Buscar

Rotinas Trabalhistas e departamento pessoal

Prévia do material em texto

Rotinas Trabalhistas e departamento pessoal 
Esse processo é o mais é intenso na empresa que é responsável por toda a parte burocrática quanto aos documentos dos funcionários de uma empresa até o momento de sua saída e deve se feito de forma correta e devem ser seguidas durante todos os meses respeitando os prazos e legislação. Mas no trajeto podem acontecer admissões, demissões, acidentes de trabalho férias. 
As atividades executadas nesse processo são mais dinâmicas e operacionais e deve seguir varias etapas no processo 
A empresa tem o prazo de 48 horas para devolver os documentos para o funcionário após a entrega para a sua admissão. Fazendo com que funcionário assine um recibo de entrega desses documentos.Com a implantação do e-social as empresas devem evitar erros na digitação e conferir detalhadamente todos os dados antes de lançados ao sistema para evitar o retrabalho de envio dessas informações, devem ter atenção total para ter um trabalho eficiente.
O departamento de pessoal é regimentado pelo ministério do trabalho e pela CLT, junto com o sindicato da categoria e deve fazer a elaboração do contrato de trabalho contendo as devidas informações de seu cargo, sua jornada de trabalho diária.
O DP é o setor que realiza toda a parte burocrática desde a contratação até a saída do funcionário da empresa.
Assim que o Rh fizer a aprovação do candidato é preciso uma lista de documentos alem do agendamento do exame admissional. Para que o colaborador possa providenciar o quanto antes os documentos para comparecer na empresa na data escolhida para seu inicio de trabalho. Dentre estes documentos estão:
Carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, comprovante de escolaridade, certificado reservista, CNH, certidão de casamento, certidão de nascimento caso possuir filhos. 
Para ter um processo de admissão correto deve ter um cronograma desse processo como:
Admissão – preenchimento correto dos dados do funcionário, deixando de preencher somente os campos onde o novo funcionário não tem o que preencher.
Benefícios- plano de saúde, odontológico, vale alimentação, vale farmácia, bolsa de estudos, vale transporte, são alguns benefícios que a empresa pode conceder aos funcionários com desconto em folha, se for critério da empresa.
Solicitar o exame de admissão correto especifico para cada cargo na empresa.
Outros apontamentos importantes que o departamento pessoal deve realizar na sua rotina trabalhista é : 
Folha de pagamento- para o calculo correto da folha os valores que possam gerar descontos ou benefícios devem ser apurados corretamente .
Apuração de cartão ponto - processo fundamental para identificar faltas, atrasos, horas extras, banco de horas.
Demissão – rescisão, anotações na carteira, acordo de tipo de desligamento, cálculos referente ao tipo, exame demissional.
Os cálculos realizados exigem muita atenção diante desses processos. O departamento pessoal deve manter as informações atualizadas e cuidar para que os prazos trabalhistas , recolhimento de impostos como INSS ,FGTS 13º salário sejam feitos no prazo.
 
Relação Entre Empregador E Empregado
A relação entre empregado e empregador tem que ter respeito mútuo, O empregador precisa respeitar os limites do seu empregado, observar as suas habilidades e competências. Essa relação é mais intensa quando se esta em contrato de experiência, as partes neste momento deste pacto laboral estão mais do que nunca se conhecendo, o empregado está conhecendo a empresa, o seu empregado, o seu ciclo, como também o empregador está observando o seu colaborador, as suas habilidades e adaptação a melhor função para a empresa.Manter relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho é um fator importante para a motivação e desempenho de cada funcionário. Um gestor pode influenciar seus funcionários a serem mais engajados e comprometidos com a empresa e seus valores. Dessa forma, eles irão contribuir com o melhor de suas habilidades, tornando a organização mais produtiva, isso reduz a taxa de rotatividade dos colaboradores, o que é extremamente positivo, pois evita custos de demissão e para encontrar e treinar um novo empregado. O gestor saberá extrair o melhor de cada um, como agir nos momentos difíceis ou de desmotivação e como o grupo influencia no comportamento do funcionário.
Manter um canal de comunicação aberto para seus funcionários, incentivando a troca de ideias e um ambiente de colaboração. Crie um momento para conversar individualmente com seus empregados a respeito de seu desempenho pessoal – saber como está seu progresso nas atividades, seus desafios na função, questões sobre seu relacionamento com os outros funcionários.
Estabeleça normas claras e, se possível, deixe-as registradas em um manual – para eventuais consultas de todos e como prova. Assim, inclusive em casos mais graves de indisciplina, será mais fácil lidar com as adversidades, pois todas as partes terão conhecimento sobre as consequências de más condutas.
Aplicação de penalidades 
Quando um funcionário fizer um ato de indisciplina poderá ser advertido pela empresa por sua má conduta.
Vai de cada empresa a decisão da aplicação de penalidades. Para a Open Mind sugerimos que seja feita na forma de :
Advertências verbais, deixando o colaborador ciente de sua indisciplina e o que ela afetou na empresa. E assim como também se caso ocorrer novo ato de indisciplina poderão ser aplicadas outras punições como, advertência por escrito, suspensão e demissão por justa causa.
Esse tipo de penalidade é correto, pois deixa bem claro ao funcionário que a empresa esta atenta ao que ele faz nas suas atividades, deixando bem claro o que pode ocorrer com caso a má conduta se repita. Ele ficara de alerta e assim terá que repensar em seus atos da empresa para não ser punido novamente.
https://blog.vhsys.com.br/como-construir-uma-boa-relacao-entre-empregadores-e-colaboradores/

Continue navegando