Buscar

Henrique_Alvenaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: 23/12/2019
Aluno (a): Henrique Mota de Carvalho
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação
1. Defina sucintamente Alvenaria de Vedação.
R: Alvenaria de vedação são paredes que tem a função de dividir ambientes externos e internos de uma edificação. Suportam somente seu próprio peso. Os componentes de vedação podem ser blocos de concreto, blocos cerâmicos, painéis pré-moldados, entre outros.
2. Explique as funções do cimento e da cal em argamassas de assentamento.
R: Apesar de ser um material tão útil e conhecido, deve ser comprada e preparada com algum conhecimento para evitar problemas como rachaduras e desprendimento. A argamassa mais comum utilizada na construção civil é feita com areia, água, cimento e cal hidratada. Esse tipo de argamassa serve para execução do assentamento de revestimentos cerâmicos e também para o reboco”, diz Matsumoto. ... Argamassa virada – A argamassa virada em obra é o famoso cimento, cal e areia. A cal e o cimento Além de “juntar” os elementos serve também para dar maior resistência mecânica além de proteger contra a propagação do calor, frio ou do som. Serve também para vedar quanto à penetração de água e de vento.
3. Cite 5 observações importantes em um projeto de Alvenaria de Vedação e explique-as. 
R: 1* REPASSE DE CARGAS: Na alvenaria de vedação, considerando-se a estrutura de um prédio, há um repasse de cargas da laje para as vigas, das vigas para os pilares e dos pilares para a fundação. A alvenaria que é assentada serve apenas para vedar o vão que existe entre as vigas e os pilares.
2* ENCUNHAMENTO: A alvenaria de vedação deve ser solidamente presa entre os pilares e as vigas. Senão, um simples empurrão pode fazer a parede desmoronar. Consegue-se que a alvenaria fica solidamente presa à estrutura através do encunhamento.
3* FINALIDADE: Alvenaria de vedação: tem a finalidade exclusiva de fechar o espaço compreendido entre vigas e pilares de uma estrutura de concreto armado;
4* PROCESSO: Ao terminar a alvenaria a parede está pronta, com todas as instalações executadas paralelamente. Neste sistema não existe a necessidade de corte de canaletas, quebração, retrabalho, limpeza de resíduos da quebra para passagem das instalações. É uma montagem racionalizadas de peças que já foram previamente pensadas para ocuparem cada uma o seu devido lugar. 
5* EVENTUAIS PROBLEMAS: eventuais problemas na execução são detectados somente por ocasião da conferência de prumo do revestimento externo, gerando elevados consumos de argamassa e aumento das ações permanentes atuantes na estrutura.
4. Disserte sucintamente a respeito do correto armazenamento dos blocos cerâmicos em um canteiro de obras.
R: Os blocos cerâmicos são materiais que precisam de um cuidado específico, pois muitas vezes são frágeis a qualquer queda de nível. Devido a isto, busque um local que tenha um solo firme e empilhe os tijolos, um por um, até atingir uma altura máxima de 10. Procure cobrir os blocos com lonas, facilitando sua identificação e evitando efeitos do tempo. 
5. Defina:
a. Marcação de Alvenaria; A marcação é a execução da primeira fiada da alvenaria. Para isso, são recomendados os passos a seguir. Conferir a modulação, definir as juntas, assentar a primeira fiada.
b. Elevação de Alvenaria; A argamassa de assentamento deve ser preparar respeitando as instruções de amassamento (utilizar sempre os misturadores) e a quantidade de água especificada pelo fabricante. No caso de argamassa batida em obra o traço da mistura deverá ser fornecido pelo engenheiro da obra. É recomendado que a argamassa seja aplicada com canaleta, bisnaga ou desempenadeira apropriada, formando cordões de cerca de 15 mm de diâmetro, dos dois lados dos blocos e nas laterais As juntas verticais da alvenaria devem ser preenchidas no momento do assentamento. Assentar os blocos de cada extremidade, esticar a linha e então proceder ao assentamento nos cantos, formando “escadas de canto”.
6. Cite os principais pontos de verificação dos seguintes itens das Alvenarias de Vedações:
R:
a. Execução de Vergas: Verga e contraverga são elementos que minimizam o risco de aparecimento de fissuras nas paredes.
b. Esquadro de Paredes: Na construção civil: Quando o encontro de duas paredes estão em um angulo reto de 90°, diz-se que está no esquadro.
c. Encontro com Pilares: O projeto da alvenaria deve definir a forma de ligação das paredes com pilares, a fim de prevenir futuros destacamentos. Como regra geral, as ligações com os pilares podem ser executadas com telas metálicas especificadas de acordo com o item 2.3, aplicadas a cada duas fiadas e fixadas no concreto com pinos metálicos ("tiros" aplicados com finca-pinos). Neste caso a tela deve ser dobrada exatamente a 90°, conforme ilustrado na Figura 6, aplicando-se os pinos e as respectivas arruelas o mais próximo possível da dobra da tela.
d. Prumo: Verificar o prumo da parede durante a elevação da alvenaria a cada duas ou três fi adas assentadas; - tolerância de ± 3mm/m na direção da altura da parede; -tolerância máxima de 15mm / pavimento; - verificação nas fachadas, máximo de 5cm em relação à altura do edifício.
Alvenaria Estrutural
7. É comum, em algumas edificações, se encontrar placas de advertência com os seguintes dizeres: “É terminantemente proibido demolir, avariar ou deslocar paredes neste edifício”. Por qual motivo existe este aviso?
R: No planejamento, feito por um engenheiro, pode-se detectar nos elementos estruturais da construção possíveis áreas de perigo. "Caso existam partes frágeis, que corram o risco de desabamento, o profissional pode identificar e elaborar a ordem sequencial adequada para que a demolição seja feita, sem oferecer riscos aos trabalhadores" Ao abrigo do Decreto-Lei n° 273/ /2003, de 29 de Outubro, as demolições são consideradas como trabalhos com riscos especiais, devendo ser executadas por empresas especializadas, mão-de-obra experiente e enquadradas por um técnico idóneo.
8. A Alvenaria Estrutural remonta de vários séculos atrás. Cite 3 estruturas com esta metodologia construtiva que possuem mais de 300 anos.
R: Basílica de Maxentius e Constantino Roma, 307-312 DC Pirâmides de Gisé Egito, 2.000 AC Coliseu Roma, 82 DC
9. Quais são as principais cargas de uma edificação em Alvenaria Estrutural e como elas são transferidas para as Fundações?
R: Peso próprio da estrutura; Pisos; Revestimentos; Vedações; Caixa d'água, As cargas verticais são transferidas para as fundações através dos elementos da Alvenaria Estrutural: •Paredes portantes; •Vergas; •Pilastras.
10. Quais são as principais vantagens na utilização de Alvenarias Estruturais em edificações?
R: Diminuição no tempo da construção, Economia no custo da obra, Menor gasto com revestimento, Flexibilidade e versatilidade da construção, Resultados esteticamente modernos, Técnica executiva simplificada, Menor diversidade de materiais e mão de obra.
11. Indique onde são aplicados os seguintes tipos de blocos estruturais:
a. Canaleta “J”; Uso de bloco compensador nas paredes internas.
b. Canaleta “U”; Necessita forma para acabamento lateral da laje.
c. Pastilhas: A pastilha maciça 4+1cm fecha meio bloco (19cm) ao ser colocada ao lado de um bloco de 14cm de espessura.
12. Trace um comparativo entre Blocos Estruturais Cerâmicos e de Concreto.
R: Bloco de concreto: Esses blocos são compostos por agentes expansores, água, cal e cimento. A mistura de materiais é preparada e colocada em uma forma e em seguida, passa por um equipamento de vibração e prensagem. A última etapa é o processo de cura, que é feito dentro decâmaras de vapor, a fim de evitar a formação de fissuras. Devido ao tamanho maior dos blocos, é possível ter agilidade na construção fazendo com que o levantamento das paredes seja mais rápido. Infelizmente, a adição de cimento em sua composição aumenta o impacto ambiental desse produto. Comparado com os outros tipos de tijolos, o bloco de concreto possui a maior resistência entre todos e no caso da alvenaria estrutural podem suportar o peso de toda a construção sem a necessidade de vigas e pilares.
Bloco cerâmico: A cerâmica vermelha desse material são obtidas após a queima da argila em altíssima temperatura, o que garante qualidade às peças. Por serem mais leves, representam maior produtividade no canteiro de obras e por outro lado quebram com mais facilidade. Outra vantagem muito levado em conta pelos consumidores é o preço, já que o bloco cerâmico é mais barato que o feito de concreto. 
O bloco cerâmico, porém, é menos aderente à argamassa e exige mais revestimento. Outra desvantagem é que ele é menos regular geometricamente e possui menor resistência mecânica que o de concreto.
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Outros materiais