Buscar

NUTRIÇÃO A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os alimentos são classificados quanto à sua composição. Descreva estas classificações e discuta sua importância no arraçoamento animal. 
A classificação dos alimentos é necessária para equilibrar a alimentação de acordo com a necessidade fisiológica de cada espécie. Ex.: Um suíno amamentando, um gado de corte, etc. 
A classificação de Alimentos Volumosos possui > de 18% de fibra bruta. Representam geralmente a porção vegetativa da planta com baixo teor de energia, por isso são as principais fontes de energia dos ruminantes e pode apresentar até 2/3 da sua alimentação. Ex.: Forragens secas, possuem menos de 25% de água, ex. a cana-de-açúcar como feno que só pode der usado em até 6 meses e possui alto valor de energia, quando a cana é associada à ureia torna-sede baixo custo e boa aceitação animal. As forragens aquosas que possuem mais de 25% de água, como as silagens, raízes, tubérculos, etc
Os alimentos Concentrados que possuem menos de 18% de fibra bruta são subclassificados como energéticos e proteicos, os energéticos são assim classificados, pois possuem menos de 16% de PB, por exemplo o milho, sorgo, arroz, etc. E os proteicos possuem mais de 16% de PB, por exemplo a soja, o F. peixe, o F. de carne e osso, etc. 
Também as fontes de minerais, vitaminas (hidrossolúvel e lipossolúvel) e fontes de aminoácidos.
Importância de cada ingrediente na dieta animal:
(1) (5) (4) (8) (2) (3) (6) (7) 
*1- Aveia: Pode substituir até 100% do milho, dependendo apenas do custo.
*2- Milho: É rico em energia e pobre em proteína (principalmente lisina), é o parceiro “perfeito” do farelo de soja.
*3- Soja grão: É rica em proteína e gordura, porém apresenta diversos fatores antinutricionais que precisam ser inativados.
4- Pastagens: Excelente e barata fonte de nutrientes, porém adubação e manejo correto são necessários p/ manter valor nutricional.
*5- Farelo de Soja: É rico em proteína e aminoácidos (principalmente lisina), alta energia e palatabilidade.
*6- Caroço de Algodão: Apresenta médio teor de proteína, alto de gordura e alta fibra, muito utilizado na alimentação de vacas de leite.
*7- Polpa Cítrica: Apresenta alta palatabilidade, precisando ser adaptada (flora ruminal) devido seu alto teor de pectina.
*8- Sorgo: É bastante semelhante ao milho, apenas limitado pelo teor de tanino ( palatabilidade)
9- Palhadas: Utiliza-se apenas quando a dieta requer mais fibra, porém já está balanceada nos outros nutrientes (“bucha”).
*10- Farelo de Trigo: Pode ser usado como volumoso, nas rações concentradas devido seu efeito laxativo, tem problemas com ácido fítico.
11- Silagem de milho: É excelente fonte de energia, com alta palatabilidade, mas requer suplementação de proteína e minerais.
 
5) Descreva os seguintes alimentos, discutindo as características que o recomendam e as que limitam seu uso para cada espécie estudada: 
Farelo de Soja / Farelo de Milho / Farelo de Glutén de Milho / Farelo de Trigo / Farelo de Arroz Integral / Farinha de carne e ossos / Sorgo / Farelo de Girassol / Melaço/ Farelo de Amendoim
Farelo de soja (concentrados/proteicos): O grão nunca pode ser dado, somente após ser desnaturado para perder os antinutrientes, é referência de uso para todos os animais. Possui alto valor de ptn. e baixo valor de gordura, nos monogástricos o acúmulo provoca aumento do trânsito intestinal como a diarreia e a flatulência que deprime a digestão e absorção de nutrientes.
Farelo de Milho (Concentrado/Energético): Altamente digestível nas aves e suínos é rico em gordura e pobre em fibra bruta para todas as classes de animais deve ser complementado c/ alimento proteico.
Farelo de Glúten de Milho (concentrados/proteicos): Possui alta digestibilidade nos monogástricos, porém tem baixa solubilidade e degradação ruminal fazendo dela uma importante fonte proteica em animais de produção.
Farelo de trigo (Concentrado/Energético): Parte está complexado ao ácido Fítico, por isso não devemos usar em monogástricos. Um problema no uso da alimentação dos herbívoros é o desequilíbrio na relação Ca e P.
Farelo de arroz integral (Concentrado/Energético): Alto teor de gordura, difícil conservação. Nas aves deve ser usado somente estabilizado com antioxidante no momento da produção.
Farinha de carne (concentrados/proteicos): Ruminantes não consomem ingredientes de origem animal, utiliza-se a levedura seca de cana (microbiana), os suínos apresentam apetibilidade média, seu uso é limitante para os suínos e aves pelo teor de cálcio.
Sorgo (Concentrado/Energético): Semelhante ao milho, quando substitui o milho deve ser usado com ingredientes rico em proteína, nas aves e suínos, por exemplo, substitui o milho em até 20%, em excesso provoca alterações digestivas. Fator limitante o tanino, e questão da conservação preocupação como o fungo que causa aflotoxinas.
Farelo de Girassol (concentrados/proteicos): Alto teor de fibra, redução do valor indicado ara galinhas poedeiras pode ocasionar manchas no ovos.
Melaço (Concentrado/Energético) – È um ingredientes úmidos e apesar de ser palatável deve ser consumido com moderação, pois muita quantidade atrapalha a concentração da ração, além de ter efeito laxativo como nos leitões pode causar uma disenteria. Uso evitado na alimentação de porcas em gestação, pois existem referências de indução de aborto
Farelo de amendoim (concentrados/proteicos)- Na dieta dos monogástricos (Ex. suínos) se usado em níveis acima de 10% a 15% tem efeito laxativo, seu correto armazenamento é fundamental, pois pode levar a produção de fungos que podem contaminá-los. Não é indicado para poligástricos, pois a aflatoxina (produto produzido pelo fungo) pode chegar ao leite, intoxicado-o.
5) MICROINGREDIENTES e a sua função:
Microingredientes (Aditivos): São utilizados com objetivos de contribui para o desenvolvimento animal, como a produtividade, a saúde, o bem-estar, além de melhorar a qualidade de vida e longevidade do alimento para o animal.
Atuam no lúmem do intestino reduzindo a quantidade de microrganismos aderidos ao epitélio facilitando a absorção ou diminuindo microrganismos indesejáveis e aumentando os desejáveis reduzindo a competição entre eles por nutrientes advindos do alimento.
(9) (2) (6) (4) (5) (3) (1) (7) (10) (8)
1-Acidificante : São substâncias adicionadas à dieta, visando reduzir o PH do trato digestivo com o objetivo de facilitar a digestão e controlar a flora microbiana.
2- Adsorvente: São substâncias que, ligando-se às micotoxinas de modo à transportá-las total ou parcialmente para fora do trato digestivo e, consequentemente, impedindo que ocorra intoxicação 
3- Aglutinante: São substâncias que auxiliam e aumentam a capacidade de peletização dos ingredientes, melhorando a qualidade do pélete, aumentando a produtividade e propiciando o uso de óleos e gordura nas formulações de produtos prensados.
4- Anticoccidiano / Ionóforo:
- Provocam desequilíbrio osmótico dos patógenos, com maior perda de energia na bomba de Na-K, ocorrendo sua vacuolização, podendo ser também utilizados para ruminates, para manipulação da fermentação ruminal.
5- Antifúngico: São substâncias utilizadas com finalidade de prevenir ou eliminar a presença de fungos em matérias primas e rações destinadas alimentação animal.
6- Aromatizante/ Palatabilizante : São substâncias que melhoram a aceitação pelo animal e cosenquentemente, estimula seu consumo. Provocam as atividades de secreção das glândulas, favorecendo o aproveitamento do alimento.
7- Conservante : São substâncias que tem por finalidade inibir ou controlar o crescimento bacteriano em produtos destinados a alimentação animal.
8- Corante: São substâncias que conferem ou intensificam a cor dos produtos destinados à alimentação animal.
9- Enzima: São proteínas ligadas ou não a radicais denominados cofatores , que possuem propriedades catalíticas específicas. Atuam hidrolisando os fatores antinutricionais e os polissacarídeos dos ingredientes e estimulando o sistema enzimático dos animais jovens.
10- Pigmentante: São substâncias adicionadas aos produtosdestinados à alimentação animal com a finalidade de intensificar a coloração dos produtos animais para consumo humano.
Na análise bromatológica, em qual análise esta é quantificada e como se procede esta análise? Qual a importância da fração “Matéria seca”?
A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas e químicas.
Basicamente, os alimentos apresentam três tipos de funções, são elas: energética, plástica e reguladora. A função energética é desempenhada pelos carboidratos, lipídeos e proteínas. A constituição plástica é regulada pelas proteínas, minerais e água. Já a função reguladora é efetuada pelas vitaminas, celulose e oxigênio.Muitas espécies químicas bromatologicas sao toxicas ao serem ingeridas por pessoas diabéticas.
Denomina-se matéria seca (MS) o material que resta após a remoção de toda a água. A MS não é um nutriente, mas nela está contida a matéria orgânica e inorgânica, que são os grupos de nutrientes mais importantes para o desenvolvimento dos animais

Continue navegando