Buscar

FACUDADES PROVAS UNIDADE GEOMETRIA 1 2 3 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GEOMETRIA
ATIVIDADE 1
A necessidade de provar não era uma ideia tão difundida antes da obra de Euclides de Alexandria, Os Elementos, que deu início ao processo do rigor matemático para deduções e demonstrações e também provocou uma aproximação ainda maior entre a matemática e a filosofia. Como exemplo, podemos citar a diferença entre círculo e circunferência. O círculo são todos os pontos internos da circunferência, inclusive a borda, já a circunferência é somente a borda do círculo. Por isso, calculamos a área do círculo, e o comprimento da circunferência (visto que a circunferência não tem área).
Considerando alguns conceitos da geometria de Euclides, dê exemplos (do cálculo da área) de quatro figuras geométricas planas. Defina cada uma delas (com suas palavras) e descreva o cálculo para a obtenção da área.
Respostas; 
Triangulo As figuras triangulares possuem 3 lados e 3 ângulos.A área de um triângulo é igual o lado multiplicado pela altura do triângulo (altura em relação a esse lado), divididos por 2.
Circunferência é o ponto no maio do circulo e o raio e o circulo que fica a uma distancia do ponto no centro . Para calcular o comprimento da circunferência (2πR ou πD) e a área do círculo (πR2πR2), sendo R o raio e D o diâmetro (pois 2R=D2R=D). 
 Retângulo e uma figura plana que tem quatro lados e quatro ângulos iguais . Para calcular a área vai fazer base vezes altura: b.h
 Trapézio : e quando tem dois lados menore e o outro maior mesmo tendo dois pontos concorrentes . Para calcular Área do trapézio é igual à base maior mais base menor, vezes a altura, tudo isso dividido por dois: (B+bm).h2
ATIVIDADE 2
PERGUNTA 1
1. Considerando as posições das retas em relação ao diedro, elas podem ser oblíquas a um dos planos de projeção (ou aos dois ao mesmo tempo), ou podem ser paralelas a um dos planos de projeção (ou aos dois ao mesmo tempo) ou ainda ser perpendicular a um dos planos de projeção. 
Assinale a alternativa correta que indica o que é uma reta vertical.
	
	
	É uma reta oblíqua ao plano vertical e ao plano horizontal.
 
 
	
	
	É uma reta perpendicular ao plano horizontal.
	
	
	É uma reta oblíqua ao plano vertical.
	
	
	É uma reta oblíqua ao plano horizontal.
	
	
	É uma reta perpendicular ao plano vertical.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. O plano possui infinitas retas e infinitos pontos. Possui dimensão espacial igual a 2,
pois possui uma área. Na maioria dos exemplos e exercícios serão representados parte dos planos, para que seja possível analisar as características e as relações do plano com os planos de projeção. 
Quantos tipos de posições dos planos em relação ao diedro existem?
	
	
	6
	
	
	8
	
	
	9
 
 
	
	
	7
	
	
	5
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. As projeções dos pontos do espaço tridimensional nos planos de projeção horizontal e vertical são representados na épura. A partir da representação das projeções na épura é possível identificar a posição do ponto no espaço tridimensional, ou seja, é possível avaliar e concluir em qual diedro está.
Assinale a alternativa que corresponde com a posição do A no espaço.
 
 
Projeção do Ponto A na épura
Fonte: Elaborada pela autora (2019).
 
	
	
	O ponto A está no primeiro diedro.
    
 
	
	
	O ponto A está no plano horizontal anterior.
	
	
	O ponto A está no plano horizontal posterior.
	
	
	O ponto A está no plano vertical superior.
	
	
	O ponto A está no plano vertical inferior.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. As representações na épura fornecem informações sobre o objeto, se é um sólido, um plano, um ponto ou uma reta. Analisando a épura é possível concluir se há elementos paralelos, oblíquos ou perpendiculares a um dos planos de projeção (vertical ou horizontal). 
 
Análise a épura a seguir:
 
  
Projeção de um plano na épura
Fonte: Elaborada pela autora (2019).
 
De acordo com o apresentado, assinale a alternativa que indica qual é o plano representado na épura acima.
	
	
	Plano horizontal.
	
	
	Plano vertical.
 
 
	
	
	Plano frontal.
	
	
	Plano qualquer.
	
	
	Plano de topo.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. O estudo do plano em Geometria Descritiva engloba as classificação dos planos conforme a posição em relação aos planos de projeção e a obtenção da verdadeira grandeza. A verdadeira grandeza não ocorre em todos os tipos de plano, nesses casos é necessário fazer o rebatimento.
 
Qual a característica que um plano deve ter para que seja possível obter uma projeção com verdadeira grandeza em   ou  ? Assinale a alternativa correta.
 
	
	
	O plano precisa ser perpendicular aos dois planos de projeção.
 
 
	
	
	O plano precisa ser oblíquo ao plano horizontal de projeção.
	
	
	O plano precisa ser paralelo aos dois planos de projeção.
	
	
	O plano precisa ser paralelo a um dos planos de projeção.
	
	
	O plano precisa ser oblíquo ao plano vertical de projeção.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. As retas são representadas na épura e dessa forma é possível analisar suas características, como posição relativa e particular em relação ao diedro. Cada comportamento das projeções descreve uma propriedade e está diretamente associado a uma nomenclatura.
 
Assinale a alternativa que corresponde com a classificação correta da reta representada na épura:
 
 
Projeção de um segmento de reta na épura
Fonte: Elaborada pela autora (2019).
	
	
	Reta Frontal.
	
	
	Vertical.
 
 
	
	
	Fronto-horizontal.
	
	
	De topo.
	
	
	De perfil.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Em geometria descritiva é utilizado o método mongeano para representar a posição de objetos no espaço em uma estrutura planificada conhecida como épura. Esse método criado por Gaspar Monge possibilita a reprodução bidimensional de informações tridimensionais. Observe a representação a seguir:
   
Projeções do ponto A
Elaborado pela autora (2019).
Assinale a alternativa que descreve o ponto A representado na épura acima:
	
	
	O ponto A está no plano horizontal posterior.
	
	
	Um ponto A que está no espaço compreendido pelo 3° diedro.
	
	
	O ponto A está no plano de projeção vertical superior.g
	
	
	O ponto A está no plano horizontal anterior.
	
	
	O A está na Linha de Terra.
 
 
 
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Há diversos tipos de problemas de geometria, seja para obter pontos, interpretar as projeções em épura para deduzir como é um objeto no espaço, seja para construir um desenho que seja a solução para um caso de tangência ou concordância, ou ainda todas essas questões juntas.
 A imagem representa a solução de um problema de geometria:
 
Solução para um problema de Geometria
Fonte: Elaborada pela autora (2019).
 
O que essa figura representa? Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta:
	
	
	Concordância entre segmentos de reta e semicircunferências.
 
 
	
	
	Concordância entre três circunferências de raios diferentes.
	
	
	Início da construção de uma espiral.
	
	
	Concordância entre três semicircunferências de raios diferentes.
	
	
	Tangência entre três semicircunferências de raios diferentes.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Cada seção cônica é obtida a partir da interseção de um plano com o cone reto de duas folhas. A posição desses planos de corte em relação ao cone reto, irá definir a forma da seção cônica que será obtida na interseção. Cada seção cônica possui características e propriedades específicas.
A respeito dos planos que formam as seções cônicas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. (4 ) A interseção de um plano paralelo a base do cone reto de duas folhas dá origem a uma circunferência.
II. ( ) A interseção de um plano paralelo ao eixo central do cone reto de duas folhas, cortando as duas bases, forma uma parábola.
III. ( ) A interseção de um plano paralelo ao eixo central do cone reto de duas folhas, cortando as duas bases, forma uma hipérbole.
IV. ( ) A interseção de um plano oblíquo ao eixo central do cone reto de duas folhas, que não intercepta nenhuma base, forma uma elipse. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, V, V, V.
  
 
	
	
	V, F, V, V.
	
	
	V, F, V, F.
V, V, F, F.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Historiadores indicam que provavelmente foi o grego Arquimedes (288 a.C. - 212 a. C.) que criou a palavra parábola. Os registros indicam que o grego Apolônio de Perga (262 a.C. - 190 a.C.) criou a nomenclatura hipérbole e elipse. A circunferência (bem como o setor circular), a parábola, a elipse e a hipérbole são curvas.
(BOYER, Carl B. MERZBACH, Uta C. História da Matemática. Editora Blucher, Edição 3, 2012).
Assinale a alternativa correta que indica qual é a relação entre circunferência, elipse, parábola e hipérbole:
	
	
	São tangentes entre si.
	
	
	São figuras planas que ocorrem nas seções cônicas.
	
	
	A união delas forma uma espiral.
	
	
	Há concordância entre elas.
	
	
	São congruentes.
 
 
1 pontos   
Clique em Enviar para enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
"
ATIVIDADE 3
Gaspard Monge desenvolveu um método que representa informações tridimensionais em uma imagem bidimensional. Porém, é necessário saber ler e interpretar as informações na épura para que seja possível desenvolver projetos e resolver problemas planimétricos descritivos. Um problema planimétrico descritivo recorrente é a obtenção da verdadeira grandeza de segmentos de reta, detalhes de faces de objetos e ângulos.
Considerando o método mongeano e as representações na épura, responda: quais são os tipos de retas e os tipos de planos? Qual é o procedimento utilizado para obter a verdadeira grandeza de retas e faces de objetos que não estão paralelos aos planos de projeção?
Tipos de retas: Reta Qualquer; Reta Horizontal;Reta Frontal;Reta de Topo; Reta Vertical;Reta Fronto-Horizontal; e Reta de Perfil.
 Tipos de planos: plano horizontal, plano frontal, plano de perfil , plano de topo , plano vertical , plano qualquer , Plano Paralelo à Linha de Terra, o processo para obter a verdadeira grandeza é mudança de plano, Para obter a verdadeira grandeza de retas ou segmentos de retas oblíquas aos planos de projeção, é necessário alterar um dos planos de projeção para que fique paralelo à reta ou ao segmento de reta. Dessa forma, a verdadeira grandeza estará projetada nesse novo plano de orientação.
Atividades 4
PERGUNTA 1
1. Considerando um eixo de revolução e várias possibilidades de curvas, é possível criar diversas superfícies a partir da rotação de traços ou figuras geométricas ao redor desse eixo de revolução. Por exemplo, é possível rotacionar uma reta transversal ao eixo, ou uma circunferência externa ao eixo ou uma reta paralela ao eixo. Observe a imagem a seguir, onde os eixos de revolução estão representados em vermelho.
https://fmu.blackboard.com/courses/1/202010.ead-29770589.06/ppg/respondus/ENG_GEDEFO_19_B_4/image0015e35dbf2.jpg 
 Fonte: Elaborado pela autora (2019)
 
A respeito das superfícies de revolução geradas pelas linhas representadas na figura acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. (   ) A revolução apresentada na imagem (A) corresponde ao hiperbolóide.
II. (   ) A imagem (B) resultará em uma superfície cilíndrica.
III. (   ) A imagem (C) resultará no toro.
IV. (   ) A revolução apresentada na imagem (D) corresponde a esfera.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, V, F, V.
 
 
	
	
	V, V, V, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, V, F, F.
	
	
	F, V, V, V.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Várias superfícies curvas de revolução são resultantes da rotação de uma figura curva em relação a um eixo fixo. O cone sólido é obtido pela revolução de um triângulo retângulo e a esfera sólida vem da revolução de um semicírculo. c
	
	
	Cilindro
	
	
	Cone de duas folhas
	
	
	Hiperbolóide de uma folha
	
	
	Esfera
	
	
	Toro 
 
 
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. As superfícies regradas não desenvolvíveis não podem ser planificadas, ou seja, não podem ser representadas em sua totalidade em uma imagem plana, entre outras características descritas nas propriedades destas superfícies. O conóide, o cilindróide e o parabolóide hiperbólico são alguns exemplos de superfícies regradas não desenvolvíveis. Sobre o assunto assinale a alternativa sobre o que é um conóide:
	
	
	É uma superfície gerada por uma reta que se desloca apoiando-se em uma reta e uma curva que não pertencem ao mesmo plano.
	
	
	É a superfície obtida pela revolução de uma hipérbole, que também é uma cônica e possui dois focos e duas assíntotas.
	
	
	É uma superfície gerada por uma reta que se desloca apoiando-se em semicircunferência e em uma semi elipse.
	
	
	É a superfície obtida pela revolução de uma circunferência, que também pode ser obtida por uma seção cônica e possui centro e raio.
 
 
	
	
	É a superfície obtida pela revolução de um cilindro, que é um sólido geométricos com duas bases em formato de circunferência.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Na arquitetura a estrutura helicoidal mais presente são as escadas helicoidais, que aparecem com características distintas. O desenho da escada helicoidal é similar ao desenho de uma hélice, porém é necessário considerar algumas medidas mínimas para garantir o conforto das pessoas que irão utilizar a escada. Assinale a alternativa que corresponde a medida mínima para o comprimento do degrau.
	
	
	12 cm.
	
	
	50 cm.
 
 
	
	
	80 cm.
	
	
	22 cm.
	
	
	60 cm.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. As superfícies curvas de revolução são resultantes da rotação de um figura curva em relação a um eixo fixo. O cone sólido é obtido pela revolução de um triângulo retângulo e a esfera sólida vem da revolução de um semicírculo. Assinale a alternativa de qual a superfície obtida da revolução de uma hipérbole que não é interceptada pelo eixo de rotação.
	
	
	Parabolóide
	
	
	Elipsóide
	
	
	Hipérbole
 
 
 
 
 
 
 
	
	
	Parabolóide hiperbólico
	
	
	Hiperbolóide
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Quando rotacionamos linhas em relação a um eixo fixo, são obtidas superfícies de revolução. O cone sólido é obtido pela revolução de um triângulo retângulo, cujo um dos catetos está coincidindo com o eixo de rotação e a esfera sólida vem da revolução de um semicírculo. Assinale a alternativa de qual a superfície obtida da revolução de uma circunferência com centro no eixo de rotação?
	
	
	Toro.
	
	
	Hiperbolóide de uma folha.
 
 
	
	
	Esfera.
	
	
	Cilindro.
	
	
	Cone de duas folhas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Leia o excerto a seguir: 
“Uma escada helicoidal pode ser definida como uma escada que, em planta, possui contorno circular, ou seja, a caixa ou limite externo que circunscreve o volume ocupado pela mesma possui formato cilíndrico. Assim sendo, os degraus, com função estrutural secundária, são dispostos ao longo de uma seção girante, com um eixo vertical e raio de curvatura constante.”
 
NOAL, Tiago. Escadas helicoidais em concreto armado: comparação entre métodos de dimensionamento . Trabalho de conclusão de curso, departamento de Engenharia Civil, UFRGS. Porto Alegre, 2014, p. 17.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a escadas helicoidais, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O passo deve considerar uma altura mínima para que as pessoas não batam a cabeça no degrau acima.
II. A altura entre os degraus deve ser de 22 cm.
III. O comprimento do degrau deve ser de 50 cm.
IV. O passo deve ter 90 cm.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	II e IV apenas.
 
 
	
	
	I e III apenas.
	
	
	II e III apenas.
	
	
	I e IV apenas.
	
	
	I e II apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Superfícies regradas não desenvolvíveis é o nome dado às superfícies em que não é possível planificar, que não é possível representar toda superfície em um plano e depois reconstruir como um poliedro que pode ser planificado. Há alguns tipos de superfícies regradas não desenvolvíveis. Assinale a alternativa que descreve superfícies regradas não desenvolvíveis.
	
	
	Cilindro e conóide.
	
	
	Parabolóide hiperbólico e cilindro.
	
	
	Cilindróide e prisma.
	
	
	Parabolóide hiperbólico e prisma.
 
 
 
  
 
 
	
	
	Cilindróide e parabolóide hiperbólico.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. No planejamento da construção
de modelos de poliedros, prismas ou pirâmides, uma das formas é utilizar a planificação para construir um modelo em escala menor. Os poliedros, os prismas e as pirâmides possuem estruturas próprias conforme suas características e definições. Diante disso, assinale a alternativa de como é a descrição da planificação de um prisma.
	
	
	Algumas poligonais, uma base poligonal e triângulos na mesma quantia de lados do polígono da base.
	
	
	Duas bases poligonais e retângulos na mesma quantia do número de lados do polígono da base.
	
	
	Duas poligonais, uma circunferência e um setor circular conforme o número de lados do polígono.
	
	
	Duas bases poligonais iguais e triângulos na mesma quantia de lados do polígono da base.
	
	
	Uma base poligonal e triângulos na quantia menor que o número de lados do polígono da base.
 
 
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. No desenho de uma hélice há elementos que a descrevem, como ponto gerador, passo da hélice, eixo da hélice, espira, raio da hélice e sentido da rotação. O raio da hélice corresponde ao raio do cilindro suporte a hélice, como um cilindro imaginário que poderia envolver toda a hélice. Assinale a alternativa que corresponda a o que é a espira.
	
	
	É a distância percorrida por um ciclo completo.
	
	
	É o desenho da helicoide correspondente a um passo.
	
	
	É a projeção vertical da hélice na épura.
	
	
	É a projeção horizontal da hélice na épura.
	
	
	É o desenho do cilindro de suporte.
 
 
1 pontos   
LINDA
	Usuário
	LINDOMAR MARIA DE ALMEIDA TAVARES
	Curso
	GRA1767 GEOMETRIA: DESENHO E FORMA DINTE201 - 202010.ead-29770589.06
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	13/04/20 01:45
	Enviado
	13/04/20 16:36
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	7 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	14 horas, 51 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considerando um eixo de revolução e várias possibilidades de curvas, é possível criar diversas superfícies a partir da rotação de traços ou figuras geométricas ao redor desse eixo de revolução. Por exemplo, é possível rotacionar uma reta transversal ao eixo, ou uma circunferência externa ao eixo ou uma reta paralela ao eixo. Observe a imagem a seguir, onde os eixos de revolução estão representados em vermelho.
 Fonte: Elaborado pela autora (2019)
 
A respeito das superfícies de revolução geradas pelas linhas representadas na figura acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (   ) A revolução apresentada na imagem (A) corresponde ao hiperbolóide.
II. (   ) A imagem (B) resultará em uma superfície cilíndrica.
III. (   ) A imagem (C) resultará no toro.
IV. (   ) A revolução apresentada na imagem (D) corresponde a esfera.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Esta afirmação está correta pois a revolução da reta paralela ao eixo de revolução corresponde a criação de uma superfície cilíndrica de revolução. Pois ao rotacionar a reta paralela ao eixo de rotação é formada uma superfície retangular disposta como a lateral de um cilindro.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Várias superfícies curvas de revolução são resultantes da rotação de uma figura curva em relação a um eixo fixo. O cone sólido é obtido pela revolução de um triângulo retângulo e a esfera sólida vem da revolução de um semicírculo. Assinale a alternativa de qual a superfície obtida da revolução de uma circunferência que não é interceptada pelo eixo de rotação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Esfera
	Resposta Correta:
	 
Toro
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Está incorreta porque não é esfera pois esta será obtida pela revolução de uma circunferência de centro no eixo de rotação. Não é cilindro pois este será resultado da revolução de um segmento de reta paralelo ao eixo de rotação. Não é cone de duas folhas pois este será resultado da revolução de um segmento de reta concorrente ao eixo de rotação. E não é hiperbolóide porque este será obtido pela rotação de uma hipérbole.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	As superfícies regradas não desenvolvíveis não podem ser planificadas, ou seja, não podem ser representadas em sua totalidade em uma imagem plana, entre outras características descritas nas propriedades destas superfícies. O conóide, o cilindróide e o parabolóide hiperbólico são alguns exemplos de superfícies regradas não desenvolvíveis. Sobre o assunto assinale a alternativa sobre o que é um conóide:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É uma superfície gerada por uma reta que se desloca apoiando-se em uma reta e uma curva que não pertencem ao mesmo plano.
	Resposta Correta:
	 
É uma superfície gerada por uma reta que se desloca apoiando-se em uma reta e uma curva que não pertencem ao mesmo plano.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a alternativa pois o conóide é uma superfície gerada por uma reta que se desloca apoiando-se em uma reta e uma curva que não pertencem ao mesmo plano. O conóide é uma superfície regrada não desenvolvível e que não pode ser planificada.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Na arquitetura a estrutura helicoidal mais presente são as escadas helicoidais, que aparecem com características distintas. O desenho da escada helicoidal é similar ao desenho de uma hélice, porém é necessário considerar algumas medidas mínimas para garantir o conforto das pessoas que irão utilizar a escada. Assinale a alternativa que corresponde a medida mínima para o comprimento do degrau.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
22 cm.
	Resposta Correta:
	 
60 cm.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A medida de 22 cm é a medida da altura entre os degraus para que exista o mínimo de conforto do deslocamento. A medida de 80 cm pode ser utilizada mas não corresponde ao valor mínimo.  As medidas 12 cm e nem 50 cm são inferiores ao valor mínimo que garante o mínimo de conforto no deslocamento, pois a medida mínima para o comprimento do degrau é de 60 cm.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	As superfícies curvas de revolução são resultantes da rotação de um figura curva em relação a um eixo fixo. O cone sólido é obtido pela revolução de um triângulo retângulo e a esfera sólida vem da revolução de um semicírculo. Assinale a alternativa de qual a superfície obtida da revolução de uma hipérbole que não é interceptada pelo eixo de rotação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Parabolóide hiperbólico
	Resposta Correta:
	 
Hiperbolóide
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Está incorreta pois não será Elipsóide, porque este será obtido da revolução de uma elipse. Não será Parabolóide, porque este é obtido pela revolução de uma parábola. Não será Parabolóide hiperbólico porque esta não é uma figura obtida por revolução. E também não será uma Hipérbole, pois esta é uma cônica (figura plana).
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando rotacionamos linhas em relação a um eixo fixo, são obtidas superfícies de revolução. O cone sólido é obtido pela revolução de um triângulo retângulo, cujo um dos catetos está coincidindo com o eixo de rotação e a esfera sólida vem da revolução de um semicírculo. Assinale a alternativa de qual a superfície obtida da revolução de uma circunferência com centro no eixo de rotação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Esfera.
	Resposta Correta:
	 
Esfera.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta pois a esfera é obtida pela revolução de uma circunferência com centro no eixo de rotação, ou seja, quando a circunferência é posicionada de forma que o eixo de rotação coincide com o diâmetro, será obtida na revolução a superfície esférica.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Uma escada helicoidal pode ser definida como uma escada que, em planta, possui
contorno circular, ou seja, a caixa ou limite externo que circunscreve o volume ocupado pela mesma possui formato cilíndrico. Assim sendo, os degraus, com função estrutural secundária, são dispostos ao longo de uma seção girante, com um eixo vertical e raio de curvatura constante.”
 
NOAL, Tiago. Escadas helicoidais em concreto armado: comparação entre métodos de dimensionamento . Trabalho de conclusão de curso, departamento de Engenharia Civil, UFRGS. Porto Alegre, 2014, p. 17.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a escadas helicoidais, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O passo deve considerar uma altura mínima para que as pessoas não batam a cabeça no degrau acima.
II. A altura entre os degraus deve ser de 22 cm.
III. O comprimento do degrau deve ser de 50 cm.
IV. O passo deve ter 90 cm.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, tudo porque o passo deve considerar uma altura mínima entre degraus de níveis diferente, para que as pessoas não batam a cabeça no degrau acima. Também é verdade que a altura entre os degraus deve ser de 22 cm, para que as pessoas possam se deslocar com mais conforto.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Superfícies regradas não desenvolvíveis é o nome dado às superfícies em que não é possível planificar, que não é possível representar toda superfície em um plano e depois reconstruir como um poliedro que pode ser planificado. Há alguns tipos de superfícies regradas não desenvolvíveis. Assinale a alternativa que descreve superfícies regradas não desenvolvíveis.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Cilindróide e parabolóide hiperbólico.
	Resposta Correta:
	 
Cilindróide e parabolóide hiperbólico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta pois o cilindróide e o parabolóide hiperbólico são superfícies regradas não desenvolvíveis. Além do cilindróide e do parabolóide hiperbólico, o conóide também é uma superfície regrada não desenvolvível, contudo a única alternativa que só apresenta superfícies regradas não desenvolvíveis é a: cilindróide e parabolóide hiperbólico.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	No planejamento da construção de modelos de poliedros, prismas ou pirâmides, uma das formas é utilizar a planificação para construir um modelo em escala menor. Os poliedros, os prismas e as pirâmides possuem estruturas próprias conforme suas características e definições. Diante disso, assinale a alternativa de como é a descrição da planificação de um prisma.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Duas bases poligonais e retângulos na mesma quantia do número de lados do polígono da base.
	Resposta Correta:
	 
Duas bases poligonais e retângulos na mesma quantia do número de lados do polígono da base.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a afirmação, já que a forma da planificação do prisma corresponde a duas bases poligonais e retângulos na mesma quantia do número de lados do polígono da base. A base do polígono do prisma pode ser qualquer polígono, mas as duas bases sempre terão o mesmo formato.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	No desenho de uma hélice há elementos que a descrevem, como ponto gerador, passo da hélice, eixo da hélice, espira, raio da hélice e sentido da rotação. O raio da hélice corresponde ao raio do cilindro suporte a hélice, como um cilindro imaginário que poderia envolver toda a hélice. Assinale a alternativa que corresponda a o que é a espira.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É o desenho da helicoide correspondente a um passo.
	Resposta Correta:
	 
É o desenho da helicoide correspondente a um passo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É verdade que a espira é o desenho da helicoide correspondente a um passo. Ou seja, a figura denominada espira é a imagem helicoidal, com rotação e translação do ponto gerador em relação ao eixo central dentro do intervalo de um passo (distância entre dois pontos da hélice pertencentes a uma mesma reta paralela ao eixo central).
	
	
	
Segunda-feira,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando