Buscar

PROVA DE RELACIONAMENTO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO - 
CURSO: Enfermagem – 2º Período
DISCIPLINA: Relacionamento e Comunicação em Enfermagem
CÓD. DISCIPLINA: SDE 0019
TURMA:1001
DATA:11/05/2020
PROFESSORA: Gleicimara Amorim Rangel
MATRICULA:1052497
 ALUNO: JEFFERSON SIQUEIRA DA CRUZ MATRÍCULA: 201902767705
LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:
Confira se registrou seu nome e matrícula corretamente. 
Procure responder a todas as questões.
IMPORTANTE: Você terá 48 horas, para enviar a prova!!!! Pelo SIA ou Microsoft Teams!!!
Valor da prova: 7,0 pontos! Cada questão tem um valor e estará especificado, na frente da questão.
BOA PROVA!!!!!!
QUESTÕES: 
1) Após assistir o vídeo abaixo, sobre Comunicação Verbal e Não Verbal, responda:
A) Qual a importância da Comunicação Verba e Não Verbal na Enfermagem?
a) Comunicação Verbal: É a mais usada para passar informações por meio da linguagem escrita ou falada. Para que haja êxito, seja ela escrita ou falada, o receptor da mensagem precisa compreender o que lê ou ouve, para isso é necessário que a mensagem esteja em um código comum ao emissor e ao receptor (mesmo idioma) e que ambos estejam no mesmo patamar de conhecimento. Alguns recursos utilizados são responsáveis por prender a atenção do receptor à mensagem. A clareza traz a segurança que uma equipe necessita para executar atividades, pessoas que se comunicam de forma clara tendem a construir um ambiente de alta confiança, uma comunicação clara e objetiva tende a apresentar uma performance profissional superior na execução de suas atividades.
Comunicação Não Verbal: Ocorre por Sistema de sinais não linguísticos gestos, ela abrange expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos sonoros e outros meios não verbal
B) Cite exemplos de pontos positivos e negativos da Comunicação Não Verbal na Enfermagem:
Pontos positivos: Olhar nos olhos enquanto o outro fala; Cumprimentar a todos, desde a recepcionista, até o diretor da empresa; Postura ereta enquanto está sentado; Sorrir; Apertar a mão das pessoas com firmeza; Vestir-se de maneira adequada; Usar maquiagem e perfumes leves, Prestar atenção quando estiver recebendo orientações; Evitar o uso do celular em reuniões, palestras, treinamentos e afins; Cumprir metas e prazos; Evitar faltas e atrasos.
Pontos negativos: Não ter assiduidade ou não ser pontual sem justificativa; Falta de comportamentos básicos de educação; Não olhar nos olhos de quem está falando; Postura curvada enquanto está sentado; Procrastinação; Revirar os olhos enquanto o outro fala; Desatenção; Falta de produtividade; Estar sempre com o semblante fechado; Debruçar o corpo em uma mesa de reunião ou na própria mesa de trabalho; Deixar de cumprimentar as pessoas.
C) Fale sobre a Comunicação Terapêutica.
 (Valor da questão- 3,0 pontos)
https://youtu.be/M9dfD6N6NLA (link do vídeo) 
- A comunicação terapêutica abarca um conjunto de técnicas verbais e não-verbais por parte do cuidador. Nestas técnicas são focadas as necessidades individuais da pessoa a quem são prestados os cuidados. Estas técnicas têm como objetivo a promoção da cura e de mudanças positivas.
2) Após observar a imagem abaixo, responda:
A) Quais são os elementos do processo da comunicação, para que se tenha uma comunicação efetiva?
Emissor, Mensagem, Codificação, Canal, Receptor, Resposta.
Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.
Mensagem: é o objeto utilizado na comunicação, de forma que representa o conteúdo, o conjunto de informações transmitidas pelo locutor.
Código: representa o conjunto de signos que serão utilizados na mensagem.
Canal de Comunicação: corresponde ao local (meio) onde a mensagem será transmitida, por exemplo, jornal, livro, revista, televisão, telefone, dentre outros.
Contexto: também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.
Ruído na Comunicação: ele ocorre quando a mensagem não é decodificada de forma correta pelo interlocutor, por exemplo, o código utilizado pelo locutor, desconhecido pelo interlocutor; barulho do local; voz baixa; dentre outros
B) Cite os valores preexistentes que podem influenciar em uma comunicação.
Valores, Crenças, Cultura, Atitudes, Religião, sexo, Condição Social, Idade ou Nível Desenvolvimental.
C) Cite as barreiras da comunicação e dê exemplos de situações para cada uma delas que podem acontecer na Enfermagem.
(Valor da questão: 3,0 pontos)
Barreiras Mecânicas, As barreiras mecânicas são causadas por equipamentos de comunicação que não funcionam como deveriam. Por exemplo, internet lenta ou com quedas constantes, linhas telefônicas com chiados, computadores com travamentos, sistemas operacionais desatualizados, intranet com falhas etc
 Barreiras Psicossociais, Esse tipo de barreira é mais comum do que pode parecer e é causada, na sua essência, pelo preconceito social. Ela pode abranger desde condições socioeconômicas e culturais, até as questões relacionadas à homofobia, machismo, racismo etc. 
Barreiras Pessoais, Dentro das empresas, é muito comum se formarem as famosas “panelinhas” que reúnem as pessoas com características semelhantes. Muitas vezes, a falta de integração entre esses grupos e até mesmo uma pitada de competitividade pode prejudicar a comunicação de seus membros, alimentando algumas antipatias.
Barreiras Burocráticas, Muitos processos de gestão facilitam o surgimento de barreiras de comunicação burocráticas
3) Segundo Taylor (1992), “a (o) enfermeira(o) possui uma ferramenta singular que pode ter mais influência sobre o cliente do que qualquer medicamento ou terapia: ele (a) mesmo.”
Stuart & Laraia (2002), defendem que o profissional enfermeiro deve adquirir determinadas habilidades e qualidades para iniciar e continuar um relacionamento terapêutico, dos quais fazem parte em especial a comunicação verbal e não verbal.
A) A partir destas informações, fale sobre as fases do relacionamento terapêutico, as dimensões e os impasses.
Há quatro fases sequênciais do relacionamento entre o (a) enfermeiro (a) e o cliente:
Fase de Pré- interação: explorar seus próprios sentimentos, fantasias e medos, analisando seus pontos fortes e suas limitações profissionais. Obter dados sobre o paciente, quando possível. Planejar o primeiro encontro com o paciente.
Fase introdutória ou de orientação: determinar o motivo pelo qual o cliente procurou ajuda, estabelecer confiança, aceitação e comunicação franca, explorar os pensamentos, os sentimentos e as ações do cliente identificando os problemas, definir objetivos com o cliente, bem como, estabelecer acordo mútuo para incluir nomes, funções, responsabilidades, expectativas, finalidade, local de encontro, condições para o termino e confidencialidade.
Fase de trabalho: investigar os estressores relevantes, promover o desenvolvimento da introvisão do paciente e o uso de mecanismos de adequação construtivos, discutir e superar os comportamentos de resistência.
Fase de encerramento: estabelecer a realidade da separação, rever o progresso da terapia e o alcance dos objetivos, explorar mutuamente os sentimentos de rejeição, perda, tristeza e raiva ajudá-lo transferir para suas interações com os outros o que aprendeu no relacionamento, enfermeiro (a) – cliente.
Impasses: Resistência, uma tentativa do cliente de não perceber os aspetos que geram ansiedade relutância natural ou defesa. 
Transferência, é uma atitude inconsciente em que o cliente apresenta emoções para o enfermeiro associadas a alguém importante de sua vida. São tentativas para reduzir a ansiedade que podem surgir devido as semelhanças físicas, comportamental ou relacional
Contratransferência é a resposta emocional do enfermeiro pelas características do cliente é a transferência do profissional para o cliente.
Transgressão de limites, ocorrequando o profissional sai dos limites do relacionamento terapêutico e estabelece um relacionamento pessoal ou comercial com o cliente.
Dimensões:
Dimensões responsivas: implicam autenticidade, respeito, compreensão empática e senso de realidades. Elas são essenciais na fase de orientação do relacionamento para estabelecer confiança e uma comunicação franca. Continuam a ser uteis em todas as fases do tratamento e termino, além de permitir que o cliente atinja a introvisão.
Dimensões orientadas pela ação: incluem a confrontação, a proximidade, a auto revelação do(a) enfermeiro (a), catarse emocional e teatralização. Favorecem o progresso do relacionamento do(a) identificando os obstáculos ao crescimento do cliente e ressaltando a necessidade não só da compreensão interna, como também da ação externa e alteração do comportamento 
B) E fale sobre os tipos de relacionamento.
(Valor da questão 1,0 ponto)
Relacionamento intrapessoal e interpessoal
INTRAPESSOAL: O autoconhecimento e a autoconscientização como recurso para estabelecimento de relações.
INTERPESSOAL: sensível, humanizado e de qualidade com o cliente e os grupos humanos. A empatia e a percepção do outro como requisito para o estabelecimento de relações significativas.
IMPASSES: Resistência, uma tentativa do cliente de não perceber os aspetos que geram relutância natural ou defesa.

Outros materiais