Buscar

TRABALHO DE CIRCUNFERENCIA

Prévia do material em texto

INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA
Circunferências Tangentes
Por
Wânia Maria de Campos Alves da Costa
I – Introdução
No estudo analítico da circunferência, os elementos raio, diâmetro e centro da circunferência são fundamentais para conclusões de diversos problemas e para a determinação da equação que define essa forma geométrica tão importante. Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas. Vamos analisar as circunferências tangentes.
Circunferências tangentes são aquelas que têm um ÚNICO ponto em comum, podendo se apresentar de duas formas:
a) Circunferências tangentes externas: apresentam apenas 1 ponto em comum e suas regiões internas não tem pontos em comum. Ex.: circunferência c de centro A e circunferência d de centro B.
b) Circunferências tangentes internas: apresentam apenas 1 ponto em comum, sendo uma circunferência interna à outra. Ex.: circunferência c de centro A e circunferência d de centro B.
II – Descrição da construção
Construindo Circunferências Tangentes Externas:
1- Arraste o cursor até o ícone e clique. Dentre as opções apresentadas, arraste o cursor até o ícone , “círculo dados Centro e Raio”, e clique.
2- Posicione o cursor num ponto da malha quadriculada, preferencialmente onde haja a interseção das linhas, e clique. Vai aparecer um ponto que será o centro da primeira circunferência e um quadro. Digite neste quadro, através do teclado, a medida do raio e em seguida clique “ok”. Sua primeira circunferência vai estar pronta. 
3- Para construir a segunda circunferência, posicione o cursor em outro ponto externo à primeira circunferência, na mesma linha horizontal ou vertical em relação ao centro dela. 
ATENÇÃO: A distância deste ponto externo escolhido até a linha da primeira circunferência deverá ter a mesma medida do raio que você escolherá para a segunda circunferência. Feito isso, clique.
4- Vai, então, aparecer o ponto que será o centro da segunda circunferência. Outra vez, você deverá digitar no quadro, através do teclado, a medida do raio desta segunda figura. 
ATENÇÃO: a medida digitada para o raio deverá ter o mesmo valor da distância deste ponto externo até a linha da primeira circunferência. Digite e clique “ok”. Sua segunda circunferência estará pronta e tangente externamente a primeira.
Construindo Circunferências Tangentes Internas:
1- Arraste o cursor até o ícone e clique. Dentre as opções apresentadas, arraste o cursor até o ícone , “círculo dados o centro e o raio”, e clique.
2- Posicione o cursor num ponto da malha quadriculada, preferencialmente onde haja a interseção das linhas, e clique. Vai aparecer um ponto que será o centro da primeira circunferência e um quadro. Digite neste quadro, através do teclado, a medida do raio e em seguida clique “ok”. Sua primeira circunferência vai estar pronta. 
3- Para a construção da segunda circunferência o próximo ponto deverá ser interno à primeira circunferência e situado na mesma linha horizontal ou vertical em relação ao centro dela.
ATENÇÃO: A distância deste ponto interno escolhido até a linha da primeira circunferência deverá ter a mesma medida do raio que você escolherá para a segunda circunferência. Feito isso, clique.
4- Vai, então, aparecer, o ponto que será o centro da segunda circunferência e outra vez, o quadro para você digitar, através do teclado, a medida do raio desta segunda figura. 
ATENÇÃO: A medida do raio a ser digitada tem que ser do mesmo valor da distância do centro da segunda circunferência até a linha da primeira. Digite e clique “ok”. Sua segunda circunferência estará pronta e tangente internamente a primeira.
III- Referências Bibliográficas
SILVEIRA E.; MARQUES C. Matemática: compreensão e prática. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2017.
Site: < WWW.geogebra.org> acesso em 18 de abril de 2020

Continue navegando