Buscar

DESAFIO COBOLATIVO BIOLOGIA MOLECULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO COBOLATIVO – BIOLOGIA MOLECULAR
No Brasil a sexagem é proibida. Não existe uma lei, porém segundo a resolução nº 1.957/2010 do Conselho Federal de Medicina - CFM (2010), "As técnicas de RA não devem ser aplicadas com a intenção de selecionar o sexo (sexagem) ou qualquer outra característica biológica do futuro filho, exceto quando se trate de evitar doenças ligadas ao sexo do filho que venha a nascer". 
A evolução das ciências biotecnológicas propiciou a seleção de sexo (sexagem), por meio da Reprodução Humana Assistida (RHA), podendo ser conceituada como a técnica ou intervenção planejada para aumentar a probabilidade de concepção, gestação e nascimento de uma criança de um sexo em detrimento de outro. 
A fertilização in vitro (FIV), para reprodução humana assistida, é uma técnica de alta complexidade, na qual o encontro do óvulo com o espermatozóide é promovido em ambiente laboratorial, isto é, fora do corpo da mulher. Pode-se realizar de duas maneiras: na maneira clássica, o óvulo é fecundado em função da atividade natural dos espermatozóides colocados no mesmo ambiente. Mas a fecundação pode dar-se também pela injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI = Intra Cytoplasmic Sperm Injection) realizada pelo embriologista que será o responsável pela manipulação dos gametas, selecionando e capturando um espermatozóide para injetá-lo no interior do óvulo.
A FIV exige do casal algumas etapas de tratamento, além de uma avaliação do seu potencial reprodutivo. A mulher é submetida a uma estimulação ovariana controlada, sob a forma de injeções diárias de hormônios, para que em vez de desenvolver um só óvulo, como ocorre nos ciclos menstruais normais, seus ovários possam produzir uma quantidade de óvulos suficiente para a realização das próximas etapas do tratamento.
Desde de 2012 através da portaria 3.149 o sus oferece o programa de reprodução assistida por meio de inseminação artificial ou por fertilização in vidro, casais sem filhos que não conseguem engravidar por algum motivo podem fazer a fertilização in vidro pelo sus, que conseguir fazer o tratamento pelo sus provalmente seja bem complicado e demorado. Para ter direito a fazer a FIV pelo sus é preciso ter recebido o diagnostico de infertilidade depois de está tentando engravidar pelo método natural durante dois anos em media, são quatro anos de fila de espera. Atualmente somente 141 clinicas no Brasil de fertilização in vidro (FIV) apenas 13 atendem pelo sistema único de saúde. 
Referências:
FERTILIZAÇÃO IN VIDRO – Disponivel em:<https://bebe.abril.com.br/blog/fertilidade-em-alta/como-e-a-selecao-de-embrioes-em-casos-de-fertilizacao-in-vitro/,Acesso em 24 Nov. 2019
SEXAGEM A ESCOLHA DE SEXO – Disponivel em: <https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-93/sexagem-a-escolha-de-sexo-dos-filhos-numa-perspectiva-etico-juridica/, Acesso em 24 Nov. 2019.
PORTAL DO MINISTERIO DA SAÚDE;PORTARIA Nº 3.149, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Disponivel:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt3149_28_12_2012.html,Acesso: 24 Nov. 2019
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM. Resolução nº 1957/2010, Normas Éticas para a Utilização das Técnicas de Reprodução Assistidas. Brasília, 15 Dez. 2010. Disponível em: <http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2010/1957_2010.htm>. Acesso em 19 Nov. 2019.

Outros materiais