Buscar

Estilos de Liderança Situacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estilos de Liderança Situacional
Os quatro modos de liderança identificados pela Teoria de Hersey e Blanchard são:
· E1 – Direção: nesse caso o líder precisa dizer aos liderados o que fazer e como fazê-lo. Isso significa que neste estilo de liderança de direção o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada e o líder deverá supervisionar a tarefa até o fim. Seria como se o líder pegasse na mão do colaborador, mostrasse o que ele tem que fazer, e ficasse ao lado dele até que ele conquiste confiança.
· E2 – Orientação: neste segundo nível, o líder oferece supervisão constante para sua equipe, fornecendo feedback continuamente. O líder também pede informações aos seus colaboradores para recolher sugestões, melhorias e novas ideias que possam contribuir para o projeto. A decisão final cabe à liderança, mas perceba no estilo de orientação o envolvimento da equipe faz com que ela sinta-se motivada a contribuir com melhorias.
· E3 – Apoio: aqui os líderes devem facilitar e incentivar seus liderados. Ao atingir este estágio, a liderança oferece oportunidades para que a equipe discuta e analise perspectivas diferentes, enriquecendo o processo colaborativo. Observe que nesta abordagem o colaborador tem muito mais respaldo para executar sua tarefa, sendo que o papel de supervisor do líder sai de cena, pois a liderança supervisiona muito pouco o que está sendo feito.
· E4 – Autonomia: como você deve imaginar, neste estilo de liderança situacional o líder tem uma abordagem mais afastada da cena, pois os membros do grupo tendem a tomar a maioria das decisões e assumem a maior parte da responsabilidade pelo que acontece. Aqui, o líder é capaz de delegar responsabilidades ao time, pois neste nível os liderados são maduros, sabem como se comportar, entendem seus papéis e responsabilidades e sabem exatamente o que se espera deles.
Observando os quatro modelos de liderança situacional, você deve ter percebido que, em sua essência, a Teoria da Liderança Situacional fornece aos líderes uma compreensão da relação entre um estilo eficaz de liderança e o nível de comprometimento que os liderados exibem para uma tarefa específica.
Exatamente por isso, dizemos que líderes situacionais:
· Criam equipes e/ou organizações mais produtivas, acelerando o desenvolvimento de colaboradores novos em sua função e/ou que estão aprendendo uma nova tarefa;
· Desenvolvem colaboradores engajados e comprometidos, reconhecendo sua capacidade de autonomia;
· Conduzem mudanças de comportamento e, por consequência, os resultados de negócios;
· Sabem quando podem ser flexíveis e quando devem apertar as rédeas.
Ok, mas como saber qual estilo de liderança você deve aplicar com sua equipe? Para responder a essa pergunta, é preciso avaliar o quão maduro está o liderado.
Entendendo a Maturidade do Subordinado
Conforme a teoria de Hersey e Blanchard, temos quatro estilos de liderança situacional que dependerão do nível de maturidade do indivíduo ou da equipe como um todo (ou seja, dependerá do nível de conhecimento e competência). Sendo assim, a maturidade tem a ver com a vontade e a capacidade do colaborador em assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Ela é classificada em 4 estágios de prontidão (os quatro níveis de maturidade):
· P1: os liderados membros do grupo não têm conhecimento, habilidades e disposição para concluir a tarefa, ou porque são novos, ou porque não se sentem preparados para tomar decisões e não sabem os passos a seguir. Possuem baixíssima autoconfiança.
· P2: os liderados possuem uma certa experiência e, portanto, estão dispostos e motivados. Todavia, ainda necessitam de apoio.
· P3: os membros do grupo têm as habilidades e capacidade para concluir a tarefa, mas não estão dispostos (e nem se sentem motivados) a assumir responsabilidades.
· P4: Os liderados são altamente qualificados e motivados a concluir a tarefa com autonomia.
Ficou mais clara agora a associação do estilo de liderança situacional com a maturidade do subordinado? Para conseguirmos explicar melhor, confira a seguir:
Mapa da Liderança Situacional
A relação Estilo de Liderança x Maturidade do Liderado é melhor compreendida na figura abaixo:
Crédito: Viitorp – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0,

Continue navegando