Buscar

FICHAMENTO DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E COACHING
Fichamento de Estudo de Caso
Amanda Buzatto
Trabalho da disciplina Desenvolvimento de Carreira
 Tutor: Prof. Rita de Cassia da S. Mello
Nova Friburgo
2019
Estudo de Caso de Harvard: Em defesa da inovação às escondidas.
Referência: MILLER, Paddy; WEDELLSBORG, Thomas. Em defesa da inovação às escondidas. Harvard Business Review, 2013, p.59-65.
Texto do Fichamento:
O estudo de caso apresentado relata a ascensão profissional e o sucesso de Jordan Cohen no ambiente de trabalho, ele decidiu assumir riscos para se desenvolver profissionalmente, criou um projeto às escondidas atuou na surdina, mas quando obteve a oportunidade de apresentar o projeto, logo, teve o apoio da Pfizer e se tornou um caso de sucesso tendo sua trajetória publicada em revistas e outros artigos do mundo business.
“ A palavra carreira é usada de diferentes maneiras e possui muitas conotações. Às vezes, o seguir uma carreira” se aplica unicamente a alguém com uma profissão ou cuja vida profissional é bem-estruturada e implica progresso constante. No contexto de inclinações profissionais, o termo carreira quer dizer também a maneira como a vida profissional de uma pessoa desenvolve-se ao longo do tempo e como é vista por ela” (Schein, p. 19, 1993).
Jordan Cohen gerente de recursos humanos na filial da Pfizer em Nova York criou a pfizerworks uma iniciativa de produtividade que permitia os funcionários da farmacêutica terceirizar o trabalho braçal e as rotinas laborativas de menos importância, com isso, teriam mais tempo para se concentrarem em tarefas mais importantes, permitindo um maior aproveitamento do capital intelectual, afinal, a mão de obra da Pfizer era qualificada e bem remunerada.
O pfizerworks era custeado pelos próprios usuários que utilizavam o serviço, mesmo tendo que pagar com a sua própria verba, em pouco tempo o serviço tornou-se o mais popular da empresa. O pfizerworks não foi apresentado a chefia por Cohen, ele trabalhou na sua ideia às escondidas, pois tinha consciência que presidentes de grandes organizações a todo momento estão sendo abordados com novos projetos. Cohen optou por não desperdiçar a sua oportunidade para quando tivesse a possibilidade de apresentar a sua ideia, trabalhou em seu projeto por mais de um ano. Quando finalmente obteve a oportunidade de apresentar ao presidente da Pfizer, não apresentou a ideia, e sim, um projeto materializado e consolidado, usado por várias pessoas e com o apoio dos gerentes. Cohen logo teve o apoio da Pfizer para tocar o projeto e assumiu um novo cargo de comando do pfizerworks.
Cohen enfrentou vários desafios, afinal, estava desenvolvendo um projeto às escondidas, sem o conhecimento e o aval dos diretores da Pfizer . A decisão de inovar sem ser notado envolveu quatro desafios cruciais, buscar aliados para operar o sistema, obter evidência para provar o conceito de funcionalidade do projeto, obter fundos e outros recursos para tocar o projeto, ter um bom álibi para trabalhar o projeto sem chamar atenção de indesejados.
A estratégia de Cohen para o seu desenvolvimento profissional e atingimento dos seus objetivos foi de forma não convencional, ao trabalhar no projeto às escondidas, sem o conhecimento e o aval dos executivos da Pfizer, assumiu riscos, assim, pautado por objetivos profissionais, obteve o foco e a determinação que resultou no sucesso do projeto com a aceitação e o apoio da Pfizer.
Cohen delineou seu plano de carreira e se desenvolveu profissionalmente traçando metas e convicções que conseguiria atingir, foi realista, cauteloso e estipulou os objetivos alcançáveis, e assim, alcançou os resultados. As suas habilidades e competências, alinhadas às expectativas pessoais, fizeram da pfizerworks um projeto de sucesso que revolucionou a produtividade da Pfizer.

Continue navegando