Buscar

estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Periodonto são estruturas que participam da proteção e inserção dos dentes. Ele tem origem no ectomesenquima do folículo dental . é classificado em periodonto de proteção e periodonto de sustentação. 
2) O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado localizado na raiz que recobre a dentina radicular e nele são inseridas as fibras de sharpey, é avascular e não sofre remodelação. Seu desevolvimento se dá quando as cls da bainha epitelial de hertwig param de dividir, invertem polaridade, secretam matriz hilaina e induzem a diferenciação das celulas da papila dental em odontoblastos radiculares. Estes irão secretar dentina do manto em grande qnt o que acarretará o rompimento da bainha epitelial de hertwig formando os restos epiteliais de malassez e as fenestrações. As fenestrações permitirão que os prolongamentos dos odontoblastos radiculares, a dentina do manto e as celulas da camada interna do folículo dental se comunique, promovendo a diferenciação destas em cementoblastos. Os cementoblastos irão secretar matriz de cemento, o qual induz a diferenciação das celulas intermediarias do folículo dental em fibroblastos que irão secretar as fibras de sharpey , formando o lig periodontal. As fibras de sharpey induz a diferenciação da camada externa de celulas do folículo dental em osteoblastos, que irão secretar matriz do osso alveolar. Assim formando os 3 tecidos do periodonto de sustentação. No terço cervical da raiz os cementoblastos produzem matriz de cemento muito lentamente, fazendo com que os cemetoblastos não fiquem aprisionados na matriz, formando o cemento acelular. Já no terço médio para baixo, os cementoblastos produzem a matriz de cemento de forma mais rápida, fazendo com que os cementoblastos fiquem aprisionados na matriz, chamando-os de cementocitos, formando o cemento celular. 
3) Sem celulas, esta situado no terço cervical, e não possui cementoblastos aprisionados. 
é secretado pelo fibroblasto e pelo cementoblastos, possui celulas, e cementotoblastos aprisionados em lacunas com canalículos voltados para o lig periodontal.
não e secretado pelos fibroblastos, somente aparece quando há patologia, é formado a partir de uma mineralizaçao do cemento 
4) Topo a topo: quando o cemento é secretado na mesma velocidade que o esmalte
cemento recobrindo o esmalte: quando o cemento é produzido numa velocidade maior que a de esmalte na regiao cervical
cemento e esmalte não se encostam: quando não houve rompimento da bainha epitelial de hertwig, impedindo o contato das celulas da camada internas do folículo dental com a dentina do manto radicular e o prolongamento dos odontoblastos radiculares. Promovendo sensibilidade dentinaria
5) Fibroblastos- sintetizar fibras de sharpey, capacidade de formação e destruição do colágeno tipo I
cls indiferenciadas: são cls ectomesenquimais com capacidade de se diferenciar em tecidos necessários
restos epiteliais de malassez- durante um processo inflamatório se ativados geram cistos 
6) Colágeno tipo I
fibras de sharpey
fibras secundarias
fibras oxitalamicas
substancia fundamental
7) Osso basal- é a matriz de osso depositada no corpo da maxila e da mandíbula
osso alveolar- é a matriz de osso depositada nas paredes da cripta óssea , ancorando os dentes.
processo alveolar – osso que fica ao redor de um dente em formação, formando a cripta óssea
8) 
9) A gengiva marginal se desenvolve na fase de proteção da amelogenese, enquanto o dente erupciona. O esmalte fica recoberto pelo epitélio reduzido do órgão do esmalte, com a erupção do dente, ocorre a fusão das cls do epitélio reduzido do órgão do esmalte com o epitélio oral, formando o epitélio juncional o qual faz parte da gengivamarginal.
10) Apresenta 2 laminas basais. Interna- liga cls basais com epitélio interno e superfície dental. EXTERNA- liga as cls basais com a lamina própria. Possui desmossomos e aderência epitelial
11) Papila dental é a gengiva que fica localizada entre os dente
col – estreitamento da papila dental nas regiões proximais
12) Tec conj mineralizado. Formado por colágeno tipo I, proteínas não colágenas e HÁ. Não, pois variam de acordo com o desenvolvimento, atividade celular e atividade realizada pelo osso 
13) O primeiro é a simples transferência dos íons dos cristais de hidroxiapatita para o líquido intersticial, do qual o cálcio passa para o sangue. O segundo mecanismo da mobilização do Ca é de ação mais lenta e decorre da ação do hormônio da paratireóide, ou paratormônio, sobre o tecido ósseo. Este hormônio causa um aumento no número de osteoclastos e reabsorção da matriz óssea, com liberação de fosfato de Ca e aumento da calcemia.
14) Imaturo- cls desorganizadas sem canal de havers
maduro- matriz óssea organizada com sistema de havers, que consiste com canais de havers, os quais contem osteoblastos, que irão secretar matriz de organizadas de modo que formem lamelas concêntricas ao redor do canal. Conforme a matriz é secretado, os osteoblastos vao sendo englobados e formam lacunas contendo osteocitos.
15) Os osteoclastos são cls que secretam a TRAP, responsáveis pela reabsorção óssea, degradação da matriz, liberação da bomba de prótons. 
a reabsorção óssea tem inicio com os octeoclastos se fixando no osso liberando a bomba de prótons, que acidifica o meio , desmineralizando o tec ósseo, e expondo a matriz inorgânica. Há também a liberação da TRAP com a catepsina B, que irão degradar a matriz óssea, finalizando ocorre a endocitose dos produtos degradados e em seguida a transcitose.
16) 
17) 
18) Pré eruptivo, eruptivo, pos eruptivo
19) Ter remodelação óssea na parede da cripta óssea e ter crescimento da base óssea
20) Folículo fibrocelular- camada de tec conjuntivo que engloba o germe dental, e promove a conexão com a lamina própria
cordão gubernacular- faixa de tec conjuntivo denso, que prende o germe dental, se prendendo na mucosa e no folículo fibrocelular 
21) A via eruptiva ocorre quando há folículo dental, o qual secreta fator estimulador de colônias 1 que ativam osteoclastos e promovem reabsorção óssea, secreta BMP-6 que ativa osteoblastos, fazendo reposição óssea na base da cripta osse. E tbm proteases que dragradam tc moles 
22) Mov de acomodaççao: rebsorçao óssea da parede mesial e deposição da parede distal – movimento para mesial
mov de compensação p desgaste oclusa; deposição de cemento celular de fibras extrínsecas
mov de acomodação para desgaste proximal; comoensação devido a inclinação do dente para a mesial
23) O processo de esfoliação se inicia com a degeneração dos odontoblastos na polpa do dente e em seguida são formados odontoclastos na superfície radicular para reabsorver osso. 
24) Proteção contra microorganismos, umidecer a cavidade oral, lavagem do sulco, digestão
25) As cls do epitélio oral primitivo se proliferam em direção ao ectomesenquima formando um pequeno botão ligado a superfície por um cordão de cls epiteliais com cls ectomesequimais condensadas ao redor. Em seguida ramificações morfogênicas começam a aparecer através de fissuras encontradas no botão, que geram outros botões, formando as ramificações das glândulas salivares. As cls centrais irão morrer por falta de O2, dando origem ao lúmen, as cls internas irão se diferenciar em cls secretoras e as cls externas em cls mioepiteliais. 
26) Produz acinos, proteínas e glicoproteinas, é mais arrendondada, tem canalículos intercelulares no lúmen 
produz mucina , podem possuir túbulo mucoso com semilua serosa, é tubular 
cls contrateis, expelem a saliva das glândulas, 
27) Aqs proteínas presentes na saliva são produzidas frente a um comando, que são levados ate os ribossomos do REG, onde são traduzidas e modificadas ate que fiquem prontas. Quando isso acontece, são levadas ate o complexo golgiense esperando um estímulos para q possam ser liberadas por vesículas. As cls secretoras, apresenta um receptor beta adrenérgico que esta acoplado a proteína G. o estmulo tem inicio quando um mediador químico chamado norepinefrina se liga ao receptor beta adrenérgico, fazendo com q a porção alfa da proteína G, seligue a adenil ciclase, a qual tira do ATP duas moléculas de fosfato, dando origem ao fosfato e ao AMP cíclico. O fosfato e o cAMP, ativam a proteína quinase A, que Ira se ligar ao complexo gongiense liberando as vesículas de saliva para o meio extracelular. 
28)

Outros materiais