Buscar

Transtornos da linguagem

Prévia do material em texto

Transtornos da linguagem
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Os distúrbios no desenvolvimento da linguagem e da fala são muito comuns, afetando 5 a 10% de todas as crianças. Estima-se que 1% das crianças vêm para a escola com uma deficiência de linguagem marcante.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
A comunicação oral é extremamente complexa e utiliza diferentes áreas do córtex cerebral. O hemisfério esquerdo é responsável pelas habilidades de linguagem em 94% dos adultos destros e 75% dos adultos sinistros.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Acredita-se que as dificuldades de aprendizagem estejam intimamente relacionadas a história prévia de atraso na aquisição da linguagem. As dificuldades de linguagem referem-se a alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Sinais de alerta para desordens da linguagem na criança: 
nenhuma palavra emitida até os 18 meses; 
não colocação de duas palavras juntas aos 2 anos; ausência de desempenho imitativo e simbólico aos 2 anos; 
não formação de sentenças aos 3 anos; 
discurso incompreensível aos 3 anos. 
O atraso na linguagem e/ou fala pode ocorrer três vezes mais em meninos do que em meninas.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Classificação das alterações da linguagem
Atraso A progressão na linguagem processa-se na sequência correta, mas em ritmo mais lento, sendo o desempenho semelhante ao de uma criança de idade inferior.
Dissociação Existe uma diferença significativa entre a evolução da linguagem e das outras áreas do desenvolvimento.
Desvio O padrão de desenvolvimento é alterado: Verifica-se uma aquisição qualitativamente anômala da linguagem. É um achado comum nas perturbações da comunicação do espectro do autismo.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
A etiologia das dificuldades de linguagem e aprendizagem é diversa e pode envolver fatores orgânicos, intelectuais/cognitivos e emocionais (estrutura familiar relacional), ocorrendo, na maioria das vezes, uma inter-relação entre todos esses fatores. Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem também podem ocorrer em concomitância com outras condições desfavoráveis (retardo mental, distúrbio emocional, problemas sensório-motores) ou, ainda, ser acentuadas por influências externas, como, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Etiologia dos distúrbios da linguagem oral e escrita
Causa ambiental: Fatores de risco sociais e emocionais.
Atraso isolado da linguagem Atraso de causa não-demonstrável associado a compreensão e desenvolvimento não-verbal normais.
Déficit cognitivo: Nos primeiros anos, a evolução da linguagem na criança com atraso de desenvolvimento é semelhante à da criança normal, mas num ritmo inferior.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Déficit auditivo: Influencia a aquisição da linguagem após 6-9 meses, quando observam-se perda da qualidade vocal, consoantes que desaparecem ou não chegam a surgir, modificação da sonoridade das vogais. 
Autismo: Pode ocorrer ecolalia, perseveração (persistência inapropriada no mesmo tema) em associação a alterações da comunicação não-verbal, comportamentos estereotipados e perseverantes, interesses restritos e/ou não-usuais e comprometimento da capacidade social.
Alterações específicas: limitações da função linguística que não podem atribuídas a perda auditiva, déficit cognitivo ou alterações da estrutura e função fonadora. É um diagnóstico de exclusão.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Dislexia: dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. 
Disgrafia : alterações no traçado das letras.
Disortografia: alterações ortográficas na escrita das palavras não esperadas para determinada faixa etária e escolaridade. 
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Para o CID 10: 
Os Transtornos do Desenvolvimento da Fala e Linguagem estão incluídos em F80-F89 Transtornos do desenvolvimento psicológico
Esses transtornos classificados têm em comum: a) início situado obrigatoriamente na primeira ou segunda infância; b) comprometimento ou retardo do desenvolvimento de funções estreitamente ligadas à maturação biológica do sistema nervoso central; e c) evolução contínua sem remissões nem recaídas. Na maioria dos casos, as funções atingidas compreendem a linguagem, as habilidades espaço-visuais e a coordenação motora. Habitualmente o retardo ou a deficiência já estava presente mesmo antes de poder ser posta em evidência com certeza, diminuirá progressivamente com a idade; déficits mais leves podem, contudo, persistir na idade adulta.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
F80.0 TRANSTORNO ESPECÍFICO DA ARTICULAÇÃO DA FALA
Dislalia: dificuldade em articular as palavras. consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Lalação
Transtorno (do):
·    desenvolvimento (da):
·    articulação (da fala)
·    fonológico
·    funcional de articulação
 
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
F80.1 TRANSTORNO EXPRESSIVO DE LINGUAGEM
Disfasia ou afasia de desenvolvimento do tipo expressivo
Exclui:
mutismo eletivo 
retardo mental
 transtorno global do desenvolvimento
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
F80.2 TRANSTORNO RECEPTIVO DA LINGUAGEM
Agnosia auditiva congênita
Surdez verbal
Transtorno de desenvolvimento (do tipo):
·    afasia de Wernicke
·    afasia ou disfasia de compreensão (receptiva)
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Ecolalia é a repetição de palavras ou frases inteiras, muito comum em autistas, mas não somente em autistas. Eles repetem o que você fala, logo após ser dito ou até mesmo simultaneamente e há casos em que eles guardam na memória frases completas e repetem tempos depois. 
TRANSTORNOS DA LINGUAGEM