sendo que o primeiro não conta por ser considerado experiência.
- Se o contrato contiver cláusula de rescisão antecipada, em caso de rescisão, segue as mesmas regras da rescisão de contrato com prazo indeterminado (via de regra todo contrato é de prazo indeterminado, salvo exceções. A cláusula de tempo determinado deve estar escrita no contrato).
- Em regra o contrato de prazo indeterminado de extingue com a dação do aviso prévio (exceção de falecimento do empregado ou empregador pessoa física, justa causa, rescisão indireta, força maior etc.)
- A suspensão do empregado por mais de 30 dias implica na rescisão injusta do contrato de trabalho
Extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregado
EXTINÇÃO POR INICIATIVA DO EMPREGADO:
RESCISÃO INDIRETA: Prevista no art. 483 da CLT, quando configurada qualquer das hipóteses previstas autoriza ao empregado pleitear a rescisão percebendo as indenizações devidas como se despedido imotivadamente.
PEDIDO DE DEMISSÃO: O empregado pode rescindir o contrato por vontade própria. O pedido de demissão deve ocorrer por escrito, embora tenha validade na forma verbal. O empregado com mais de um ano na empresa deve ter o seu pedido de demissão homologado no sindicato de classe.
PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA (PDV ou PDI): Os planos referidos no título são lícitos, contudo, em que pese pagar normalmente parcelas maiores por conta de incentivo à saída do empregado, somente quitam as parcelas constantes do recibo rescisório (OJ 270, TST).
CULPA RECÍPROCA: (art. 484, CLT) quando ambos contraentes participam com culpa para o rompimento do contrato. Prescinde de reconhecimento judicial e reduz as indenizações devidas por metade. Ex. empregado que não recebe salário em dia e por esta razão de insubordina.
APOSENTADORIA: A aposentadoria compulsória acarreta a extinção do contrato.
EXTINÇÃO OU FALÊNCIA DA EMPRESA:
Em caso de falência os contratos de extinguem automaticamente na data da cessação das atividades, pois alguns contratos podem permanecer com trabalho para a massa falida e sob a orientação da sindico. Em caso de extinção os contratos cessam com as atividades da empresa. Os salários só são devidos até a data da cessação das atividades (súmula 173,TST).
No caso de empregado estável, impossibilitada a transferência para matriz ou outra filial fica o empregador obrigado a indenizar em dobro (inteligência do art 497, CLT).
MORTE DE EMPREGADOR PESSOA FÍSICA: Ao empregado é assegurado o direito de continuar prestando serviços aos sucessores ou não.
FALECIMENTO DO EMPREGADO: Ocorre a cessação do contrato em razão do caráter personalíssimo do contrato. As indenizações serão pagas aos sucessores sem aviso prévio e multa de 40%.
FACTUM PRINCIPIS: Quando o contrato se tornar impossível em razão de norma municipal, estadual ou federal deverá o governo federal pagar as indenizações devidas que são as mesmas de uma despedida sem justa causa.
FORÇA MAIOR: Ocasionada por eventos da natureza (imprevisível e inevitável) reserva ao empregado uma indenização por metade da devida em caso de rescisão imotivada. Porém, o acidente do Vôo 3054 da TAM em SP que atingiu alguns estabelecimentos comerciais foi considerado força maior para a cessação de contratos de trabalho.
Aviso prévio
- É a notificação que uma parte faz à outra de que, no prazo mínimo de trinta dias ou 8 dias para quem recebe semanalmente, deseja resilir o contrato. 487 CLT. 
- é devido aviso prédio na rescisão indireta. As horas extras habituais integram o valor do aviso prévio indenizado. 
- A cada ano de serviço aumenta-se mais três dias aos 30 já devidos. Tempo igual um superior a 6 meses já concede estes 3 dias. Para a contagem do tempo, exclui-se o dia do começo e inclui-se o dia do fim (sumula 380 TST)
- Possui natureza salarial, mas se não concedido ou indenizado, possui natureza indenizatória.
- se não dado o aviso, o empregador deve indenizar com o salário correspondente, incluindo reajustes e a data de saída do empregado deve ser a data do término d aviso, mesmo que este tenha sido indenizado.
- durante o aviso não pode ocorrer aquisição de estabilidade ou garantia de emprego, entre outra situações atípicas.
- No caso de concessão de auxílio doença durante o aviso prévio suspende-se o contrato concretizando-se os efeitos da rescisão após alta do benefício (súmula 371 do TST).
- O aviso prévio indenizado, cumprido em casa ou dispensado o cumprimento, antecipa o pagamento das parcelas rescisórias devidas para dez (10) dias após a notificação (OJ 14 – SBDI 1 do TST). No caso de aviso trabalhado o prazo para pagamento das parcelas rescisórias será o primeiro dia útil após o seu término. O pagamento fora de prazo sujeita o empregador ao pagamento de multa equivalente a um mês de salário do empregado. (art. 477, §§ 6º e 8º, da CLT)
- durante o aviso prévio trabalhado o empregado terá sua carga de trabalho reduzida em 2 horas por dia (urbano) ou sete dias no final (rural), sem que haja prejuízo, para buscar novo emprego. É facultado ao trabalhador aceitar essa redução, sendo que se não aceitar poderá faltar 1 dia no caso da concessão dos 8 dias e 7 dias seguimos no aviso prévio de 30 dias.
Justa causa
- É todo ato, doloso ou culposamente grave, praticado pelo empregado na vigência de contrato de trabalho que torne indesejável a continuidade da relação de emprego.
- Critérios ou princípios: imediatidade (punição aplicada tão logo seja descoberto o ato, inquérito somente para empregados com estabilidade e a demora para punição pode implicar em perdão tácito), singularidade (única pena para o mesmo fato), proporcionalidade (pena aplicada compatível com a falta cometida), nexo causal (relação entre o fato ocorrido e a pena aplicada) e a ausência de discriminação (isonomia no exercício do poder disciplinar não autorizando penalidades diversas para atos idênticos por razões extrínsecas ao fato)
- atos que caracterizam justa causa para rescindir contrato
a) ato de improbidade; (desonestidade ou lesão ao patrimônio)
b) incontinência de conduta ou mau procedimento;
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;
e) desídia no desempenho das respectivas funções (atrasos constantes)
f) embriaguez habitual ou em serviço;
g) violação de segredo da empresa;
h) ato de indisciplina ou de insubordinação;
i) abandono de emprego;
j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
l) prática constante de jogos de azar.
m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado.
n) condutas comprovadas em inquérito
o) o não uso de EPI 
Resolução – uma das partes se vale do Judiciário para dar fim ao processo, exemplo é a rescisão indireta (artigo 483)
Resilição – ocorre a declaração de uma ou ambas partes de forma convencional, exemplo o fim de contrato com prazo determinado.
Rescisão – se opera quandohá lesão contratual, ou seja, quando há descumprimento de cláusula contratual por uma das partes.
Cessação – quando se caracteriza o término da relação contratual em razão do óbito de uma das partes.

Continue navegando