A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
AVA de composiçao UNIDADE I, II e III

Pré-visualização | Página 1 de 5

PERGUNTA 1
1. Uma jovem vegetariana iniciou quadro de inapetência, diarreia e cansaço. Após os exames realizados, foi diagnosticada anemia por carência em uma vitamina devido ao não consumo de alimentos de origem animal. Essa carência foi causada pela deficiência de qual vitamina? Escolha a alternativa correta.
	
	a.
	Niacina.
	
	b.
	Vitamina A.
	
	c.
	Vitamina B12.
	
	d.
	Vitamina B1.
	
	e.
	Vitamina B2.
0,3 pontos   
PERGUNTA 2
1. As vitaminas denominadas lipossolúveis são encontradas na fração lipídica dos alimentos, sendo que sua absorção é facilitada pela presença de lipídeos no lúmen intestinal. Assim, dietas restritas em gorduras ou ingestão de inibidores de digestão/absorção de gorduras podem comprometer a absorção de quais vitaminas? Escolha a alternativa correta.
	
	a.
	A, B1, B2, B6, B12.
	
	b.
	D, B1, B2, B12.
	
	c.
	A, D, E, K.
	
	d.
	Ácido nicotínico, ácido fólico.
	
	e.
	Todas as vitaminas do complexo B.
0,3 pontos   
PERGUNTA 3
1. Do ponto de vista nutricional, são particularmente importantes os ácidos graxos poli-insaturados da série ômega 6, que apresentam a primeira dupla ligação no sexto carbono da extremidade ômega, e os ácidos graxos poli-insaturados da série ômega 3, com uma ligação dupla a três carbonos dessa extremidade. Quanto aos ácidos graxos C18: 3n-3 (ácido alfa-linolênico) e C18: 2n-6 (ácido linoleico), é correto afirmar que:
	
	a.
	Devem ser obtidos de vegetais e de outros organismos que possuam as vias enzimáticas para a sua síntese.
	
	b.
	São sintetizados por humanos a partir de excesso de energia da dieta.
	
	c.
	São preferencialmente oxidados por humanos para obtenção de energia.
	
	d.
	Possuem tipicamente uma única dupla ligação.
	
	e.
	São obtidos pelo processo industrial de hidrogenação.
0,3 pontos   
PERGUNTA 4
1. O consumo de fibras alimentares está relacionado à prevenção de doenças como constipação intestinal e câncer de cólon. Os benefícios são vários, tanto das fibras solúveis como das insolúveis. Porém, pesquisas demonstram que, de um modo geral, o consumo de fibras pelos brasileiros está muito aquém do recomendado, fato este prejudicial à saúde. Atualmente, os brasileiros estão aumentando a ingestão de alimentos pouco saudáveis, fontes predominantemente de gorduras e açúcares, em detrimento de frutas e hortaliças, pela praticidade e estilo de vida. 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “o câncer de intestino está fortemente associado a hábitos de alimentação, nutrição e atividade física. A incidência da doença vem aumentando nos últimos anos e, em paralelo, observa-se que a população está cada vez mais exposta aos fatores de risco e menos exposta aos fatores de proteção.”
(Disponível em <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino/profissional-de-saude>)
Assim, analise as informações abaixo sobre as propriedades das fibras alimentares e assinale a alternativa correta.
I) Classe de compostos de origem vegetal, constituída principalmente de polissacarídeos e também oligossacarídeos e substâncias associadas, que quando ingeridos não sofrem hidrólise, digestão enzimática e absorção intestinal em humanos. 
II) As fibras solúveis formam géis quando entram em contato com o suco gástrico, sendo que retardam o esvaziamento gástrico, dando maior sensação de saciedade, podendo até favorecer a perda de peso. 
III) As fibras insolúveis retêm água nas fezes, aumentam o volume do bolo fecal, favorecem o peristaltismo, evitando assim o aparecimento de constipação intestinal e outras doenças intestinais. 
IV) Tanto as fibras solúveis como as insolúveis, auxiliam num esvaziamento gástrico mais rápido, favorecendo assim o trânsito intestinal e, como consequência, evita-se o aparecimento de câncer intestinal e outras doenças intestinais. 
V) O hábito alimentar errado, incluindo o baixo consumo de fibras associado ao sedentarismo proporcionam o aumento da incidência de obesidade e doenças coronarianas.
	
	a.
	I, II, III e IV
	
	b.
	I, II e V
	
	c.
	I, III e V
	
	d.
	I, II, III e V
	
	e.
	II, III, IV e V
0,3 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia os textos a seguir para responder à questão proposta. 
  
1 “A anemia por deficiência de ferro representa um dos maiores problemas nutricionais presentes em todo o mundo, afetando, sobretudo, indivíduos de países em desenvolvimento. Da população mundial, estima-se que 66% a 80% sejam deficientes em ferro, e por volta de 30% são anêmicos, o que equivale a 2 bilhões de indivíduos. Entre essa população, alguns grupos são mais acometidos, a saber, os lactentes, pré-escolares, adolescentes, gestantes e mulheres em idade fértil.” 
  
2 “No Brasil, a prevalência de anemia ferropriva depende de características regionais, tendo-se observado nas últimas décadas aumento significativo de prevalência e gravidade, em todas as regiões do país, independentemente do nível econômico. Estudo nacional realizado com crianças menores de 12 meses que frequentavam unidades da rede básica de saúde em 12 centros urbanos brasileiros localizados nas cinco regiões geográficas do país, aponta prevalência de anemia de 65,4%.” 
(Fonte: CAMILLO, Carlos César et al. Anemia ferropriva e estado nutricional de crianças de creches de Guaxupé. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 54, n. 2, p. 154-159, Abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000200020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 Junho 2019.) 
Para os indivíduos que apresentam essa carência nutricional, recomendam-se quais alimentos, considerados fontes de ferro? Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Fígado, cenoura, ovos e galinha.
	
	b.
	Ovos, galinha, espinafre e mariscos.
	
	c.
	Ovos, melaço, leite e feijões.
	
	d.
	Leite, espinafre, fígado e feijões.
	
	e.
	Feijões, folhas verdes, melaço e fígado.
0,3 pontos   
PERGUNTA 6
1. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. 
  
“O principal objetivo dos carboidratos em nossa alimentação é garantir energia ao organismo, eles podem ser divididos em carboidratos simples e complexos. [...] Os carboidratos simples são aqueles absorvidos rapidamente pelo organismo, eles são facilmente quebrados no processo da digestão, pois, como o próprio nome já diz, eles são formados por moléculas simples. Devido à sua rápida absorção, eles fornecem energia de forma imediata, no entanto, podem dificultar a perda de peso quando consumidos de forma excessiva.  As frutas, os sucos de fruta e os açúcares são exemplos de carboidratos simples. Estes alimentos promovem uma rápida elevação da glicose sanguínea. Os carboidratos complexos são aqueles absorvidos de forma mais lenta, portanto, aumentam a glicose de forma lenta e gradual. A versão integral destes carboidratos é muito importante, pois auxilia na manutenção da saúde e prevenção de doenças. As massas, arroz, pão, aveia e batata são exemplos de carboidratos complexos que, por possuírem uma estrutura química complexa e maior quando comparada aos carboidratos simples, eleva de forma lenta a glicose sanguínea. Por contribuírem para o ganho de peso, muitas vezes os indivíduos tendem a excluir os carboidratos simples (açúcares) da dieta, no entanto é importante lembrar que as frutas e os sucos de frutas garantem vitaminas, minerais e fibras ao organismo que são essenciais para a manutenção da saúde. Os carboidratos simples e complexos são essenciais na dieta diária do indivíduo para disponibilizar a energia necessária ao organismo. 
(Disponível em: <https://nutricaoemfoco.com/geral/carboidratos-simples-e-complexos/>) 
Assinale a alternativa falsa em relação aos carboidratos.
	
	a.
	Os principais monossacarídeos são a glicose, frutose e galactose.
	
	b.
	A maltose é encontrada nas frutas.
	
	c.
	A lactose é encontrada no leite.
	
	d.
	Os oligossacarídeos são formados por 3 a 10 monossacarídeos.
	
	e.
	Os polissacarídeos mais importantes são o amido (vegetal) e o glicogênio (animal).
0,3 pontos   
PERGUNTA 7
1. As proteínas de origem animal e vegetal se diferenciam pela composição de aminoácidos essenciais. Um indivíduo vegetariano

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.