Buscar

pcc de avaliação institucional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
 Proposta de prática como componente curricular- 2020
 DISCIPLINA: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
 
 A AVALIAÇÃO EM GRANDE ESCALA NO BRASIL
 
 
 
 BRUNA NAIARA SOUZA LOPES
 Matrícula: 201702295192
	
 MAIO/2020
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS..................................................................................................... 3
2. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 3
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS......................................................... 3
4. PESQUISAS
4.1. Sistema de avaliação da Educação Básica.............................................. 3
4.2 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica...................................... 4
4.3. Prova Brasil.............................................................................................. 4
4.4. PNE.......................................................................................................... 4
4.5. IDEB do município de Belo Horizonte....................................................... 5
5. RESULTADOS E CONCLUSÃO....................................................................... 5
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................. 6
1. OBJETIVOS
O objetivo deste relatório é conhecer como é feita a Avaliação Institucional da Educação Básica no Brasil através de uma pesquisa no portal do Mec. Conhecer a funcionalidade do IDEB na avaliação escolar. 
2. INTRODUÇÃO 
A avaliação institucional tem como objetivo entender quais são os déficits e potencialidades da instituição de ensino visando à busca contínua de qualidade e aperfeiçoamento. Com base nos dados obtidos, são feitas ações para trazer benefícios para a Escola, garantindo a todos uma educação de qualidade, de acordo com o direito garantido pela Constituição Federal de 1988, artigo 5 :
 “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Pesquisa feita no site do Ministério da educação e no site do Instituto Nacional dos estudos Educacionais Anísio Teixeira.
4. PESQUISAS
4.1 Sistema de Avaliação da Educação Básica
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Através de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Essas avaliações permitem que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
4.2 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O Ideb, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, onde a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
4.3 Prova Brasil
 A Prova Brasil é uma avaliação de diagnóstico das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.
Participam as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas.  Escolas com até 10 alunos nas séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos componentes do índice. 
4.4 PNE
O Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei Nº 13.005 determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Ele foi criado para garantir a todo brasileiro o direito a educação básica de qualidade. Suas metas visam:
· Erradicar as desigualdades educacionais;
· Promover o acesso e a permanência dos alunos na escola;
· Formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos;
· Preparar os alunos para o mercado de trabalho;
· Valorizar a pluralidade cultural; 
· Valorizar os profissionais de educação. 
Visando essas metas e estratégias para a política educacional dentro de 10 anos, todos os estados e municípios devem estruturar seus planos específicos – mais conhecidos como Planos Subnacionais de Educação – mostrando como vão alcançar e atingir as metas previstas pelo PNE, considerando, é claro, o contexto e as necessidades locais. 
4.5 IDEB do município de Belo Horizonte
O município de Belo Horizonte vem apresentando um leve aumento em seus resultados no Ideb na rede pública de ensino (Federal, Estadual e Municipal) nos anos iniciais:
Na 4º série/ 5º ano saltou de 4.8 em 2007 para 6.4 em 2017. 
Já na 8º série/ 9º ano, os números oscilam:
Em 2007 atinge a marca de 3.6; e em 2011 de 4.2. Nos anos seguintes, não batem a meta de crescimento, em 2017 estimava-se 5.1, alcançando apenas 4.5.
Em relação ao 3º ano EM, há somente o resultado do ano de 2017, sendo 3.3.
Esses dados mostram que ainda há muito a se fazer para atingir a meta 6 almejada pelo Ideb até 2022, embora o 5º já traga esse resultado satisfatório no resultado de 2017. Os resultados de 2019 ainda não estavam disponíveis no dia do acesso, porém as projeções de aumento são de 6.4 no 5º ano; 5.3 no 9º ano e 3.6 no 3º ano EM.
5. RESULTADOS E CONCLUSÃO
Com esta pesquisa observei a importância de uma educação de qualidade para todos. Além de ser um direito garantido pela nossa Constituição, busca-se também os meios para que todos possam alcançá-la. A Avaliação Institucional é uma ferramenta poderosa que auxilia na busca de dados para que se possa tomar as medidas necessárias para o crescimento educacional. Quando se dá atenção aos resultados e se toma ação, todos são beneficiados: escola, família e a comunidade como um todo. 
6. REFERÊNCIAS
Brasil. Constituição Federal (1988). Disponível em:
<https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_.asp> Acesso em: 11/05/2020. 
Digital, Sae. Disponível em:
<https://sae.digital/pne-plano-nacional-de-educacao/>
Acesso em: 11/05/2020
 Ideb. Inep, 2018. Disponível em: 
<http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=595351> Acesso em: 11/05/2020.
Ministério da Educação. Portal MEC. Disponível em:
< http://portal.mec.gov.br> Acesso em: 11/05/2020.
QEDU. Disponível em:
<https://academia.qedu.org.br/prova-brasil/o-que-e-a-prova-brasil/>Acesso em: 11/05/2020.
1

Continue navegando