Buscar

Técnica dietética exercício online

Prévia do material em texto

Técnica dietética (online)
Conteúdo 3
1) “Para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes, tais como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos ingredientes. Quando se executa uma receita, é imprescindível que os ingredientes sejam medidos com precisão” (PHILIPPI, 2003). Como nem sempre existem balanças disponíveis para obter o peso do alimento, conhecer e empregar as técnicas corretas de medição dos ingredientes é fundamental para a elaboração da receita culinária. Assinale a alternativa que descreve corretamente a técnica correta para a medição dos alimentos.
Resposta: 
b-Para medir ingrediente seco, o ingrediente deve ser peneirado e colocado no recipiente medidor com o auxílio de uma colher, sem apertá-lo ou acomodá-lo. A medida deve ser nivelada.
Justificativa: para ter um resultado mais preciso, o uso correto do medidor e o nivelamento ajudam.
2) Técnica Dietética é a sistematização e o estudo dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos visando a preservação do valor nutritivo e a obtenção de características sensoriais desejadas. Em relação aos objetivos de técnica dietética, julgue os itens a seguir:
I- O objetivo dietético consiste em modificar os alimentos por meio de processos culinários para facilitar a digestão.
II- O objetivo higiênico consiste em prevenir a ação de fatores externos que possam prejudicar a qualidade dos alimentos e prolongar a sua vida últil.
III- o objetivo operacional consiste em preparar e organizar espaços físicos, materiais, equipamentos e utensílios, planejar os cardápios e capacitar o pessoal selecionado para o trabalho.
IV- O objetivo sensorial consiste em apresentar os alimentos de forma que desperte os sentidos.
V- O objetivo nutritivo consiste em adequar a forma de preparo dos alimentos da dieta às necessidades fisiopatológicas do indivíduo.
Estão corretos os itens:
Resposta
d- II, III e IV, são verdadeiras; I É FALSA, O OBJETIVO DA DIETETICA É PRESERVAR OS NUTRIENTES DO ALIMENTO E NÃO MODIFICA-LO 
3) A disciplina Técnica Dietética conta com atividades práticas que complementam e aprofundam os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, onde o aluno irá vivenciar situações práticas sobre como aplicar técnica dietética nas diversas áreas de atuação do nutricionista. Em relação aos objetivos das aulas práticas de Técnica Dietética, marque a alternativa INCORRETA:
Resposta 
a- Nas aulas praticas estamos com o aprendizado de diversos alimentos em diversas condições, não só em natura
 
Sobre a mensuração de alimentos a opção INCORRETA :
I - O tipo de utensílio, a temperatura, o tempo de preparo, a qualidade e a quantidade de ingredientes são fatores determinantes para o sucesso da preparação culinária.
II - A utilização das medidas usuais de consumo apresentam como vantagem menor custo e facilidade de utilização.
III - Os alimentos secos como farinha, açúcar, aveia ou grãos devem ser pressionados para serem medidos e com o auxílio de uma colher, os alimentos são cuidadosamente colocados no utensílio de medida. Com uma espátula ou o lado cego da faca, a superfície do recipiente deve ser nivelada, retirando-se o excesso.
IV - Alimentos pastosos (doce de leite) ou gordurosos (manteiga, banha, margarina) devem ser pesados sempre em temperatura ambiente e colocados em utensílio padronizado, com o auxílio de uma colher. Deve-se pressionar o alimento a cada adição a fim de acomodá-lo e evitar a formação de bolhas de ar.
V - Para alimentos líquidos (óleo, leite e água) não há preocupação com a sua compactação natural, mas há regras básicas de pesagem (quanto à temperatura do alimento e nivelamento) que devem ser observadas. A leitura deve ser feita visualizando o menisco superior
RESPOSTA:
B- Apenas a alternativa III está incorreta, OS ALIMENTOS NÃO PRECISAM SER COLOCADOS COM AUXILIO DE COLHER OU TIRAR O EXCESSO.
Conteúdo 4
1) Um nutricionista de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) leu um estudo sobre o efeito positivo da realização de ações de intervenção focando na mudança do consumo de alimentos mais calóricos em favor do consumo de frutas e hortaliças para a diminuição de excesso de peso em trabalhadores e decidiu aumentar a oferta de saladas no restaurante que trabalha. Dentre as opções de saladas, o nutricionista irá servir 4 vezes por mês 80g de salada de brócolis cozido aos 500 clientes atendidos pelo restaurante. Qual a quantidade de brócolis que a UAN deverá comprar por mês considerando que o IPC do brócolis é 1,8, seu IC é 0,9?
Resposta
c-320 kg
2) Leia atentamente a receita abaixo:
Farofa de linguiça
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
100 g de linguiça fresca
1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
meia colher (sopa) de tempero pronto
meia xícara (chá) de azeitona verde picada
meia xícara (chá) de salsa picada
Modo de preparo:
Numa frigideira, aqueça o óleo e a manteiga e doure a cebola. Acrescente a linguiça e doure bem.  Junte a farinha, o tempero e a azeitona. Por último acrescente a salsa.
Qual(is) tipo(s) de calor é (são) utilizado (s) no preparo dessa receita? 
 Resposta:
C- calor seco com gordura; transmissão de calor de forma indireta ao alimento, por meio da gordura
3-Os alimentos podem ser fracionados em partes menores, onde cada parte contém diferentes componentes. Por meio da divisão com separação de partes é possível separar dois líquidos, dois sólidos ou um sólido de um líquido. Marque a alternativa INCORRETA em relação aos métodos para separação de partes:
Resposta
b- Não é necessário a medida de densidade
4) Para comemorar o primeiro ano de vida de seu filho, uma grande empresária contratou o serviço de um profissional nutricionista para organização da festa. Após um primeiro contato, a contratante comunicou que gostaria que dentre as preparações gostaria que fosse servida torta de frango. Sabendo que o valor per capta de peito de frango é 115g e que seu IPC é 1,15 e responda para quantas pessoas serão servidas com os 45 kg de peito de frango comprados. Ressalta-se que como não foram solicitadas as confirmações da presença, a empresária solicitou que fosse preparado a mais de carne uma quantidade de 10%.
 
AUTORIZADO A UTILIZAR A CALCULADORA DO COMPUTADOR
Resposta
c-340
conteúdo 5
1) Carne é o conjunto de tecidos, de cor de consistência características, que recobre o esqueleto dos animais. Comercialmente, denomina-se carne todas as partes dos animais que servem de alimentos ao homem, incluindo aves e peixes. Atualmente observa-se um aumento do consumo de carne em detrimento ao consumo de cereais, feijões e tubérculos. Sobre a estrutura da carne, assinale a alternativa INCORRETA:
RESPOSTA
d- Lagarto é uma carne magra

Continue navegando