Buscar

Avaliação de desempenho e Métrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão FINALIZAR PROVA ao ter certeza de que respondeu a todas as questões e que não precisará mais alterá-las. 
A prova será SEM consulta. O aluno poderá fazer uso, durante a prova, de uma folha em branco, para rascunho. Nesta folha não será permitido qualquer tipo de anotação prévia, cabendo ao aplicador, nestes casos, recolher a folha de rascunho do aluno.
Valor da prova: 10 pontos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		1.
		Considerando as afirmações abaixo, escolha a alternativa adequada: "É fundamental, pois ela é que poderá garantir se a organização continuará atendendo às demandas do ambiente em que ela convive. O atendimento ou não dessas demandas poderá levar as organizações ao sucesso ou à sua morte."  (Ref.: 201907171446)
	
	
	
	
	Reorientar metas, diretrizes e políticas.
	
	
	Aperfeiçoar políticas de incentivos e benefícios.
	
	
	Reavaliar tecnologia, procedimentos e materiais.
	
	
	Aferir os níveis de produtividade individual.
	
	
	Adequar os suportes internos às demandas externas.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		Dentre os objetivos do sistema de gestão do desempenho, com o foco na organização, temos a aferição dos níveis de produtividade organizacional. Qual a relação deste objetivo com o outro objetivo de aferição dos níveis de produtividade individual?  (Ref.: 201907235010)
	
	
	
	
	Os níveis de produtividade individual refletem os níveis de produtividade organizacional, ou seja, não se pode ter uma bom resultado individual sem ter bons resultados coletivo
	
	
	Ambos os desempenhos, individuais e organizacional, são independentes entre sí. Podemos ter uma boa produtividade organizacional sem ter uma um boa produtividade individual e vice-versa
	
	
	O nível de produtividade individual é uma consequência do nível de produtividade organizacional, ou seja, o desempenho dos indivíduos é influenciado pelo desempenho da organização
	
	
	Os níveis de produtividade organizacional refletem os níveis de produtividade individual, ou seja, não se pode ter um bom resultado coletivo sem ter bons resultados individuais
	
	
	Não existe relação entre estes objetivos. Os resultados individuais são relativos às pessoas enquanto que os resultados coletivos são determinados pelas áreas
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		Após a realização de uma avaliação de desempenho, os gestores da empresa SUCESSO S.A. analisaram os resultados da avaliação e constataram alguns pontos que geraram um desempenho não esperado, agindo imediatamente para que não venham a ocorrer novamente. Isso caracteriza uma: (Ref.: 201907339852)
	
	
	
	
	Lições aprendidas
	
	
	Adequação à demanda interna
	
	
	Auditoria interna
	
	
	Avaliação de resultados
	
	
	Auditoria externa
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		Quando bem disseminados por todos os níveis da organização promovem a uniformidade na atitude dos seus colaboradores. (Ref.: 201907171519)
	
	
	
	
	Componentes
	
	
	Valores
	
	
	Planejamentos
	
	
	Comportamentos
	
	
	Conhecimentos
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		Alex, Analista de Recursos Humanos, da ZTY metalurgica, foi incumbido de desenhar e propor uma nova estrutura organizacional que tornassem a produção mais eficiente e sinergia, considerando os desafios que se impõe às indústrias do século XXI. Esta estrutura deveria possibilitar a sinergia entre os diversos setores produtivos. O modelo teórico de estrutura organizacional escolhido por Alex foi: (Ref.: 201907671882)
	
	
	
	
	Estrutura Linear
	
	
	Estrutura por clientes.
	
	
	Estrutura por projetos
	
	
	Estrutura por processos
	
	
	Estrutura por funções
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		A produtividade mede o uso de recursos utilizados numa atividade. Ela pode ser afetada por quais fatores? (Ref.: 201907240293)
	
	
	
	
	Pelo método de trabalho (tecnologia de transformação de insumos em produtos) e pelo profissional responsável pela execução da atividade (domino de competências necessárias para execução das atividades)
	
	
	Pela transparência do planejamento estratégico e pela organização dos recursos disponibilizados
	
	
	Pelo método de trabalho (ecnologia de transformação de insumos em produtos) e pelo local em que é realizado o trabalho (Condições de trabalho oferecidas)
	
	
	Pela qualidade dos produtos fabricados e pela competência das pessoas que tomam as decisões
	
	
	Pela análise SWOT efetuada pela administração e pelas ações definidas como estratégica pelos gestores
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		Absenteísmo é a frequência ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não comparecem ao trabalho. Quais são as principais causas do Absenteísmo? (Ref.: 201908236369)
	
	
	
	
	Insatisfação, Problemas financeiros, Excesso de motivação para trabalhar e Supervisão coerente.
	
	
	Problemas pessoais, Insatisfação com o transporte, Falta de motivação e Supervisão inadequada.
	
	
	Faltas voluntárias por motivos pessoais, Dificuldades e problemas financeiros, Problemas de Transporte, Baixa Motivação para trabalhar, Supervisão precária da chefia ou gerência e Políticas inadequadas da organização;
	
	
	Satisfação dos empregados com a organização, Excesso de motivação para trabalhar, Supervisão coerente e Políticas adequadas da organização;
	
	
	Faltas voluntárias por motivos pessoais, Problemas Financeiros, Satisfação dos empregados e Políticas adequadas da organização;
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		A satisfação obtida pelo indivíduo funciona como um reforço positivo para um novo desempenho, enquanto a insatisfação ou frustração funciona como reforço negativo.Sobre ela podemos afirmar que: (1,0 Ponto) (Ref.: 201908092401)
	
	
	
	
	Com frequência, elas são criadas informalmente para provocar um curto-circuito na hierarquia vertical e agilizar a ação.
	
	
	Esta relacionada às políticas de Gestão de Recursos Humanos. Todo início requer um aquecimento para assumir a função para a qual foi contratado.
	
	
	Atributos e conhecimentos são competências que as empresas buscam nos funcionários
	
	
	Desenvolver sistematicamente as habilidades e capacidades das pessoas como base fundamental para um desempenho eficiente e eficaz.
	
	
	As competências podem ser observadas diariamente em situações em que o funcionário é avaliado
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		A avaliação de desempenho tem como função básica contribuir com o desenvolvimento das pessoas. Este deste principal, pode-se considerar outros objetivos da avaliação de desempenho, EXCETO (Ref.: 201907687386)
	
	
	
	
	Ajudar ou estimular as lideranças a observar seus colaboradores mais de perto e a desempenhar melhor a função de treinadores (coaching) .
	
	
	Oferecer dados de apoio para as decisões gerenciais no que diz respeito aos aumentos por mérito, transferências, demissões e assim por diante.
	
	
	Motivar os funcionários, oferecendo-lhes feedback sobre o seu desempenho.
	
	
	Melhorar o desenvolvimento da organização identificando pessoas com potencial de promoção e apontar as necessidades de desenvolvimento.
	
	
	Estabelecer uma base de comparação entre os funcionários para avaliar a qualidade dos líderes.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		As organizações modernas necessitam de mecanismos de avaliação de desempenho em seus diversos níveis, desde o corporativo até o individual. No nível individual, além de avaliar o resultado do trabalho do indivíduo, outro aspecto importante a ser considerado é:
 (Ref.: 201908092769)
	
	
	
	
	A margem de lucro.
	
	
	A personalidade.
	
	
	O retorno sobre o investimento.
	
	
	o interesse em crescer na carreira.
	
	
	O comportamento no ambiente de trabalho.

Outros materiais