Buscar

O Aluno Docente Possibilidades e Desafios do Estágio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tutor: Prof. Ms. João Paulo Silva Pinheiro
Título da Unidade: O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Atividade Reflexiva
O Estágio, Como preparação à realização da prática em sala de aula, é um período importante à formação profissional que visa estabelecer a necessária relação e articulação teoria e prática, pois proporciona a reflexão da práxis e o desenvolvimento de competências profissionais para a construção e ressignificação da identidade de ser educador. Ou seja, é através da integração do acadêmico com a realidade e o contexto escolar que o estagiário poderá interagir com o seu futuro espaço de trabalho. Rúbia et al [1], verificou que as Situações de Estudo propostas pelas estagiárias para o desenvolvimento de suas aulas foram significativas, uma vez que os estudantes da escola demonstraram interação e envolvimento com as temáticas, tornaram-se questionadores, pois queriam saber mais sobre os assuntos e temas abordados, havendo um gradativo aumento de interesse no decorrer das aulas.
	É complicado afirmar se é fácil ou difícil tal atividade, mas com certeza é um desafio, pois o estagiário precisa acostumar-se com as diferenças entre os alunos e seus contextos, compreender que a sala de aula não pode ser lugar de estresse, onde é necessário ter tranquilidade no trato com os alunos e que por meio de um processo interativo o professor e o aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer, de crescimento de ambas as partes e de realizações.
	Segundo Imbernon [2], crescer é ter acesso a informações, é ter atitude fazendo o aluno participar, é ser cidadão. Para isso é preciso conhecer os alunos, a comunidade interna e externa da escola são fatores que melhoram a qualidade do trabalho do educador, pois quando o professor conhece a realidade consegue elaborar melhor a sua prática de sala de aula e obter mais sucesso no seu trabalho.
Sabe-se que há necessidade da melhora do ensino básico no Brasil, por exemplo o ensino de Ciências, já que este estimula o raciocínio lógico e a curiosidade, ajuda a formar cidadãos mais aptos a participar de debates sobre temas científicos que possuímos no nosso cotidiano. Ou seja, somente o método tradicional de ensino pode gerar insatisfação. Um estudo feito por Lucivânia C. de Souza [3], com a contribuição de estagiários no ensino em ciências biológicas do ensino fundamental mostrou efeitos positivos nos alunos, através da diversificação da metodologia de ensino e fugindo da simples transferência de conteúdo.
Referências
[1] Rúbia et al. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES DA AÇÃO DOCENTE. 37o Encontro de Debates sobre o ensino de Química, FURG, 9-10 nov, 2017.
[2] IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional - formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
[3] Souza, L C de. A contribuição do estágio supervisionado em ciências biológicas no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos alunos de duas escolas públicas de Campina Grande. Monografia- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, nov 2012.

Outros materiais