Buscar

Av2 - Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Práticas Pedagógicas: Identidade Docente
1)Para Bondia(2002) várias instâncias sociais participam do que aprendemos, mas para que ocorra de fato _________________de aprendizagem.
A primeira comunidade de aprendizagem a que pertencemos é_____________, o grupo social da infância. Daí a importância desse condicionante no desenvolvimento futuro da criança.  A___________ é a segunda comunidade de aprendizagem da criança e por isso precisa levar em conta a comunidade não-escolar dos aprendentes.
(Fonte: BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2002, n. 19, p. 20-28)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima
Alternativas:
· a)depende das condições - a família – escola.
· b)não depende das condições- o melhor amigo – família. 
· c)não depende das condições - o grupo de amigos – igreja.
· d)independe das condições – a família - creche.
· e)independe das condições – a escola – família.
2)Leia a citação a seguir do autor Bondia(2002, p. 24) sobre o tempo e a experiência:
[...]A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca[...] Mas a experiência, enquanto possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar os outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço.
(Fonte: BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2002, n. 19, p. 20-28)
Na citação acima o autor Jorge Larossa Bondia se preocupa com o problema do tempo no mundo contemporâneo e reflete especificamente a um tipo de tempo e o relaciona a experiência do professor. Assinale a seguir "o tempo", a que o autor se refere:
Alternativas:
· a)tempo cronológico.
· b)tempo biológico.
· c)tempo de aprendizagem do aluno.
· d)"tempo vivido" pelo professor com experiências reais e significativas. 
· e)tempo do currículo escolar.
3)O tempo é um fator imprescindível e muitas vezes um fator desafiador ao professor quando se trata do processo de ensino e aprendizagem na escola. De um lado têm-se as ações práticas do professor relacionadas ao "tempo de ensinar" e que deve considerar o currículo e a proposta pedagógica escolar. Mas de outro lado tem-se o "tempo de aprendizagem do aluno", que nem sempre está em consonância com o tempo possível de ensinar do professor.
(Fonte: CASAGRANDE, A. L. et al. Problematização do tempo na escola. Educação: teoria e prática, v. 22, n. 41, set-dez./2012.)
Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação ao tempo na escola e o processo educativo:
( ) Vários são os tempo na escola, tais como o tempo cronológico; tempo vivido; tempo do professor; tempo do aluno.
( ) O tempo de aprendizagem dos alunos são diferentes numa mesma sala de aula, visto que as pessoas são diferentes, de contextos diferentes e chegam a escola muitas vezes com bagagem de conhecimentos também diferentes.
( ) O professor deve considerar o tempo na escola como principal fator sem se preocupar com o tempo de aprendizagem do aluno. Por isso, não deve haver reprovação na escola e deve-se acreditar que aquilo que o aluno não aprendeu hoje irá aprender amanhã com certeza.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a)F – F – V
· b)F – V – F 
· c)V – F – F 
· d)V – V – V 
· e)V – V – F 
4)Leia:
A agenda do professor é organizada em relação as diferentes atividades a serem realizadas e que tem relação com "o tempo na escola".
(Fonte: CASAGRANDE, A. L. et al. Problematização do tempo na escola. Educação: teoria e prática, v. 22, n. 41, set-dez./2012).
Analise as afirmativas a seguir sobre "o tempo na escola":
I-Na escola as atividades tem tempo para começar e acabar, sendo assim o professor deve considerá-lo em sua rotina quando organiza ações para ensinar o aluno.
II-Na escola há tempo de planejar, desenvolver, acompanhar, avaliar.
III- Em cada época do ano há uma demanda por tarefas especificas na escola.
IV- Muitas vezes o professor tem que reorganizar seu planejamento em função do tempo e dos resultados obtidos nas avaliações dos alunos.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
· a)Apenas I e II estão corretas.
· b)Apenas I e III estão corretas.
· c)I, II, III e IV estão corretas.
· d)Apenas I, III e IV estão corretas.
· e)Apenas III e IV estão corretas.
5)Para refletir sobre o futuro da docência implica considerar vários aspectos, dentre eles, desafios, incertezas e também ter a clareza sobre o que é ensinar e aprender na contemporaneidade, para ser um bom professor. Para Paulo Freire(2001) a relação existente entre ensinar e aprender, da qual o docente faz parte, também deve ser vista de modo critico enquanto um processo dinâmico, politico, critico de formação e interação entre pessoas. Nas palavras do autor:
[...] não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos.
(Fonte: FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.42, pp.259-268).
Analise as afirmativas a seguir sobre "ensinar e aprender" a partir das ideias de Paulo Freire:
I- A ideia de articulação entre ensinar e aprender para Paulo Freire demarca o processo de ensino e aprendizagem enquanto dinâmico e transformador tanto da parte do professor quanto do aluno.
II- A experiência de aprender, de conhecer, por parte de quem se prepara para a tarefa docente, envolve necessariamente estudar.
III-O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, se ache disponível a rever-se em suas posições.
Assinale a opção correta:
Alternativas:
· a)Apenas I e II estão corretas.
· b)Apenas I e III estão corretas.
· c)Apenas I está correta.
· d)Apenas III está correta.
· e)I, II e III estão corretas.

Outros materiais