Buscar

psicologia aula 7

Prévia do material em texto

Como estratégicas facilitadoras de aprendizagem para o aluno com discalculia, podemos indicar:
1-O uso de calculadora e tabuada.
2-O uso de caderno quadriculado.
3-Iniciar cada período da aula com o resumo da sessão anterior a uma visão geral dos novos temas.
4-O uso de códigos visuais, diagramas, sublinhados, esquemas, para permitir concentrar atenção nos expoentes, variáveis, símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização.
5-Elaborar questões claras e diretas nas avaliações, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo, aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um professor para certificar se entendeu o enunciado das questões.
 
	
	
	
	Apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas 1 ,3, 4 e 5 estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
	
Explicação:
Todas as alternativas estão corretas porque versam sobre o manejo acadêmico da discalculia.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 
A Secretaria de Educação sobre como fazer o manejo acadêmico de crianças com TDAH, propõe a escola : "... apresentar como um espaço aberto de fato, acolhedor, preparado para aceitar o desafio que é desenvolver os processos de construção de conhecimento atendendo às particularidades de cada aluno, pois o que marca a espécie humana é a singularidade e, no cotidiano escolar, é a forma como cada um aprende".
Dessa forma, qual seria a conduta da escola, entre outros procedimentos. O que pode ser feito para melhorar a atenção do educando:
	
	
	
	Fazer reforço escolar nos momentos de recreio e das aulas de educação física para ele compensar as suas dificuldades e ser disciplinado e ter mais comprometimento com os estudos.
	
	
	Utilizar avaliações com nível de dificuldade bem menor, pressupondo que esses alunos, mesmo em tratamento, não terão muita condição cognitiva de responder a avaliações que exijam raciocínio, tomada de decisões e interpretação.
	
	
	Registrar em uma agenda todos os progressos dos alunos e suas deficiências no sentido de registrar para a família o que seu filho precisa melhorar e solicitar que providências sejam tomadas para isso.
	
	
	Recompensar cada manifestação do aluno, para  criar uma autoestima elevada e diminuir a deficiência de atenção.
	
	
	Diminuir os estímulos irrelevantes presentes na sala de aula; Apresentar as informações de maneira explícita, usar lembretes, como fichas, listas, desenhos, etc.; Marcar o tempo, uma vez que o aluno não têm consciência do tempo, então o uso de relógios e cronômetros pode ser interessante.
	
Explicação:
O que pode ser feito para melhorar a atenção do educando:
Incentivar a criança a se sentar perto do professor, chama-lo pelo nome, combinar sinais previamente, afim de que o aluno focalize sua atenção;Diminuir os estímulos irrelevantes presentes na sala de aula;Apresentar as informações de maneira explícita, usar lembretes, como fichas, listas, desenhos, etc.;Marcar o tempo, uma vez que o aluno não têm consciência do tempo, então o uso de relógios e cronômetros pode ser interessante;As instruções devem ser apresentadas de forma breve, clara e concisa;Proporcionar atividades que não sejam monótonas nem entediantes;Reforçar e premiar condutas adequadas;Estabelecer rotinas;Ajudar o colega com dificuldades e permitir que ele participe na organização da aula, atribuindo-lhe alguma responsabilidade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		DISLEXIA é a dificuldade de:
	
	
	
	Realizar cálculos.
 
	
	
	Exclusiva de leitura.
 
	
	
	Leitura e escrita.
 
	
	
	Compreender o estudo da geografia.
	
	
	Exclusiva de escrita.
 
	
Explicação:
A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade repercute na adaptação ao ambiente acadêmico, nas relações interpessoais e no desempenho escolar. Sabendo disso, das alternativas abaixo qual é a que melhor representa a ação de um professor quando depara-se com um aluno com esse transtorno em sala de aula:
	
	
	
	Deve utilizar de atividades que prenda todos os alunos o tempo todo sentados.
	
	
	Deve alertar a direção da escola e propor a retirada do aluno da convivência com os demais alunos pois pode prejudicar os demais alunos.
	
	
	Deve iniciar suas aulas sem cobrança de muita atenção e depois abordar temas que exijam mais atenção para depois finalizar sua aula com atividades que também não exijam tanta atenção.
	
	
	Ignorar o comportamento do aluno pois o professor não é profissional da saúde e portanto não tem obrigação de ajudar o aluno.
	
	
	Deve ministrar suas aulas exigindo o tempo todo atenção dos alunos e cobrando a todos esta atenção.
	
Explicação:
Os alunos com TDAH apresnetam dificuldade em focar a sua atenção para os temas acadêmicos. Neste sentido, o professor deve exigir mais atenção como decorrer da aula e depois, ser menos severo porque o aluno já está bastante desgastado
	
	
	
	 
		
	
		5.
		4) Pedro tem 10 anos de idade e no curso do quarto ano do ensino fundamental não consegue aprender matemática. A escola solicitou uma avaliação psicopedagógica, mas recebeu a recusa da mãe que não aceitou o encaminhamento do filho para uma psicopedagoga por ele ter várias características de discalculia e apresentar prejuízo acadêmico. A mãe escreveu uma carta indagando a escola se ela estava considerando seu filho incapaz. Em resposta a essa mãe, qual seria o único argumento correto que a escola poderia usar para respondê-la?
	
	
	
	Pedro já apresenta prejuízo acadêmico e em breve terá problemas de auto-estima por se perceber incapaz de compreender os conteúdos que parecem tão naturais para as demais crianças.
	
	
	Seu filho é muito querido nesta escola, mas não poderemos aceitá-lo como aluno sem a devida avaliação, pois preparamos candidatos para os principais concursos vestibulares e não poderemos diminuir o nível de complexidade das aulas e avaliações com um aluno que porte deficiências.
	
	
	Pedro não é incapaz, mas como não conseguirá nunca aprender matemática, deverá ser avaliado e encaminhado para uma instituição para crianças com necessidades educativas especiais.
	
	
	Pedro tem esse problema porque herdou a incapacidade da aprendizagem matemática dos pais e como são responsáveis, terão que buscar um profissional especializado para sanar as deficiências herdadas da família.
	
	
	Seu filho terá essa dificuldade ao longo da vida e temos até os 12 anos de idade para ensiná-lo as operações matemáticas, pois o cérebro pára de se desenvolver na adolescência.
	
Explicação:
Pedro já apresenta prejuízo acadêmico e em breve terá problemas de auto-estima por se perceber incapaz de compreender os conteúdos que parecem tão naturais para as demais crianças.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Disgrafia é um transtorno da linguagem que dificulta a expressão escrita da criança, pois ela apresenta uma letra ilegível e cheia de alterações. Assinale a resposta que apresenta corretamente as características da escrita no quadro de disgrafia. .
	
	
	
	Letras grandes demais, com pouco espaço entre elas mas com a construção de um texto claro e coeso.
	
	
	Escrita ilógica e sem acentuação adequada.
	
	
	Inversão de sílabas, omissão de letras, escrita de letras espelhadas, escrita contínua ou com separações incorretas.
	
	
	Escrita rápida demais e com falta de acentuação adequada
	
	
	Erros grosseiros na concordância nominal além de escrita abreviada
	
Explicação:
Inversão de sílabas, omissão de letras, escrita de letras espelhadas, escrita contínua ou com separações incorretas.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido peloseducadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando outros focos de observação.
Estão corretas
	
	
	
	Apenas a alternativa III
	
	
	Apenas a alternativa I
	
	
	Alternativa II e III
	
	
	Alternativas I e III
	
	
	Todas as alternativas
	
Explicação:
Não há que se destacar a punição, enfatizá-la, torná-la pública.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo Papalia, Olds e Feldman (2008) as crianças destas fase costumam ter internalizado a vergonha e o orgulho. Elas também são capazes de externalizar, verbalizar situações conflitantes. À medida que o tempo passa, as crianças conscientizam-se de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros. Sabem controlar melhor sua expressão emocional em situações sociais e sabem responder à pertubação emocional dos outros, diferente do estagio anterior e que estavam presas ao egocentrismo. Indique que período do desenvolvimento é esse:
	
	
	
	Crianças de 7 a 11 anos
	
	
	Pré-adolescentes
	
	
	Crianças da primeira infância
	
	
	Crianças de 2 a 6 anos
	
	
	Crianças de 0 a 2 anos
	
Explicação:
Se a fase do egocentrismo é de 2 a 6 anos e no enunciado se solicita a fase seguinte, então, é de 7 a 11 anos.

Continue navegando