Buscar

Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação

Prévia do material em texto

1.
	Existem duas formas distintas de trabalho em uma organização: trabalho em grupo e trabalho em equipe. Apesar de ambas as formas de trabalho, reunirem um conjunto de pessoas com um objetivo em comum, há quatro diferenças principais que permitem identificar cada uma delas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma das principais diferenças entre os grupos de trabalho e equipes de trabalho:
	a)
	Os grupos de trabalho possuem responsabilidades individuais e coletivas, enquanto as equipes de trabalho possuem apenas responsabilidades individuais.
	b)
	As equipes de trabalho possuem um líder, enquanto os grupos de trabalho compartilham a liderança entre seus membros.
	c)
	Os grupos de trabalho deliberam e executam o trabalho a ser realizado, enquanto as equipes de trabalho discutem e delegam.
	d)
	As equipes de trabalho têm produtos de trabalho coletivos, enquanto os grupos de trabalho têm produtos de trabalho individualizados.
	3.
	Por questões relacionadas a valores, princípios e interesses pessoais, é comum que haja algum tipo de conflito no ambiente de trabalho. Contudo, muitos conflitos são desnecessários e poderiam ser evitados com atitudes simples. Com relação às situações que podem ser entendidas como fontes de conflito, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inveja.
(    ) Fofocas.
(    ) Cumprir o horário.
(    ) Intrigas de colegas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	F - V - F - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	V - V - F - V.
	4.
	Por conta da complexidade das tarefas a serem executadas dentro de uma organização, cada vez mais se exige que as pessoas estejam preparadas para trabalhar em equipe. Acredita-se que as diferentes habilidades de cada pessoa que compõe a equipe podem contribuir para tornar o trabalho mais eficaz e criativo. É importante lembrar que, além das vantagens, o trabalho em equipe também apresenta algumas desvantagens. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Vantagens.
II- Desvantagens.
(    ) A equipe tem mais fontes de informações.
(    ) A equipe pode pressionar o indivíduo.
(    ) Permite lidar com novos desafios.
(    ) Distribui a responsabilidade por todos os membros da equipe.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - I - I - II.
	b)
	I - I - II - II.
	c)
	II - II - I - I.
	d)
	I - II - I - I.
	5.
	O processo de comunicação pode ser classificado em comunicação verbal e não verbal. Na comunicação não verbal, o processo de comunicação se dá por meio, por exemplo, de gestos e sinais. Pode ser considerada parte da comunicação não verbal, a linguagem do corpo, a paralinguagem e o vestuário. Sobre o conceito de paralinguagem, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Símbolos utilizados pelas pessoas, como um local de reunião.
	b)
	A forma de se vestir.
	c)
	Postura e expressão corporal.
	d)
	Entonação, ritmo, tom de voz e outros aspectos da fala.
	6.
	Existem várias partes que compõem o processo de comunicação. Uma dessas partes diz respeito à necessidade de traduzir os símbolos para que possam ser compreendidos pelo receptor. A esse processo se dá o nome de:
	a)
	Codificação.
	b)
	Decodificação.
	c)
	Canal.
	d)
	Fonte.
	7.
	Algumas situações são potenciais para gerar conflitos dentro da organização. De acordo com Chiavenato (2005), são três as principais condições antecedentes de conflitos. Em uma delas, o grupo tem a característica de se especializar na busca pela eficiência. Isto faz com que o grupo se diferencie dentro da organização, pois passam a ter objetivos e interesses diferentes dos outros. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta definição: 
FONTE: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	a)
	Recursos compartilhados e limitados.
	b)
	Diferenciação.
	c)
	Dependência da gerência.
	d)
	Interdependência de atividades.
	8.
	A necessidade de se comunicar bem está cada vez mais em evidência nas organizações. Todas as atividades dentro de uma organização, desde a gestão, o planejamento, até o setor de vendas e marketing, possuem informações, e mais, informações que circulam por diversos setores e pessoas da organização. No entanto, existem algumas barreiras que podem dificultar ou impedir um processo de comunicação nas organizações. Barreiras são restrições ou limitações. No processo de comunicação podemos encontrar diversas barreiras. Sobre essas barreiras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Barreiras humanas.
II- Barreiras físicas.
III- Barreiras semânticas.
(    ) Emoções, percepções e preocupações.
(    ) Ambiente de trabalho e falhas mecânicas. 
(    ) Ruídos ambientais.
(    ) Gírias e expressões populares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - II - I - III.
	b)
	I - II - II - III.
	c)
	I - II - III - I.
	d)
	II - III - II - I.
	10.
	Os grupos podem ser diferenciados das equipes de trabalho, por determinadas características. Tal cenário possibilita a afirmação de que toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe. Sobre essas diferenças conceituais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O grupo de trabalho pode ser exemplificado por meio dos membros de um escritório.
(    ) No grupo de pessoas, não existem rótulos definidos, portanto as diferenças não são relevantes.
(    ) Equipes envolvem relacionamentos, que tendem à criação do efeito sinérgico.
(    ) Os processos grupais e de equipe são semelhantes, logo, não há diferenças entre as duas definições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	V - V - V - F.

Continue navegando