Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Escola Estadual Inaura Casado Costa
Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
	ETAPA: 1º, 2º ANOS E EJA 1º E 2º PERÍODOS
	PERÍODO: 04/05 Á 22/05
	COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: SOCIOLOGIA, BIOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA
	DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
João Paulo Nogueira (Coordenador), Tamyris da Silva Farias, Elisson Pedro dos Santos, Ernande Rodrigues Leite Filho, Jamerson da Silva Gonçalves, Davi Silva Lemos
	TEMA NORTEADOR: (Rede sociais)
Redes sociais - Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet.
	LABORATÓRIO: Iniciativas Sociais ou Comunitárias 
	HABILIDADES: (EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CNT207) Identificar e analisar vulnerabilidades vinculadas aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando as dimensões física, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar
(EM13LP27) Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.
	TEMÁTICA: PANDEMIA (COVID-19) / CORONA VÍRUS
	Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
	ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
	CARGA HORÁRIA: 3H
	ATIVIDADE INICIAL: 
- Assistir documentário
- Preencher tabelas
- Criar vídeo
- Utilizar as redes sociais                       
	AMPLIANDO O CONHECIMENTO 
 - Assistir o documentário sobre a Gripe Espanhola.
Em 1918, O vírus influenza causou a epidemia mais mortal da história — foram mais de 50 milhões de vítimas.
Link: https://youtu.be/7JK6i51WOBw
- Assistir o documentário entenda como funciona um vírus
Link: https://youtu.be/qavgrMiXSC0
	  Consolidando os conhecimentos
Atividade 1. 
Assistir o documentário (Epicentro – 24h em Whan. Nesse documentário produzido pela CGTN – China Global Television Network, saiba mais sobre o início da crise de saúde pública na china que se transformou em uma pandemia: o COVID – 19. Elabore um relatório, escrevendo no caderno, as principais informações passadas no vídeo e, em seguida compartilhar as informações obtidas com os colegas da turma, através de suas redes sociais.
Link do vídeo documentário: https://youtu.be/riYB5xFRHgg
Dicas: 
- Sintomas;
- Formas de contágio;
- Impactos sociais.
Atividade 2.
Utilize as informações do vídeo documentário e grave um vídeo, informando para as pessoas a importância do isolamento social e explique, quais os principais sintomas. (Enviar para os professores orientadores)
Dicas: - Escreva um roteiro. Pense no objetivo do vídeo, o público a qual se destina. No final, ao se despedir, peça para que todos acompanhem as mídias da Escola Estadual Inaura Casado Costa.
- Antes de gravar diga seu nome e turma.
- Ensaie sua fala antes de gravar, para minimizar erros.
- Seja objetivo. Grave um vídeo que dure em 1 e 2 minutos.
- Escolha um local com iluminação na direção do rosto de quem será filmado.
- Grave com o celular na horizontal.
- Escolha um local silencioso.
- Cuidado com o fundo. Evite filmar com janelas ou portas e com muitos objetos que distraiam a atenção.
Atividade 3.
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na cidade de Cajueiro, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Utilizem a vídeo chamada do whatsapp em grupo e, elaborem uma paródia fazendo um apelo, para que as pessoas tenham consciência sobre a importância de ficar em casa e assim evitar a contaminação e ao aumento de casos da Covid-19. 
Atividade 4. 
Utilize a internet e as redes sociais e, preencha a tabela abaixo, com as seguintes informações sobre o Covid 19:
Tabela: Casos de Covid-19 por região do Brasil
	REGIÕES DO BRASIL
	CASOS CONFIRMADOS
	CASOS RECUPERADOS
	CASOS SUSPEITOS 
	ÓBITOS
	NORDESTE
	
	
	
	
	SUL
	
	
	
	
	CENTRO-OESTE
	
	
	
	
	SUDESTE
	
	
	
	
	NORTE
	
	
	
	
	TOTAL
	
	
	
	
Em seguida compartilhe em suas redes sociais, todas as informações obtidas, com o objetivo de levar informações verdadeiras, para as pessoas de sua cidade. 
Dicas: - Acesse sites de notícias jornalísticas.
https://g1.globo.com/
https://www.terra.com.br/noticias/
https://www.r7.com/
Atividade 5.
Utilizando a tabela referente a atividade anterior, represente , em um gráfico de colunas , os percentuais de cada região brasileira com relação ao total geral de cada respectivo caso. (Registrar no caderno)
Exemplo: Se na coluna, casos confirmados, o total de casos for 600 , então o aluno terá que calcular o percentual da região nordeste, sul, etc. com relação a esse total de 600. E assim, os mesmos terão que fazer para os outros casos.
Atividade 6. 
Experiência o poder do sabão
- Pegue dois pratos. Em um deles, coloque água e orégano. No outro, água e sabão. Peça para que um estudante coloque o dedo no prato com água e orégano. O dedo dele(a) sairá com alguns grãos. Então, peça para que o aluno mergulhe este mesmo dedo no prato com sabão. O dedo sairá limpo. Por fim, indique para que leve de novo este mesmo dedo para o prato com orégano. O resultado é que o sabão fará todos grãos de orégano se afastarem. 
(Gravar um vídeo executando a experiência)
Explique no caderno, como a experiência mostra a importância de lavar a mão com água e sabão.
	AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua.
	 LEMBRETE: Registre em seu caderno, envie para os professores orientadores, todas as atividades solicitadas no roteiro e não esqueçam de preencher o seu DIÁRIO DE BORDO.

Mais conteúdos dessa disciplina