A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
TABELA DOS MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES

Pré-visualização | Página 1 de 1

TABELA DOS MACRONUTRIENTES
	
MACRONUTRIENTES
	
PRINCIPAIS FUNÇÕES
	
ORGÃOS ENVOLVIDOS DA DIGESTÃO E ABSORÇÃO
	
CARBOIDRATOS
	O Carboidrato tem a principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos frequentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo.
	Começa na boca, com a amilase salivar (ou ptialina) presente na saliva, e termina no intestino delgado com a amilase pancreática.
	
PROTEÍNAS
	A proteína por ser fornecedora de estruturas para a construção e manutenção de órgãos e tecidos, ela é peça fundamental para o funcionamento do organismo.
	Começa no estomago, com a pepsina e termina no intestino delgado, com a tripsina, quimotripsina e peptidase.
	
LIPÍDEOS
	Os lipídios fazem a reserva de energia dois-pontos utilizada pelo organismo em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais.
	É digerida na boca pela enzima lípase lingual, em seguida passa pelo estômago a Lípase Gástrica. A digestão propriamente dita ocorre no duodeno, com ação das enzimas biliar e pancreática e termina no intestino delgado.
TABELA DOS MICRONUTRIENTES
	
MICRONUTRIENTES
	
PRINCIPAIS FUNÇÕES
	
ORGÃOS ENVOLVIDOS NA DIGESTÃO E ABSORÇÃO
	
VITAMINAS
	As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos - são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas.
	As vitaminas são absorvidas simultaneamente através da mucosa intestinal.
A maioria das vitaminas passa inalterada do intestino delgado para o sangue, por difusão passiva.
	
MINERAIS
	Os minerais desempenham funções vitais para o organismo, ou seja, a presença deles favorece o equilíbrio e manutenção de funções corporais básicas, como: Condução de impulsos nervosos; Atividade e manutenção celular; Ativação e regulação de atividades de diversas enzimas; Controle do equilíbrio ácido-base; Contração dos músculos; Realização de processos metabólicos.
	No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão dos minerais, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.
No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química.