Buscar

BIOQUIMICA ATIVIDADES 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade
1. Os lipídios são moléculas que têm como característica principal serem apolares e, portanto, não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação a essas moléculas, podemos afirmar que:
I. Os ácidos graxos são as moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos no tecido adiposo.
II. São importantes componentes de todas as membranas celulares.
III. Estão diretamente ligados à síntese de proteínas.
IV. Servem como fonte primária de energia.
 
Assinale a alternativa onde toda as assertivas estão corretas:
a)I, II e IV
b) II e IV
c) I e II
d) III e IV
e) Somente a alternativa II
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E. I. Falsa. Armazenamento no tecido adiposo é na forma de triglicerídeos; II. Verdadeira. As membranas celulares têm composição lipoproteica; III. Falsa. Os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas e, para a síntese proteica, não há participação de lipídios; IV. Falsa. A fonte primária de energia para a célula é a glicose.
2. O que o organismo faz com o excesso de carboidratos ingeridos, quando os estoques de glicogênio se encontram no máximo, e a quantidade de ATP disponível já é suficiente?
Gabarito sugerido
Gabarito sugerido
A quantidade de armazenamento de energia na forma de glicogênio é limitada, já que possui afinidade com a água, sendo solvatada e ocupando bastante espaço. Em um excesso de glicose no sangue, ela será convertida a acetil-CoA, mas como os estoques de ATP estão altos, o organismo tende a realizar a síntese de ácidos graxos, lipogênese, e armazená-los no tecido adiposo na forma de triglicerídeos, que são armazenados de forma mais compacta.
3. O transporte de lipídios pelo sangue é dificultado por serem moléculas apolares, que não possuem afinidade com a água. Para ajudar nesse transporte, eles formam lipoproteínas. As proteínas desses agregados, além de ajudar a solubilizar e estabilizar o complexo ainda ajudam no reconhecimento celular. Anormalidades no metabolismo das lipoproteínas podem desencadear o processo de aterosclerose, que afeta as paredes das artérias e pode levar a inúmeras complicações cardiovasculares, que têm sido causa de inúmeras mortes em todo o mundo. Com relação a este assunto, assinale a alternativa correta:
a) ) As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) possuem os triacilglicerois como seus principais constituintes.
b) As VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa) e as partículas remanescentes são ricas em colesterol e pobres em triacilgliceróis.
c) Os quilomícrons são formados principalmente por fosfolipídios e colesterol.
d) As lipoproteínas de alta densidade (HDL) fazem o transporte reverso do colesterol.
e) As LDL (lipoproteínas de baixa densidade) são pobres em colesterol.
Gabarito comentado
Parabéns! Você acertou!
A resposta correta é a alternativa D. O HDL colesterol retira o colesterol depositado nas artérias, devolvendo-o para o fígado. Por isso, chamamos de bom colesterol; é um termo falho, já que não existe bom e mau colesterol, a molécula é a mesma, o que faz diferença é o tipo de transporte, o LDL, chamado de mau colesterol, transporta-o para as artérias, podendo ser oxidado e levando a formação da placa de ateroma. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) possuem colesterol livre e ésteres de colesterol como seus principais constituintes. As VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa) e as partículas remanescentes são ricas em triacilgliceróis.
Os quilomícrons são formados principalmente por triglicerídeos.

Outros materiais