Buscar

ATIVIDADE 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 02 – ATIVIDADES 09
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre a companhia de Jesus do Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Tendo em vista a dificuldade que os jesuítas encontravam para realizar a sua obra evangelizadora nas tribos indígenas, eles acabaram por criar as chamadas missões.
	
	O índio era alvo da disputa entre os jesuítas, que queriam convertê-lo ao cristianismo.
	
	As mulheres não tinham acesso aos colégios e eram educadas para a vida doméstica e religiosa.
	
	A educação letrada no Brasil Colonial era direcionada aos homens.
	 
	A companhia foi expulsa do Brasil no século XIX por D. Pedro II.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:
		
	
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
	 
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que os colégios coloniais constituíam a base administrativa das atividades dos religiosos jesuíticas e tiveram atribuição nuclear de concentrar ações tais como:
		
	 
	Alfabetização dos indígenas, ensino de artes e ofícios para indígenas e escravos e ensino da gramática latina para filhos dos colonizadores.
	
	Alfabetização dos indígenas além de preparação destes povos para cursos mais avançados que seriam feitos na Europa.
	
	Exclusividade na educação dos indígenas e ensino de artes ofícios para filhos dos colonos.
	
	Assistência à população e ensino de gramática latina apenas para escravos e indígenas visto que a educação era igualitária.
	
	Alfabetização dos indígenas e pouca assistência à população local tendo um caráter meramente educativo.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	INDIQUE A FORMA COMO OS JESUÍTAS TRATAVAM OS INDÍGENAS NO PROCESSO COLONIZATÓRIO:
		
	
	Dignos e portadores de uma religião consolidada.
	
	Com cultura própria que deveria ser respeitada.
	
	Diversos e com cultura prontamente aceita pelos religiosos.
	 
	Gentios e homogêneos (um só tipo de indígena)
	
	Múltiplos e conhecedores da cultura portuguesa.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação à importância da Companhia de Jesus (jesuítas) no processo da colonização portuguesa no Brasil, leia, com atenção, as afirmativas abaixo.
I. A Companhia de Jesus, nos primeiros anos de atuação no Brasil, voltou-se para a catequese e o ensino de ler e escrever para índios e filhos de colonos.
IV. Um dos objetivos da Companhia de Jesus ao chegar ao Brasil era conquistar um maior número de fiéis e seguidores, a fim de expandir a fé cristã e o poder de Roma.A Companhia de Jesus, procurou adaptar os seus ensinamentos à cultura dos gentios que aqui viviam, criando uma educação peculiar e dissociada da cultura civilizatória européia.O Estado português se atribuiu a função de garantir a unidade política da colônia brasileira deixando a cargo da Companhia de Jesus apenas a tarefa da educação e catequese.
Assinale, abaixo, a opção que contém as afirmativas corretas.
		
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No Brasil colonial, para os filhos da elite (fidalgos, colonizadores) era oferecida uma educação:
		
	
	e) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica era oferecido rudimentos escolares, isto é, ler, escrever e contar.
	
	d) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários.
	 
	a) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada em Portugal.
	
	b) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada na própria Colônia.
	
	c) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida no trabalho pesado ministrada nos colégios, nos seminários.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e durante 210 anos assumiram as atividades relacionadas ao setor da educação no país. Nesse período, promovem uma ação maciça na catequese dos índios, educação dos filhos dos colonos, formação de sacerdotes e da elite intelectual além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra. Quando foram expulsos do Brasil, deixaram uma estrutura composta de 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, sem contar os seminários menores e as escolas de ler e escrever, instaladas em quase todas as aldeias onde existiam casas da Companhia de Jesus. Sobre esses missionários e seus feitos, podemos afirmar que:
		
	
	Embora tenham produzido ações de significativo impacto no campo educacional, não podemos vincular as atividades dos Jesuítas à estruturação da educação pública no Brasil; a educação só se tornará direito do cidadão e dever do Estado em meados do século XXI.
	
	Os Jesuítas iniciaram a educação pública no Brasil e, desde o início do processo, cuidaram para que todos os habitantes do país, não importante se eram índios ou gente da elite, pudessem ter acesso a uma educação de qualidade.
	
	O trabalho realizado pelos Jesuítas no Brasil foi muito importante para que o Brasil, mesmo na condição de colônia, começasse a estruturar as bases culturais e tecnológicas que hoje sustentam o desenvolvimento do país.
	
	Eles promoveram o que podemos considerar como o início da educação pública no Brasil, financiados pelo Estado português que tinha todo interesse em transformar a colônia num novo Portugal
	 
	As atividades dos Jesuítas faziam parte da empresa colonialista e o tipo de educação que produziam visava domesticar os indígenas para facilitar sua dominação pelo colonizador. Por esse motivo, podemos caracterizá-las mais como ação política do que como ação educacional.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado:
		
	
	nas missões, que, ao reunirem os contingentes indígenas, facilitavam o fornecimento de mão-de-obra para a lavoura.
	
	na catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a sua emancipação.
	
	na defesa das fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil.
	
	na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instrução.
	 
	na educação, através das ordens religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.

Continue navegando