Buscar

Atividade A2 Recrut e Seleção UNIFACS

Prévia do material em texto

Usuário
	SIMONNE MNEMOSYNE SENA OLIVEIRA
	Curso
	GRA0109 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PTA - 202010.ead-3872.03
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	03/03/20 20:07
	Enviado
	04/03/20 23:12
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	27 horas, 5 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O recrutamento é o momento no qual o analista visa identificar no mercado de trabalho profissionais com as características necessárias para ocupar o cargo. Por fim, existe a seleção, que tem o objetivo de classificar os candidatos e escolher os mais adequados ao cargo.
 
SILVA, J. M.; BRAVIN, A. A. Resenha: Análise de cargo, recrutamento e seleção: manual prático para aumentar a eficácia na contratação de profissionais. Psic.: Teor. e Pesq. ,  Brasília,  v. 34, 2018.
A respeito dos tipos de recrutamento, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
1. (              ) O recrutamento interno é menos custoso e mais rápido do que o externo.
2. (              ) O recrutamento externo aumenta a renovação de ideias.
3. (              ) O recrutamento externo deve ser mais praticado em todos os níveis da organização porque cada vez mais se requer inovação.
4. (              ) O recrutamento externo tem um custo maior e maior risco para a empresa contratante.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V – V – F – V.
	Resposta Correta:
	 
V – V – F – V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Uma grande vantagem do recrutamento interno é sua rapidez e menor custo. A vantagem do recrutamento externo é o favorecer a renovação de ideias. Apesar da constante exigência de inovação, o recrutamento interno deve ser mais praticado na organização. O custo e risco do recrutamento externo exigem que o utilize com cuidado.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Em cargos de liderança, os homens tendem a se destacar como líderes diretivos focados na tarefa; as mulheres se destacam com mais frequência na liderança ‘transformacional’ favorecida por um número cada vez maior de organizações, com habilidades inspiradoras e sociais que constroem o espírito da equipe.”
 
MYERS, D. G. Psicologia social . 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, p. 147.
 
Assinale a alternativa correta no que se refere à liderança.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A seleção requer que se conheça a cultura maior em que a organização está inserida.
	Resposta Correta:
	 
A seleção requer que se conheça a cultura maior em que a organização está inserida.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Uma seleção de pessoas bem-sucedidas requer conhecimento da cultura organizacional. A generalização apontada no enunciado tem caráter de expor uma situação constante, não ser uma lei. Nem sempre a liderança feminina é reconhecida e valorizada. As diferenças na forma de exercer a liderança são decorrentes das diferenças na criação de homens e mulheres e não na genética. E, socialmente, a liderança transformacional e focada na tarefa são necessárias.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O RH, Setor de Recursos Humanos, não trata de uma atividade isolada (programa de treinamento, de comunicação, de formação de equipe ou de remuneração), mas trata de processos que geram soluções sustentáveis e integradas.
 
ULRICH, D.  et al. RH de dentro para fora : seis competências para o futuro da área de recursos humanos. Porto Alegre: Bookman, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta uma questão relevante para a atuação de pessoas que lidam com o recrutamento e seleção.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Identificar as exigências e implicações globais do negócio para a sua organização.
	Resposta Correta:
	 
Identificar as exigências e implicações globais do negócio para a sua organização.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Preocupar-se apenas com as questões internas da empresa é um erro de recrutador. Deve-se pensar globalmente e agir localmente, isto é, conhecer as tendências gerais e reconhecer as necessidades locais. É uma competência mais cobrada dos selecionadores atuarem de modo sustentável e integrado. As pessoas são muito mais do que meros recursos, por isso o termo recursos humanos tem caído de frequência. Cabe ao selecionador conhecer as exigências globais do negócio e suas implicações para a organização.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelas organizações hoje em dia é a adaptação às diferenças entre as pessoas. O termo utilizado para descrever esse desafio é diversidade da força de trabalho.”
 
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A. ; SOBRAL, F. Comportamento organizacional . 14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010, p. 15.
 
Conhecendo as organizações e as pessoas que as compõem, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A adaptação às diferenças é um desafio, mas favorece a entrada de pessoas com diferentes histórias e percepções, o que pode ajudar na criação de novas ideias.
	Resposta Correta:
	 
A adaptação às diferenças é um desafio, mas favorece a entrada de pessoas com diferentes histórias e percepções, o que pode ajudar na criação de novas ideias.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Já se sabe dos efeitos positivos para a organização da diversidade da força de trabalho. A maior diversidade de pessoas leva a mais conflitos, o que pode levar a surgimento de novas e originais soluções para problemas enfrentados pelas empresas. A cultura organizacional corre o risco de se modificar quando a diversidade for muito grande e também quando há pouca diversidade, porque mudar é sobreviver. A diversidade dentro das organizações pode levar a mais divergências iniciais, mas a mais inovações no longo prazo. A criação de novas ideias é mais provável em ambientes de maior diversidade de histórias de vida e percepções.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao ingressar na era da informação, as organizações passaram a funcionar em ambientes do tipo mutável e instável. Reconhecer as diferenças entre ambiente homogêneo e heterogêneo é uma necessidade para quem lida com pessoas e organizações.
 
Considerando as informações apresentadas, analise a tipologia de ambientes de tarefa a seguir e associe-a com suas respectivas características.
1. Ambiente homogêneo e estável.
2. Ambiente heterogêneo e estável.
3. Ambiente homogêneo e instável.
4. Ambiente heterogêneo e instável.
 
(              ) Ambiente muito complexo e imprevisível cujo desafio é enfrentado com estrutura diferenciada com vários departamentos, mas com modelo flexível e inovador.
(              ) Ambiente simples, mas imprevisível, que exige estrutura simples e pouco diferenciada, com modelo flexível e maleável para agir de modo criativo e inovador.
(              ) Ambiente simples e previsível que exige das organizações estrutura simples, pouco diferenciada. As empresas podem ser burocráticas e padronizadas.
(              ) Ambiente complexo e previsível que exige das organizações estrutura diferenciada em departamentos para lidar com cada segmento ambiental e modelo burocrático para lidar com eventos ambientais pouco sujeitos à mudança.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
VI – III – I – II.
	Resposta Correta:
	 
VI – III – I – II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Ambiente homogêneo e estável: ambiente simples e previsível que exige das organizações estrutura simples, pouco diferenciada. As empresas podem ser burocráticas e padronizadas. Ambiente heterogêneo e estável: ambiente complexo e previsível que exige das organizações estrutura diferenciada em departamentos para lidar com cada segmento ambiental e modelo burocrático para lidar com eventos ambientais pouco sujeitos à mudança. Ambiente homogêneo e instável: ambiente simples,mas imprevisível, que exige estrutura simples e pouco diferenciada, com modelo flexível e maleável para agir de modo criativo e inovador. Ambiente heterogêneo e instável: ambiente muito complexo e imprevisível cujo desafio é enfrentado com estrutura diferenciada com vários departamentos, mas com modelo flexível e inovador.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	As consultorias ‘caça-talentos’ afirmam que, apesar de o nível de desempenho estar nas alturas e de o contingente de profissionais disponíveis no mercado ser numeroso, atender às empresas empregadoras é tarefa árdua.
 
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão de talentos . 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
 
Com base no excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
1. (              )  O perfil desejado de muitas empresas congrega muitas competências difíceis de encontrar em uma só pessoa.
2. (              )  A gestão por competências é um modismo na área de gestão de pessoas.
3. (              ) Atualmente, todas as empresas trabalham com a gestão por competências.
4. (              ) Apesar da grande quantidade de pessoas se qualificando e procurando emprego, os denominados “talentos” ainda são raros nas empresas.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V – F – F – V.
	Resposta Correta:
	 
V – F – F – V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Atualmente, muitas empresas requerem pessoas com muitas competências em uma mesma pessoa, tornando a seleção de determinados cargos muito complexa. A gestão por competências já tem mais de vinte e cinco anos de aplicação, portanto não se trata de modismo. Embora muitas empresas conheçam e trabalhem com a gestão por competências, nem todas o fazem. Os talentos fazem grande diferença no desempenho da organização e são considerados raros.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Toda e qualquer organização humana é composta por pessoas. Independentemente do porte, atividade ou estágio de desenvolvimento tecnológico, os elementos mais importantes são as pessoas. [...] A relação homem-trabalho-empresa tem sido muito explorada desde há muito tempo, no que tange à produtividade, eficiência e eficácia.”
 
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Psicologia do trabalho : psicossomática, valores e práticas organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 34.
 
Sobre a relação homem-trabalho-empresa, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
1. (              ) A eficiência no processo seletivo é decorrente de aplicar corretamente todas as etapas e técnicas.
2. (              ) A eficácia do processo seletivo só ocorre quando há respeito à cultura da organização.
3. (              ) A procura por maior produtividade se dá apenas em âmbito tecnológico, sem impactos psicossociais para os trabalhadores.
4. (              ) Boas práticas organizacionais dão importância à produtividade e à valorização das pessoas para haver sustentabilidade.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V – V – F – V.
	Resposta Correta:
	 
V – V – F – V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. De acordo com o conceito de eficiência, é eficiente a aplicação correta de todas as etapas e técnicas de processos seletivos. Um processo seletivo eficaz considera a cultura organizacional. A procura por maior produtividade se dá em âmbito tecnológico e de procedimentos humanos, muitas vezes levando a impactos psicossociais para os trabalhadores. A sustentabilidade de bons resultados exige equilíbrio entre cobrar a produtividade e a valorização das pessoas.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	As organizações necessitam de profissionais competentes que saibam mobilizar suas qualificações, transformando-as em resultados e ações valiosos. Necessitam de indivíduos polivalentes, capazes de aprender, autoavaliar-se constantemente, criar novas soluções.
 
ZANELLI,J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
 
Considerando as exigências para a seleção de candidatos, avalia as afirmações a seguir.
1. Além de qualificações técnicas, o candidato recrutado internamente deve expressar a internalização dos valores da organização.
2. Faz parte das qualificações técnicas saber o que, como e para quê.
3. As atitudes avaliadas no processo de seleção são os estados mentais adquiridos que influenciam o indivíduo a se engajar em determinada ação.
4. Pode-se conhecer as atitudes perguntando pelas preferências pessoais.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Além de qualificações técnicas, o candidato recrutado internamente deve expressar internalização dos valores da organização. Dentro das competências técnicas, faz parte das qualificações técnicas saber o que, como e para quê. As atitudes avaliadas no processo de seleção são os estados mentais adquiridos que influenciam o indivíduo a se engajar em determinada ação. Pode-se conhecer as atitudes perguntando diretamente pelas suas preferências pessoais.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Quando se elaborava o perfil do cargo a partir das atividades que deveriam ser executadas pelos seus ocupantes, geralmente a descrição prestigiava os verbos de ação que representassem o que fazer”.
 
FAISSAL, R. et al. Atração e seleção de pessoas . 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 53.
 
Considerando os conhecimentos referentes ao recrutamento e seleção, avalie as afirmações a seguir.
1. No modelo de competências, o saber antecipa-se à ação.
2. Na descrição tradicional do perfil, os valores e posicionamento estratégico eram considerados itens importantes.
3. As pessoas com histórico de sucesso dentro ou fora da organização são certeza de se tornarem talentos em novo cargo independente da cultura em que atuavam.
4. As competências são melhor descritas por locuções como: saber montar, saber planejar, saber listar etc.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV.
	Resposta Correta:
	 
I e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É preciso saber para fazer algo, por isso no modelo de competências o saber vem antes da ação. Na descrição do perfil por competências, os valores e posicionamento estratégico são considerados itens importantes. As pessoas com histórico de sucesso dentro ou fora da organização apresentam boa chance de se tornarem talentos em novo cargo se a cultura em que atuar for semelhante. Saber montar e saber planejar dão uma conotação mais ampla do que apenas montar e planejar.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Elaborar uma avaliação exige muito cuidado. Nunca deve ser atividade rápida ou improvisada. Uma avaliação ruim pode implodir todo o esforço que você realizou [...]. Toda avaliação mede um aspecto e pode favorecer ou não um tipo específico de habilidade mental”.
 
KARNAL, L. Conversas com um jovem professor.
São Paulo: Contexto, 2017, p. 78-79.
 
Assinale a afirmação correta sobre os testes e exames.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É importante sempre considerar qual a melhor forma de avaliar uma habilidade e qual público será atingido.
	Resposta Correta:
	 
É importante sempre considerar qual a melhor forma de avaliar uma habilidade e qual público será atingido.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Avaliações padronizadas para qualquer cargo e tipo de organização são contraproducentes. Há momentos em que os exames disponibilizados em internet facilitam, porém, como em qualquer técnica, devem ter suas vantagens e desvantagens analisadas. O processo de seleção pode ou não contar com a aplicação de testes psicológicos, sem perder em  cientificidade e eficiência. A buscapor inovação é uma constante, mas cada empresa tem uma estrutura e uma cultura específica que devem ser consideradas pelo selecionador.
	
	
	
Quarta-feira, 4 de Março de 2020 23h13min11s BRT

Continue navegando